Vem aí chuva e neve, antes do frio polar dos Reis!

O calor anómalo que nos tem feito companhia nos últimos dias tem as horas contadas. A chuva e a neve estão a caminho e logo depois, a coincidir com o dia de Reis, o inverno despertará graças a uma acentuada descida das temperaturas. O que vai acontecer? Confira a previsão!

frio; chuva; neve, inverno
Após um ambiente praticamente primaveril em Portugal continental, o tempo invernal está prestes a regressar. Até quando se irá prolongar?

2022 arrancou com temperaturas anormalmente elevadas praticamente de norte a sul do país, especialmente no litoral Norte e também em pontos do litoral Centro e do interior Sul, com vários recordes térmicos a serem quebrados. Contudo, este episódio de tempo primaveril tem as horas contadas, e, a coincidir com a data do dia de Reis, o inverno voltará a despertar.

Vem aí um cavado que impulsionará ar polar

Para já, o panorama meteorológico que imperou esta segunda-feira foi bastante estável em praticamente todo o país, embora com alguns chuviscos esporádicos (Norte do país) e o predomínio de céu bastante nublado, acompanhado de neblinas e nevoeiros, junto à costa ocidental e em vales e montanhas. A chuva propriamente dita, só caiu no Minho e no Douro Litoral devido à chegada de uma frente. As temperaturas mantiveram-se esta segunda-feira, ainda bastante acima do normal para a época em grande parte do país, com várias capitais distritais a sul de Coimbra a registar 20 ºC ou mais – Coimbra, Évora, Beja. Todavia, no norte do país, já se ‘acusou’ um pouco mais o frio, com a descida das temperaturas e a intensificação do vento.

Amanhã teremos algumas alterações. Começará a aproximar-se uma massa de ar polar associada a um cavado desde o Atlântico, e com ele, a mencionada frente. O vento ganhará protagonismo, e soprará com intensidade em todo o país, especialmente no Norte. Esta linha de instabilidade varrerá Portugal continental de oeste para leste, com uma cota de neve que baixará até aos 1000 metros no Norte e até aos 1200/1400 metros no Centro do país.

O ar polar vai provocar uma notável descida das temperaturas que se expandirá de oeste para leste. Previstas mínimas negativas e pouco acima dos 0 ºC em várias capitais distritais.

A descida das temperaturas será sentida em todo o país, mas sobretudo nos territórios do interior, com quebras térmicas brutais, tanto das máximas como das mínimas, em capitais de distrito como Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Frio intenso a instalar-se na altura dos Reis

Na quarta-feira o ar polar começará a dar as primeiras ‘pinceladas’ em território continental, originando um tempo invernal em boa parte do país, sobretudo a norte do Tejo, mas com algumas partes do Alto Alentejo também em evidência. A descida das temperaturas será acentuadíssima no interior do país, em regiões como Trás-os-Montes, Beira Alta, Beira Interior, Beira Baixa e Alto Alentejo, onde as máximas não irão além dos 11 ºC e as mínimas ficarão abaixo dos 4 ºC. O vento girará para o quadrante Norte e Noroeste, embora com pouca força.

Os remanescentes da superfície frontal atlântica ainda irão cair neste dia, com maior probabilidade no litoral ocidental a norte do Cabo Carvoeiro e nalguns pontos do interior beirão. De forma fraca e dispersa a precipitação deverá estender-se a outras regiões no resto do dia. Os aguaceiros serão temporariamente de neve no extremo norte na cota dos 900/1100 metros, e acima dos 1200/1400 metros de altitude nas restantes regiões.

O dia de Reis será de puro inverno no que toca às temperaturas. A chuva já praticamente se terá dissipado do nosso país, embora possam cair alguns chuviscos na madrugada de quinta-feira no interior do Alto Alentejo (Portalegre). Mesmo assim, alguns locais da fachada atlântica registarão uma suave subida das temperaturas. Ao invés, os territórios do interior sofrerão uma queda acentuada nos termómetros, prevendo-se valores negativos em Bragança (-2 ºC), 0 ºC na Guarda, 1 ºC em Vila Real e 2 ºC em Viseu. As temperaturas mínimas não vão ultrapassar os 9 ºC em todo o país no próximo dia 6 (Dia dos Reis Magos)!

O anticiclone regressa no final da semana

De acordo com o nosso modelo de referência, o HRES-IFS do ECMWF, a reta final da semana será caracterizada pela aproximação do anticiclone, contudo o fluxo do norte fará com que as temperaturas continuem baixas, sobretudo no interior do país. A estabilidade e o ambiente soalheiro começarão lentamente a impor-se conforme o fim de semana se aproximar.

Açores registarão alguma instabilidade ao longo da semana, com aguaceiros e vento forte de direções variáveis. A Madeira teve um dia quente hoje, mas as temperaturas vão baixar ligeiramente mantendo-se a máxima em torno dos 19 ºC. A partir de quinta-feira, Dia de Reis, incrementará a intensidade do vento, bem como a precipitação.