Solo lunar tem oxigénio para sustentar 8 mil milhões de pessoas

A camada superior do solo da Lua tem oxigénio suficiente para sustentar 8 mil milhões de pessoas durante 100 mil anos, no entanto, este não está no estado gasoso. Saiba mais aqui!

Luna
Cada metro cúbico de rególito lunar contém, em média, 1.4 toneladas de minerais, incluindo cerca de 630 quilos de oxigénio.

A par dos avanços na exploração espacial, vimos, recentemente, muito tempo e dinheiro investidos em tecnologias que poderiam permitir uma utilização eficaz dos recursos espaciais. E, na vanguarda destes esforços, tem estado um foco nítido na procura da melhor forma de produzir oxigénio na Lua.

Em outubro a Agência Espacial Australiana e a NASA assinaram um acordo para enviar uma sonda australiana para a Lua, ao abrigo do programa Artemis, com o objetivo de recolher rochas lunares que, em última análise, poderão fornecer oxigénio respirável.

Embora a Lua tenha uma atmosfera, esta é muito fina e composta principalmente de hidrogénio, néon e árgon. Não é o tipo de mistura gasosa que poderia sustentar mamíferos dependentes de oxigénio, como os humanos.

Contudo, existe, na realidade, bastante oxigénio na Lua. Apenas não está numa forma gasosa. Em vez disso, está preso no rególito, a camada de rocha e poeira fina que cobre a superfície da Lua. Se pudéssemos extrair oxigénio do rególito, seria suficiente para suportar a vida humana na Lua?

Qual a quantidade de oxigénio que a Lua poderia fornecer?

No início deste ano, os Serviços de Aplicações Espaciais da Bélgica anunciaram que estavam a ser construídos três reatores experimentais para melhorar o processo de produção de oxigénio através da eletrólise - reação química de oxirredução provocada pela passagem da corrente elétrica. Os cientistas esperam enviar esta tecnologia para a Lua até 2025, como parte da missão da Agência Espacial Europeia (ISRU) de utilização de recursos in situ.

Se ignorarmos o oxigénio amarrado ao material rochoso mais profundo da Lua - e considerarmos apenas o rególito que é facilmente acessível à superfície - podemos chegar a algumas estimativas.

A NASA diz que os humanos precisam de respirar cerca de 800 gramas de oxigénio, por dia, para sobreviver. Assim, 630 kg de oxigénio seriam suficientes para manter uma pessoa viva durante cerca de dois anos (ou pouco mais).

Apesar de haver forma de tentar extrair oxigénio do rególito da Lua, não é certo que esta possa vir a ser eficaz.

Agora vamos assumir que a profundidade média do rególito na Lua é de cerca de dez metros, e que podemos extrair todo o oxigénio a partir dele. Isto significa que os dez metros superiores da superfície da Lua forneceriam oxigénio suficiente para suportar os oito mil milhões de pessoas que residem na Terra durante cerca de 100 mil anos. No entanto, isto também dependeria da eficácia com que conseguíssemos extrair e utilizar o oxigénio.