Últimas previsões: o tempo na Semana da Páscoa, dia a dia, em Portugal
A Semana da Páscoa terá dias de guarda-chuva e inclusive de neve, mas também outros com abertas e temperaturas de 25 ºC. Para quem vai de férias, será importante saber o tempo entre 8 e 17 de abril. Confira aqui, dia a dia, a previsão para Portugal!
A superfície frontal derivada da Depressão Diego já está a afetar Portugal continental. Ao longo das próximas horas prevê-se períodos de chuva nas Regiões Norte e Centro, sendo por vezes forte e persistente a norte do Mondego, sobretudo no Minho e Douro Litoral, potenciada pelo regime ventoso de Sudoeste. A Sul, apenas alguns aguaceiros e céu muito nublado, por vezes a alternar com abertas. Haverá subida das temperaturas mínimas.
Sábado, dia 9, marcado por outra subida ligeira das temperaturas e aguaceiros fracos e dispersos até meio da tarde em boa parte de Portugal continental. Para o Domingo de Ramos prevê-se tempo mais quente do que o normal, com rasgos primaveris suportados por períodos nublados e soalheiros e temperaturas diurnas iguais ou superiores a 20 ºC em vários pontos da geografia continental. Contudo, nesse mesmo dia poderá chuviscar no Noroeste Minhoto e quiçá, no distrito do Porto, embora, de momento, a probabilidade seja reduzida.
Semana Santa: da ameaça da chuva generalizada ao Sol e calor primaveril
A Semana Santa de 2022 registará um tempo muito variável, como é habitual. Estamos numa altura do ano na qual é difícil que o panorama meteorológico permaneça muitos dias sem novidades. Em princípio, a Semana da Páscoa arrancará com uma frente fria associada à Depressão Evelyn que deixará chuva, e depois aguaceiros. Mais adiante, é provável que uma crista anticiclónica se reforce nas proximidades da Península Ibérica, o que nos permitiria ir à praia, algo que à data de hoje quase nos parece utópico, tal é o contraste! O que poderá, então, acontecer?
Segunda-Feira Santa
A frente fria derivada da Depressão Evelyn percorrerá o nosso país de oeste para leste, descarregando chuva generalizada e de carácter moderado na sua travessia. No dia 11, próxima segunda-feira, prevê-se que a precipitação seja relativamente abundante e bem distribuída de norte a sul de Portugal continental, embora com menos intensidade quanto mais para Sul. É possível que no interior do país vá acompanhada de trovoada. Com a passagem da frente, as temperaturas deverão baixar consideravelmente. Nos pontos montanhosos, graças à combinação do frio e da precipitação em altitude, poderá nevar!
Terça-Feira Santa
Após a dita frente, haverá abertas, mas por pouco tempo, já que logo a seguir uma outra frente, mais débil e menos ativa chegará ao nosso país, deixando aguaceiros e muita humidade e nebulosidade. Assim, também o dia 12 será marcado pela instabilidade com períodos de chuva e aguaceiros em quase todo o território. A precipitação terá um carácter intermitente, não se descartando ocorrência de trovoada em pontos do interior. As temperaturas estarão amenas, com máxima de 16 ºC no Porto e de 18 ºC em Lisboa e em Faro.
Quarta-Feira Santa
Tudo indica que na quarta-feira, dia 13, a estabilidade comece lentamente a impor-se, com a possibilidade ainda assim, de alguns chuviscos irregulares no país. Mesmo assim, os períodos de sol, ou de céu pouco nublado, deverão prevalecer. Além disso, espera-se um aumento generalizado das temperaturas, com valores diurnos entre os 17 ºC e os 21 ºC no Norte, entre os 15 ºC e os 22 ºC no Centro e entre os 20 ºC e os 22 ºC no Sul.
Quinta-Feira Santa
De momento, não se prevê queda de precipitação para este dia. No entanto, caso ocorra, seria de carácter suave no litoral Norte. Mesmo assim, o cenário meteorológico mais provável de norte a sul da nossa geografia é de céu nublado ou parcialmente nublado, com boas abertas. Para este dia espera-se uma nova subida das temperaturas máximas no país, com valores situados entre os 18 ºC os 26 ºC.
Seixa-Feira Santa, Sábado Santo e Domingo de Páscoa
Da Sexta-Feira Santa (15) em diante, até ao Domingo de Ressurreição (Páscoa) (17), o cenário mais provável aponta para uma situação meteorológica claramente anticiclónica, pelo que, caso nada se altere, podemos esperar um estado do tempo soalheiro, com temperaturas agradáveis e até mesmo bastante elevadas para a época do ano, fazendo lembrar o verão nas horas centrais do dia.
Em várias cidades do país, tais como Porto, Coimbra, Lisboa, Viseu, Santarém ou Évora o termómetro poderia registar 27 ºC, não se descartando que chegue aos 30 ºC algures durante estes três dias!