Vai ficar mais frio em Portugal nos próximos dias. Ar polar provocará mínimas inferiores a 10 ºC nestas 12 regiões

Primeiro a estabilidade, depois uma frente que produzirá chuva em várias regiões e, por fim, uns dias marcados pela descida significativa das temperaturas. Saiba quando e em que distritos de Portugal o ar polar marítimo terá mais impacto.

Esta terça-feira (22) o estado do tempo em Portugal continental revela-se estável, soalheiro e relativamente ameno, já sem precipitação e convergindo com o que avançámos nas últimas previsões lançadas aqui na Meteored. O vento vai soprando maioritariamente do quadrante Norte, mas por vezes de Es-Nordeste.

Para quarta-feira (23) prevê-se um panorama meteorológico predominantemente marcado pela estabilidade e céu pouco nublado ou limpo graças à progressão das altas pressões (anticiclone). O vento soprará fraco a moderado do quadrante Leste e ainda haverá uma ligeira subida das temperaturas máximas, em particular no Litoral Oeste (parte dos distritos de Leiria e Lisboa).

Não obstante, devido ao já referido fluxo de Leste que gerará instabilidade na parte mais oriental do país vizinho (Espanha), alguns aguaceiros fracos e bastante dispersos poderão manifestar-se à superfície em Portugal continental.

De acordo com os mapas de referência da Meteored, a probabilidade de ocorrência de precipitação é reduzida (inferior a 10%), cingindo-se quase exclusivamente a alguns locais da Beira Alta (distrito da Guarda) nas primeiras horas da tarde de amanhã, quarta-feira, 23 de outubro.

rio atmosférico
Um pequeno rio atmosférico reforçará a precipitação gerada pela frente que atravessará a geografia do Continente de noroeste para sudeste esta quinta-feira, dia 24.

Quinta-feira chuvosa em várias regiões

Para quinta-feira (24) prevê-se o regresso da chuva a várias regiões portuguesas devido a uma frente - associada a uma depressão situada nas proximidades das Ilhas Britânicas - que atravessará o nosso país de noroeste para sudeste. A chuva começará tímida por volta das 07:00 da manhã no litoral Norte, esperando-se que intensifique e se espalhe para outras regiões nas horas seguintes.

O ar de origem tropical rico em vapor de água (pequeno rio atmosférico) reforçará a precipitação gerada pela frente, fazendo com que a precipitação seja pontualmente moderada, em particular no noroeste do país e sobretudo no Alto Minho (Viana do Castelo), onde se espera a maior acumulação num espaço de 24 horas (cerca de 30 mm de acordo com a última atualização).

chuva acumulada
Uma frente regará o nosso país de noroeste para sudeste na próxima quinta-feira, dia 24. Porém, a acumulação será significativa apenas no Norte e Centro, com destaque para alguns locais do Alto Minho, como Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (30 mm em 24 horas).

Grande parte do país será regado esta quinta-feira (24), especialmente a norte do Mondego e a partir da tarde, sendo que os períodos de chuva ou aguaceiros serão menos prováveis quanto mais para sul e para este, isto é, as regiões do interior (Alentejo) e do Sul (Algarve), situadas a sul do rio Tejo, receberão uma quantidade muito escassa, ou até mesmo nula - dependendo da região, comparativamente às regiões localizadas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

A distribuição da precipitação será bastante desigual e condicionada por fatores como a latitude e a orografia. Ficará mais frio no litoral Norte e Centro, mas o vento, de um modo geral, soprará do quadrante Sul.

Arrefecimento significativo do tempo a partir de sexta, 25 de outubro

A partir de sexta-feira (25) a variabilidade do estado do tempo desta semana somará mais um capítulo em Portugal continental. Após as chuvas de quinta-feira, dia 24, e do domínio do vento do quadrante Sul associado a uma frente e a um pequeno rio atmosférico, o tempo voltará a mudar na próxima sexta (25).

O anticiclone imporá a sua influência novamente, afastando grande parte da precipitação e trazendo céu muito nublado, que se tornará gradualmente pouco nublado ou limpo no interior Norte e Centro e na Região Sul a partir do meio da manhã.

anomalia térmica negativa
O período diurno de sexta-feira, 25 de outubro, já será substancialmente mais frio em relação aos dias anteriores devido à influência do ar polar marítimo.

Porém, persistirão alguns aguaceiros pós-frontais, mais frequentes no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e até ao final da manhã, sendo até ao início da manhã na Região Sul. Com isto, o vento passará a soprar doutro quadrante, desta vez de Nor-Noroeste. A isto estará associada uma massa de ar polar marítima que provocará uma descida significativa das temperaturas em praticamente toda a geografia do Continente.

As máximas na sexta-feira (26) no nosso país fixar-se-ão entre 13 ºC (Bragança) e 21 ºC (Faro), ao passo que as mínimas baixarão para 11 ou 12 ºC em grande parte do país, sendo apenas mais quentes no Algarve e em Lisboa e mais frias no interior Norte e Centro (Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e Castelo Branco) e Alto Alentejo (Portalegre).

Sábado, dia 26, com temperaturas mínimas ainda mais frias

Fruto da consolidação das altas pressões, o tempo este sábado (26) - que estará mais estável e seco, - ficará também, por isso, mais fresco. Mas, as principais razões para esta frescura ou frio prendem-se sobretudo com o vento de Nor-Noroeste e com a plena instalação da massa de ar polar marítima no território.

A madrugada e manhã de sábado, 26 de outubro perspetiva-se como o período mais frio desta semana de 21 a 27 de outubro, não se excluindo a formação de geada ou gelo nalguns locais da Serra da Estrela.
descida das temperaturas
Prevê-se que o período mais frio desta semana em Portugal continental seja a madrugada e manhã do próximo sábado, 26 de outubro.

Ainda para sábado, dia 26, estão previstos períodos de céu muito nublado, bem como alguns aguaceiros, em especial no litoral Norte e Centro e até ao início da tarde.

Como já foi referido, espera-se que as temperaturas mínimas fiquem ainda mais frias. Esta descida substanciar-se-á em valores abaixo de 10 ºC nas cidades-capitais destes 12 distritos de Portugal continental: Porto, Leiria e Beja (9 ºC), Coimbra (8 ºC) Braga, Portalegre e Évora (7 ºC), Vila Real e Viseu (5 ºC), Castelo Branco (4 ºC), Bragança (3 ºC) e Guarda (2 ºC).

Para mais informações do tempo em Portugal, continue a acompanhar todas as nossas previsões, atualizadas diariamente.