Sol e calor esta semana, até que chega uma gota fria!

O ambiente húmido, frio e instável começa a dissipar-se a pouco e pouco. Amanhã as temperaturas sobem a pique, mas será 'sol de pouca dura', porque os modelos antecipam uma gota fria no final desta semana. Confira aqui a previsão!


Sol e tempestade
O tempo vai aquecer e ficar soalheiro, até que muda bruscamente. Será uma gota fria?

O tempo em março em Portugal continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira prossegue imparável nas suas mudanças bruscas e enorme variabilidade atmosférica. Estamos a viver um período climatológico de grande incerteza, relacionado com a entrada na primavera astronómica (21 de março), estação do ano caracterizada pelo ‘vai e vem’ de diferentes estados do tempo.

As temperaturas ora sobem, ora descem, refletindo-se em ambientes quentes ou frios que aparecem e desaparecem subitamente. O sol e a chuva vão alternando, e em meados de março, nos últimos dias deste inverno anómalo, a neve voltou a cair em algumas terras portuguesas.

De momento, as cartas sinóticas do modelo ECMWF, nosso modelo de maior fiabilidade, estima que as condições meteorológicas para os próximos dias em Portugal sejam influenciadas, primeiro pela estabilidade atmosférica e depois, por nova depressão em altitude.

Contudo, ainda durante o dia de hoje, o Baixo Alentejo, mas sobretudo o Algarve terá períodos de chuva moderada e possivelmente trovoada, devido à passagem de uma bolsa de ar frio em altitude oriunda de Espanha e que se desloca a grande velocidade em direção ao Oceano Atlântico, deixando condições de instabilidade no Sul de Portugal continental.

Temperaturas a subir, calor a chegar

Contudo, a partir do dia 18 de março (amanhã), o tempo volta a mudar de face. Prevê-se o desaparecimento da perturbação polar em altitude que arrefeceu o tempo no Norte e no Centro, e a rápida dissipação da bolsa de ar frio em altitude que surgiu no Sul, dando lugar a uma estabilidade meteorológica generalizada. O ambiente quente e menos húmido, estável e soalheiro vai surgir... temporariamente.

Os termómetros vão registar temperatura máxima de 22 ºC no distrito do Porto, 20 ºC no de Bragança, 23 ºC no de Lisboa, 21 ºC no de Portalegre, 23 ºC no de Coimbra e 22 ºC no de Faro. Infelizmente, será ‘sol de pouca dura’, como diz o provérbio. Num momento em que o mundo inteiro está a viver um período difícil provocado pela pandemia do COVID-19, diz-se que o sol e o calor podem atenuar a dispersão do vírus.

Outra gota fria a caminho de Portugal?

A partir de sexta-feira, os modelos de previsão numérica têm claro que uma nova depressão oriunda de Oeste vai descarregar acumulados de água significativos em toda a geografia portuguesa. As condições instáveis do tempo vão imperar pelo menos até ao próximo domingo, dia 22.

Os mapas do geopotencial antecipam, sem qualquer tipo de reservas, a formação de outra gota fria ou DANA (termo espanhol aplicado a este tipo de tempestade). A precipitação e a intensidade do vento serão possivelmente acompanhados de trovoada.