Um Domingo de Páscoa livre de tempestade? Até parece mentira!
Pela fama que o primeiro de abril tem de se apregoar pequenas mentiras por esse mundo fora, até nem parece verdade que o tempo estará menos fustigante nesse dia. Espreite as previsões para a Páscoa e dias seguintes.
Se hoje e amanhã a chuva não dá tréguas, no sábado o ritmo de precipitação começa a abrandar. Na véspera da Páscoa é muito provável que chova ainda que em quantidades reduzidas ao longo do dia. A precipitação deverá ocorrer numa tendência de Norte para Sul, entre os distritos de Viana do Castelo e Leiria, estendo-se para Este entre Bragança e Portalegre.
Mesmo em Portalegre, a probabilidade de chover é reduzida e a acontecer será só ao início da noite do dia 31, por volta da 1h. Além desta manifestação atmosférica de redução de precipitação, este dia reserva-nos um aumento das máximas e das mínimas em Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. As temperaturas típicas da estação do ano que começou há já mais de uma semana fazem notar-se finalmente.
Convém realçar que se no Arquipélago da Madeira vai estar céu limpo alternado com períodos nublados, a capital açoriana – Ponta Delgada, será previsivelmente bombardeada com trovoada e aguaceiros por volta do meio dia.
Nos distritos do Norte, mínima prevista de -1ºC para a Guarda e máximas que variam entre os 8ºC e os 14ºC na Guarda e em Viana do Castelo e Aveiro respetivamente. Caminhando para o Centro verifica-se um progressivo aumento de temperaturas, quer da mínima – 3ºC nos distritos de Castelo Branco e Portalegre mas de 10ºC no distrito de Lisboa; quer da máxima, não tão notória – 15ºC em Coimbra e 16ºC em Santarém e Lisboa. No Sul Português, as temperaturas mínimas previstas são de 5ºC em Évora e de 10ºC em Setúbal, com as máximas a rondar os 17ºC em Beja.
E a Páscoa?
Para Domingo, o modelo Europeu de previsão (ECMWF) apontava inicialmente para um dia chuvoso com possibilidade de se desenvolverem tempestades. Agora, os mapas mostram uma história diferente. No primeiro dia de abril o céu estará bastante nublado, com possibilidade de avistarmos por vezes o espraiamento dos raios solares por esse Portugal fora. As nuvens deslocam-se para Este, ao ritmo e cadência de uma circulação zonal da massas de ar na atmosfera, que felizmente livra os Portugueses de uma descarga de água brutal nessas 24h Pascoais.
Como a vida não é um mar de rosas, a Natureza reserva-nos um temporal pouco amigável no dia 2. Se as previsões meteorológicas entretanto não se alterarem, a próxima segunda-feira, no pós-Páscoa, será bem mais desagradável. Em termos atmosféricos, presenciaremos um pouco de tudo nos vários territórios. Uns com mais chuva e mais vento, outros com redução drástica de temperaturas e ainda, as cidades do litoral que reguladas termicamente pelo ar marítimo terão temperaturas mais amenas. Já sabe, se quiser livrar-se de possíveis intempéries, nunca deixe de consultar as previsões.