Tempo vai continuar quente e seco, alguns locais superam os 30 ºC!
Calor e ausência de precipitação são os principais protagonistas do tempo esta semana em Portugal continental, onde algumas localidades superarão os 30 ºC em pleno outono. Confira a previsão!
Os primeiros dias do mês de outubro têm sido algo atípicos na medida em que, apesar de já estarmos numa época do ano (outono) - tipicamente com chuvas torrenciais e arrefecimento do tempo, com o frio a imperar - temos assistido precisamente ao contrário.
O tempo tem estado estável, com temperaturas acima da média quando comparadas com os valores de referência, refletindo-se em dias mais quentes que o costume, onde o calor prolifera e se sente uma ‘espécie de prolongamento’ do verão. A agravar a situação, a chuva tem estado constantemente ausente dos céus portugueses, resultado duma sólida estabilidade anticiclónica a oeste de Portugal continental e da circulação de frentes frias ter rumado para latitudes mais setentrionais, a que se soma também um núcleo depressionário de reduzida dimensão no norte de África.
Isto traduz-se nalguma nebulosidade e subida das temperaturas, nalgumas localidades, acima dos 30 ºC! Aliás, no resto da Europa (exceto Portugal e Espanha), assiste-se à descida arrepiante das temperaturas e à descarga de chuva típica do outono. O mapa das precipitações é ‘assustador’ para os países ibéricos, dado que pelo menos nos próximos 5-6 dias não se irá gerar precipitação digna desse nome em solo português.
Modelo Europeu indica chegada da chuva apenas no sábado
O modelo ECMWF estima que a chuva só deverá chegar no próximo sábado. Nas próximas atualizações veremos se esta tendência se confirma. A seca meteorológica tenderá a agravar-se se as precipitações continuarem a não aparecer. Para hoje e amanhã, destaca-se a nebulosidade. Céu com períodos nublados no Norte e no Centro, manhãs com muito nevoeiro e tardes com predomínio do sol. No Sul o céu estará pouco nublado.
As temperaturas mantêm-se algo elevadas para a época, com 34 ºC de máxima no Alentejo (Beja), 27ºC em algumas localidades do litoral Centro como Coimbra e Lisboa, 24 ºC na maioria dos pontos do litoral Norte e a variar entre os 25 ºC no interior Norte (Guarda) e os 33 ºC na Beira Baixa (Castelo Branco). Hoje teremos Vento Norte, aumentando de intensidade ao longo do dia. Já amanhã, soprará mais forte mas de Noroeste.
Quarta e quinta-feira, dias ventosos e de céu limpo
A partir de quarta-feira o panorama meteorológico muda ligeiramente. A dissipação duma débil frente fria que deixará meros chuviscos entre hoje e amanhã, cerca de 2 l/m2, em localidades fronteiriças do Norte de Portugal, a situação atmosférica mais importante nos primeiros três dias da semana é o vento intenso deixado por este frágil sistema frontal. Vento moderado a forte de Noroeste, rodando depois para sudoeste com rajadas de 50 a 60 km/h. No dia 9, o céu estará quase limpo exceto no interior Norte. O tempo arrefecerá ligeiramente, verificando-se descida das máximas.
Na quinta-feira (10), assistiremos a céu limpo em todo o país, resultado duma estabilidade impressionante. Será também um dos dias mais quentes da semana, com máxima de 25 ºC no Porto e 31 ºC em Santarém. Em Faro não passará dos 26 ºC, no litoral Centro (Coimbra) e na capital Lisboa terá 29 ºC e 27 ºC respetivamente, e em Trás os Montes não passará dos 25 ºC. A manga curta é para manter esta semana!