Últimos dias de maio em Portugal: tempo quente impõe-se e temperaturas disparam para 35 ºC. Saiba onde fará mais calor
Este fim de semana será provavelmente o último período de maio com alguma precipitação em zonas de Portugal continental. A partir de segunda-feira (27) o tempo ficará mais quente. Saiba quando e em que regiões do país se prevê mais calor.
Este fim de semana será provavelmente o último período de maio com alguma precipitação nalgumas zonas de Portugal continental. Entre o fim da tarde de sábado (25) e até ao final da manhã de domingo, 26 de maio, preveem-se entre 1 e 5 mm de chuva acumulada no Minho (distritos de Viana do Castelo e Braga), sendo que noutras zonas do litoral a norte do Cabo da Roca - nomeadamente no distrito do Porto - também poderá chuviscar no referido período.
Apesar da ascensão em latitude do ar quente, como o país é pouco largo, o efeito de continentalidade não é tão acentuado nas regiões do interior da nossa geografia como em Espanha, e por isso é que as temperaturas raramente ultrapassam valores superiores aos registados no país vizinho. Mesmo assim, zonas do Vale do Guadiana e do Sotavento Algarvio ainda irão escalar aos 32/33 ºC neste último fim de semana de maio.
Tem saudades do calor de verão? Prepare-se… o tempo vai aquecer!
Na segunda-feira (27) prevê-se uma descida das temperaturas mínimas. O céu irá apresentar-se pouco nublado ou limpo e o vento soprará fraco a moderado do quadrante norte, com rajadas fortes na faixa costeira ocidental e nas terras altas (65 km/h). Porém, é a partir de terça-feira (28) que as temperaturas irão subir de maneira acentuada. Lisboa poderá ultrapassar o patamar dos 30 ºC entre terça (28) e quarta-feira (29)!
O anticiclone em crista vai continuar a aproximar-se da nossa latitude e a consolidar a sua influência nas imediações de Portugal continental. Apesar de alguma mobilidade deste centro barométrico de altas pressões - bastante alongado - o mesmo proporcionará um estado do tempo estável, maioritariamente soalheiro, seco e muito quente.
Analisando as projeções do ECMWF no mapa de temperatura a 500 hPa é possível perceber porque estará tanto calor entre terça (28) e quarta-feira (29), inclusive em zonas do litoral como Leiria, Lisboa e Setúbal. O ar quente subtropical marítimo, assinalado a laranja no mapa, reforçará o calor que já estará em crescendo desde os dias anteriores.
Este facto, aliado a períodos de luz solar cada vez mais longos, às próprias altas pressões e a uma menor intensidade do vento faz com que o calor se intensifique em várias zonas do país.
Estas serão as regiões do país onde se prevê mais calor na próxima semana
De acordo com o modelo de referência da Meteored, a maioria das regiões a sul do Mondego (Castelo Branco, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro) irão registar entre 28 e 32 ºC, com algumas destas regiões a chegarem ocasionalmente aos 34 ºC nos últimos quatro dias de maio. Nalguns locais as máximas poderão mesmo alcançar os 36 ºC ou até mesmo ultrapassar este valor (Mértola e Alcoutim).
Globalmente espera-se uma semana com anomalias térmicas positivas entre 1 e 3 ºC, isto é, com temperaturas até 3 ºC superiores à média, nalguns casos bem mais do que isso (6 ºC acima do normal ou mais)!
É esperada precipitação no Continente na semana que vem?
Em termos de precipitação média semanal, os mapas do ECMWF estimam uma semana bem mais seca do que o habitual. Dificilmente choverá com abundância, no entanto, graças ao calor acumulado na superfície terrestre a hipótese de ocorrência de precipitação convectiva não deve ser totalmente descartada, algo que por outro lado é normal nesta época do ano.
Também é perfeitamente normal que à escala local os modelos não detetem essas alterações a tantos dias de distância, exceto quando nos referimos a prazos de 24-48 horas. Haverá que continuar a monitorizar a situação meteorológica nos próximos dias para estar atento a alguma eventual alteração.