Tempo volta a mudar: muito calor no início de setembro!
Nesta primeira semana de setembro, prevêem-se mudanças no estado do tempo. O fim de semana foi fresco e ventoso, mas os primeiros dias do novo mês trarão sol e nova subida das temperaturas. Saiba aqui onde fará mais calor em Portugal!
Após um fim de semana soalheiro, embora caracterizado pela descida acentuada das temperaturas no qual sentimos um ambiente mais fresco e ventoso, sobretudo nas regiões Norte e Centro, o calor pouco a pouco voltará à nossa latitude. Como vai estar o tempo em Portugal continental esta semana? As temperaturas vão ‘subir em flecha’!
Apesar de estarmos a caminhar a passos largos para o final do verão astronómico, dado que o outono climatológico arranca oficialmente já amanhã (1 de setembro), esta semana ainda será marcada por um calor abrasador de norte a sul do país, abrangendo também o litoral Norte desta vez. Nenhuma região do país escapará à influência do forte bloqueio provocado pelo anticiclone dos Açores. Esta situação sinótica resultará numa subida acentuada das temperaturas e no regresso do calor estival.
De acordo com o modelo ECMWF, o conjunto de altas pressões atmosféricas (anticiclone dos Açores) posicionado a oeste do continente luso, resultará na estabilidade meteorológica que sentiremos ao longo da semana. Apesar da semana arrancar tímida, prevê-se um cenário generalizado de calor e subida acentuada das temperaturas no início do mês de setembro, que arranca já amanhã. Hoje teremos um ambiente ameno, com alguns períodos de céu nublado um pouco por todo o país, exceto na região do Algarve onde estará sol durante toda a jornada.
Amanhã antecipa-se um cenário semelhante, sem oscilações térmicas significativas, com vento moderado a forte a soprar em geral do quadrante Norte. No interior Norte e em toda a região Sul, a temperatura máxima prevista será igual ou superior a 25 ºC.
Calor acentua-se a partir de quarta-feira
Na quarta-feira o estado do tempo vai registar alterações significativas. A nebulosidade irá tendencialmente desaparecendo da atmofera, dando lugar a um panorama de céu limpo, com forte presença do sol, o que consequentemente trará subida acentuada das temperaturas e um ambiente mais seco e quente ao nosso país.
Mesmo nas regiões onde esteve mais fresco e ventoso nas últimas semanas, como no Minho e Douro Litoral, o calor desta vez marcará presença. O vento de Norte/Noroeste continuará a soprar moderado a forte, com rajada máxima de 40 km/h. Em muitos locais do país a temperatura máxima diária estará acima dos 35 ºC desde meados, até final desta semana, gerando um tempo veranil, bem agradável para quem reservou férias para esta altura.
É na quinta-feira, dia 3 que se prevê o dia mais quente desta primeira semana do mês de setembro. Antecipa-se céu limpo, com alguma nebulosidade matinal que se dissipará durante a manhã. O vento soprará de Este no Algarve e no litoral Norte, e de Norte ou Noroeste nos restantes territórios. Os termómetros vão registar temperatura máxima de 34 ºC no distrito do Porto, 36 ºC no de Lisboa, 37 ºC no de Faro, 36 ºC no de Beja e de 34 ºC no de Bragança.
Na sexta-feira dia 4 o panorama meteorológico não augura grandes mudanças, estimando-se de novo tempo muito quente e soalheiro. Para já, não há perspetiva de formação de precipitação a médio prazo, mas tudo pode mudar de um momento para o outro, conforme as ondulações preconizadas pelo jato polar.