Verão começa com calor intenso: onda de calor traz temperaturas de até 40 ºC a Portugal
O tempo em Portugal continental está prestes a registar uma mudança radical. Após várias semanas de temperaturas comedidas, aguaceiros fortes e trovoada, poderemos estar perante a primeira onda de calor do verão de 2023. Saiba onde fará mais calor!
A previsão de temperaturas elevadas, superiores a 30 ºC em quase todo o território de Portugal continental, dever-se-á ao estabelecimento de uma crista anticiclónica entre o Golfo da Biscaia e o Arquipélago da Madeira. As altas pressões vão originar uma circulação que trará uma massa de ar proveniente das regiões setentrionais de África, estimulando uma situação meteorológica maioritariamente soalheira, estável, seca e quente.
Nas regiões do interior o calor ainda se prevê mais intenso, entre 35 ºC e 40 ºC no que diz respeito à temperatura máxima diurna, e no Sul, em particular no Baixo Alentejo e Sotavento Algarvio, o termómetro poderia alcançar ou superar o patamar dos 40 ºC, podendo eventualmente atingir 43 ºC nalgumas localidades.
Como se isto não bastasse, a partir de sábado (24) - dia de São João nalgumas regiões do país - prevê-se uma intensificação do calor, não só no período diurno como também no noturno, antecipando-se as chamadas noites tropicais - quando a temperatura mínima é igual ou superior a 20 ºC. As noites tropicais estão previstas a partir de sábado (24), em especial para as regiões do Vale do Tejo para sul, até ao Algarve.
O vento soprará, em geral, fraco a moderado de Noroeste podendo pontualmente soprar de outras direções. O céu pouco nublado ou limpo fará com que o índice de radiação UV atinja valores bastante elevados. Por último, associado a esta circulação procedente de África, poderá ocorrer o transporte de poeiras do Saara.