Última semana de 2022 em Portugal: mais chuva, vento e risco de inundações
O que esperar do tempo em Portugal na semana em que nos despedimos de 2022? Tudo indica que vem aí mais chuva, vento forte e possibilidade de ocorrência de inundações. Guarda-chuva 'en garde' para o Ano Novo? Consulte a previsão!
Após um Natal bastante chuvoso e uma segunda-feira (26) amena, de céu nublado, com algumas abertas e aguaceiros fracos, irregulares e dispersos pela geografia de Portugal continental, todos os cidadãos estão agora desejosos em conhecer a previsão do tempo para a última semana do ano de 2022, e sobretudo para a noite do dia 31 de dezembro e para o dia de Ano Novo (1 de janeiro), que dará as boas-vindas a 2023.
Terça-feira (27) será um dia marcado por ‘tranquilidade’ anticiclónica no nosso país, com ambiente térmico diurno ameno na generalidade do território continental, períodos nublados, bons períodos de sol e algum frio no interior Norte e Centro do país. Nestas regiões estão previstas temperaturas mínimas baixas, destacando-se as cidades de Bragança e da Guarda, com 5 ºC.
A possibilidade de precipitação é muito reduzida e caso aconteça será consideravelmente escassa e muito dispersa. Contudo, o nevoeiro poderá ser localmente persistente na fachada atlântica e nos vales e montanhas do interior Norte e Centro.
O que se prevê a partir de quarta-feira, dia 28, em Portugal continental?
A novidade meteorológica a partir de quarta-feira (28) prende-se com a chegada de uma nova frente atlântica a Portugal continental que descarregará chuva localmente forte e persistente, sobretudo no Minho, Área Metropolitana do Porto e Aveiro. Chegará mais fraca e irregular às restantes áreas da Região Norte e Centro, sendo, nalguns pontos praticamente residual. Prevê-se, de novo, temperatura mínima relativamente baixa, mas uma máxima com valores ainda elevados para a estação do ano em vários pontos de Portugal continental. Poderá formar-se nevoeiro em certas áreas do interior.
Na quinta-feira (29), poderá ocorrer um reforço das linhas de instabilidade desta mesma frente, que assim deixará mais chuva durante praticamente todo o dia nas Regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alto Alentejo (Portalegre). Esta será também a jornada, de acordo com o nosso modelo de maior confiança – o ECMWF – que se prevê uma maior acumulação pluviométrica, e, consequentemente se adivinha um maior risco meteorológico e hidrológico. A circulação de vento do quadrante Sul, ou de Sudoeste, soprará moderada a forte, à qual estará diretamente conectada a chegada da chuva ao nosso país.
Assim, haverá risco de cheias e inundações repentinas, não só em áreas com solos imensamente saturados pelas fortes chuvadas das últimas semanas, como também em áreas historicamente vulneráveis e onde a impermeabilidade é elevada. A sul do Tejo, só choverá nalgumas áreas do Alentejo (principalmente nas de montanha – Portalegre e Serra de São Mamede), esperando-se céu com períodos de alguma nebulosidade ou até mesmo limpo no Baixo Alentejo, Litoral Alentejano e Algarve.
Para sexta-feira (30) espera-se um ligeiro abrandamento da precipitação em grande parte de Portugal continental. Exceção feita aos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Porto onde ainda choverá com alguma abundância e intensidade na próxima sexta (30). A temperatura terá tendência a subir a partir de sexta-feira.
O tempo na Véspera de Ano Novo e no Ano Novo
Para sábado (31), últimas horas de 2022, mas ainda com elevada incerteza na previsão meteorológica, é esperado um tempo húmido, ameno e muito chuvoso, sobretudo no Noroeste de Portugal continental e também nas regiões do Alto Tâmega, Douro, Aveiro e Coimbra, onde a precipitação poderá ser localmente forte e persistente. Aguaceiros pontualmente fracos e dispersos no resto do país.
Para domingo (1), primeiro dia de 2023, tudo indica que uma nova frente atlântica, muito ativa, chegará a Portugal continental, regando o nosso país de norte a sul “com fartura”. As boas-vindas ao Ano Novo na nossa geografia serão dadas com temperatura anormalmente elevada para a época do ano, com valores superiores a 15 ºC e até perto dos 20 ºC em grande parte do país, exceto no interior Norte e Centro onde as máximas nalguns locais estarão abaixo de 10 ºC ou de 15 ºC.
E nos Açores e Madeira?
Nos Açores o tempo estará relativamente ameno, com aguaceiros fracos, períodos nublados e abertos durante praticamente toda a semana, exceto na sexta-feira (30) quando poderá chover de maneira abundante e intensa, sobretudo nos Grupos Central e Oriental. Ao longo da semana prevê-se temperatura mínima entre 12 ºC e 15 ºC em Ponta Delgada e temperatura máxima entre 14 ºC e 18 ºC.
Na Madeira espera-se céu muito nublado ou chuva fraca no fim de semana de Ano Novo, dias 31 de dezembro e 1 de janeiro. Nos dias anteriores espera-se céu pouco nublado ou limpo. A temperatura máxima, ao longo da semana, oscilará entre 19 ºC e 21 ºC no Funchal e a temperatura mínima entre 15 ºC e 18 ºC. Para mais informações sobre o estado do tempo em Portugal continental, Açores e Madeira, mantenha-se diariamente atualizado aqui connosco.