Vem aí um temporal de chuva, vento forte e trovoada!
O regresso do tempo instável está por horas. Um ‘comboio’ de frentes atlânticas percorrerá Portugal continental de lés a lés esta semana, acompanhado de chuva forte, vento e trovoada. Existe risco de inundações. Confira a previsão!
Esta segunda-feira ainda amanheceu com um panorama estável e soalheiro, de céu limpo em todo o território, mas, a tranquilidade anticiclónica e o fim do tempo muito frio e seco está por horas. A partir de amanhã, terça-feira (19), vamos assistir a uma mudança drástica do estado do tempo em Portugal continental que coincidirá com aquilo que já tínhamos previsto, quer no início deste mês, quer na previsão para a segunda quinzena.
A primeira frente da semana chegará com vento Sul
Ao longo desta semana, o estado do tempo vai registar um volte-face radical muito por culpa da passagem de sucessivas frentes atlânticas e da circulação de vento Sul/Sudoeste. Amanhã iremos notar as primeiras mudanças no tempo. A nebulosidade vai começar a adensar-se de oeste para este, associada a uma perturbação frontal.
A primeira frente atlântica chega já nesta terça-feira ao final da tarde, entrando em Portugal continental pelo distrito de Viana do Castelo. Nas horas seguintes alastrar-se-á para as restantes regiões. Quarta-feira será um dia crítico no que toca ao tempo, dado que para a madrugada e para a manhã do dia 20 são esperados períodos de chuva moderada a forte, acompanhados de trovoada. Conforme a frente for girando para leste e para sul, a chuva passará a regime de aguaceiros.
Muita atenção também com o vento que soprará moderado a forte, com rajadas máximas de 100 km/h nas terras altas! O vento será outro dos protagonistas do tempo para esta semana, soprando moderado a forte, e oscilando, em média, entre os 40 a 80 km/h. O risco de queda de árvores e de destruição de infraestruturas é bem possível.
Entretanto, num espaço de 24 horas, há territórios do Minho e do Douro Litoral, tanto em zonas do litoral como áreas montanhosas que poderão acumular até 80 mm! Por isso mesmo, a ocorrência de cheias e inundações, tanto em meios urbanos como em meios rurais, é bem provável.
Com a chegada desta frente e a subida das temperaturas associadas ao vento Sul, teremos de estar atentos ao perigo de transbordamento dos rios cujos caudais deverá aumentar, bem como o rápido degelo da neve acumulada no topo de sistemas montanhosos. Quanto às temperaturas, prevê-se uma subida notória, esperando-se valores em torno dos 16 ºC de máxima na faixa litoral e entre os 10 ºC e os 14 ºC no interior. Os dias serão mais amenos e as noites continuarão frias.
Acumulados vão superar os 200 mm em pontos do Minho, Douro e Beira Litoral
Na quinta-feira invade-nos uma nova frente, outra vez a varrer o país de norte a sul, que vai provocar chuva pontualmente forte e mais trovoadas, dispersas por pontos da região Centro e Sul. Na sexta-feira, e pelo fim de semana adentro, a instabilidade manter-se-á com a chegada de novas frentes, embora previsivelmente mais débeis. A chuva poderá cessar nalguns momentos, mas em geral, prevê-se a continuidade de um panorama húmido, nublado, com ocorrência de aguaceiros, trovoadas dispersas e possível queda de granizo.
Assim, se as previsões do nosso modelo de confiança se cumprirem, o HRES-IFS do ECMWF, os registos de chuva vão ser impressionantes em alguns pontos das regiões do Minho, Douro Litoral e Beira Litoral, com acumulados que podem vir a superar os 200 ou 300 mm, devido à chegada de novas frentes entre sexta e sábado. Definitivamente, esta será uma semana instável e de tempo muito adverso pela frente.