Vai chover este fim de semana: “frente muito ativa chegará a estas zonas de Portugal no sábado”, segundo Alfredo Graça
Estamos à beira do feriado da Imaculada Conceição, e tudo indica que este ano coincidirá com uma drástica mudança no tempo. Prevê-se vento e frio, bem como chuva nalgumas regiões. Saiba mais na previsão!
Ao longo dos próximos dias o estado do tempo em Portugal continental vai manter-se bastante variável, alternando momentos com predomínio da estabilidade com outros em que o tempo instável prevalecerá nalgumas regiões. Além disto, é esperada uma montanha-russa das temperaturas, com variações térmicas significativas provocadas pelas massas de ar de origens distintas que afetarão a nossa geografia.
Com o feriado da Imaculada Conceição já “ao virar da esquina”, muita gente está de olhos postos no céu com o intuito de usar esse e mais dias para viajar, tanto para as zonas do litoral, como para as áreas de montanha, aproveitando ao máximo o fim de semana. E é claro que, como temos vindo a avisar a partir da Meteored Portugal, o próximo fim de semana (7 e 8 de dezembro) coincidirá com uma mudança drástica do tempo.
Quarta, quinta e sexta com nevoeiros localizados, temperaturas diurnas amenas e alguns aguaceiros
Entre a tarde de quarta-feira (4) e toda a jornada de sexta-feira (6) as altas pressões vão dominar o panorama meteorológico no nosso país. Porém, no fim de semana o anticiclone em crista vai subir sobre o Atlântico, estabelecendo um magnífico bloqueio em ómega.
Entre este grande anticiclone orientado de sul para norte e uma depressão situada sobre a Europa Central, uma massa de ar ártico será impulsionada para a Europa, afetando também Portugal continental (ou pelo menos parte dele) - resta perceber qual será a extensão e intensidade no nosso território, algo que ficará mais percetível nas próximas saídas do modelo de referência da Meteored.
Esta quarta-feira (4) espera-se céu muito nublado, principalmente nas Regiões Norte e Centro. Não se descarta a possibilidade de períodos de chuva fraca ou aguaceiros no litoral Centro, litoral Oeste e Barlavento Algarvio até ao início da tarde (Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Leiria, Setúbal e Faro). O vento soprará fraco, pontualmente moderado de Nor-Noroeste.
Prevê-se ainda a formação de nevoeiro matinal nalguns locais do Norte, Centro e Alentejo, nomeadamente nos distritos do Porto, Vila Real, Viseu e Portalegre. Adicionalmente, é expectável uma ligeira subida das temperaturas máximas.
Para quinta-feira (5) prevê-se uma situação muito calma em Portugal continental, embora com muita nebulosidade no Minho e Douro Litoral, esperando-se que a mesma se alastre gradualmente ao litoral a norte do Cabo Mondego a partir da tarde.
Existe possibilidade de precipitação fraca ou chuviscos nas zonas litorâneas dos distritos a norte do Cabo Mondego (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra). Além disto, são esperados alguns aguaceiros tanto nos Açores (Grupo Central), como na Madeira (Costa Norte e Regiões Montanhosas).
Se for viajar, tenha muita cautela ao conduzir o seu veículo, pois a visibilidade ficará consideravelmente reduzida onde o nevoeiro estiver mais denso.
Para sexta-feira (6) não há previsão de grandes novidades, exceto pela temperatura mínima que deverá subir ligeiramente. É esperado nevoeiro à semelhança dos dois dias anteriores. O vento continuará a soprar fraco a moderado do quadrante Norte e, tal como na quinta (5), é expectável a possibilidade de precipitação fraca nas zonas do litoral a norte do Cabo Mondego.
Mudança drástica no fim de semana, com temperaturas baixas, frio mais típico de inverno e mais chuva
No sábado, 7 de dezembro, terão início as mudanças que fomos antecipando ao longo dos últimos dias. O vento vai rodar para noroeste, especialmente na Região Norte, soprando fraco a moderado de um modo geral e moderado a forte nas terras altas. Na faixa costeira ocidental intensificará a meio da tarde.
O impacto da chegada da massa de ar frio começará a fazer-se sentir, traduzindo-se numa descida das temperaturas nas Regiões Norte e Centro no período da tarde.
Uma frente muito ativa - associada a uma depressão cujo centro circulará pelo Canal da Mancha entre as Ilhas Britânicas e França - produzirá chuva no Norte e no Centro, sobretudo a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e com especial incidência nas regiões a oeste da Barreira de Condensação.
A chuva será fraca a localmente moderada na madrugada e manhã de sábado (7) nestas zonas, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do meio-dia. Adicionalmente, prevê-se ainda nevoeiro durante quase toda a manhã numa grande extensão da nossa geografia, podendo persistir no interior Norte e Centro até ao início da tarde.
No domingo 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição e feriado, aí sim, o vento começará a soprar de nor-noroeste de uma forma mais generalizada (e não apenas no Norte de Portugal) e, a referida massa de ar ártico provocará uma descida acentuada das temperaturas em todo o território, sobretudo das máximas.
Mas as mínimas também vão descer e, nalgumas capitais de distrito do interior Norte e Centro, tais como Bragança, Viseu e Guarda, os termómetros registarão valores entre 0 e 2 ºC. Por fim, no próximo domingo (8), é esperado um dia de céu pouco nublado ou limpo de norte a sul de Portugal continental.