Tempo nos próximos dias: sol, nebulosidade dispersa e aguaceiros

A variabilidade do tempo neste mês de março tem sido impressionante. Nos últimos dias assistimos a queda de granizo, trovoada e chuva. Nos próximos dias o tempo deverá estabilizar ligeiramente. O que vai acontecer? Contamos-lhe tudo aqui!


Nebulosidade
Nos próximos dias fará sol, teremos alguns períodos nublados e aguaceiros intermitentes.

Nos últimos dias temos assistido a uma enorme variabilidade meteorológica em Portugal continental. De potentes aguaceiros a ‘granizadas severas’, acompanhadas de trovoada, os primeiros dias da primavera de 2020 têm sido genuinamente caóticos em termos atmosféricos. O interior Norte do nosso país foi especialmente fustigado, tendo o granizo gerado estragos a nível agrícola, especialmente nas árvores de fruto que dado o ambiente quente e soalheiro das últimas semanas, já estavam em flor. Também a região Sul teve mais chuva do que o habitual, apesar das inundações que se ocasionaram.

A instabilidade entrou de rompante às portas da última semana de março. A chuva que caiu foi uma boa notícia, atenuando a seca que vai persistindo nas regiões do Alentejo e do Algarve. Por agora, respira-se um ambiente mais estável, seco e ameno em todo o país. As temperaturas subiram ligeiramente em todo o território, apesar do evidente acentuado arrefecimento noturno que causa uma discrepância térmica enorme: dias quentes e noites frias.

Próximos dias, a estabilidade antes do frio polar

Prevê-se que, pelo menos até à próxima sexta-feira, 27 de março, o tempo esteja ameno, algo variável, com nebulosidade dispersa, alguns aguaceiros intermitentes e possivelmente núcleos isolados de trovoada como a que já se verificou ontem por terras algarvias. Para amanhã a estabilidade continua, com a crista anticiclónica a favorecer esta realidade. Isto, apesar do reforço da nebulosidade em alguns pontos do litoral Oeste e do interior Norte que pode originar alguns chuviscos. Chuva deve surgir já amanhã no Algarve.

A incerteza do prognóstico meteorológico a médio prazo é grande, dado que na primavera o tempo costuma ser mais variável. No entanto, pode verificar-se, com recurso ao nosso modelo de maior fiabilidade, o ECMWF, que o estado do tempo vai ter, em geral, nebulosidade dispersa, alguns aguaceiros geograficamente mais significativos na região Sul, área onde a água faz muita falta. O vento soprará fraco a moderado e em geral do quadrante Norte.

O sol e o calor voltam por longos períodos diários para animar os portugueses, mas esta estabilidade será efémera, já que na quinta-feira a descida das temperaturas reforça o frio nas nossas latitudes. Na sexta-feira teremos temperatura mínima de 0 ºC no distrito de Bragança, 3 ºC no da Guarda, 5 ºC no de Portalegre e 9 ºC no de Lisboa. No distrito doPorto e no Algarve, os termómetros vão registar máxima de 17 ºC e 18 ºC, respetivamente. Prevê-se que o final da semana seja marcado por alguns aguaceiros dispersos e alguma intensificação do vento que girará de Norte para Este, e em alguns pontos de Norte para Sul.

Frio, chuva e neve a partir de dia 30?

Os modelos apontam para uma descida gradual das temperaturas no dia 29. A partir do dia 30, o frio ter-se-á alastrado pelo país inteiro, numa situação que poderá arrastar-se pelos primeiros dias de abril.

No entanto, realce-se com clareza que faltam demasiados dias para confirmar isto, mas os modelos insistem num cenário autenticamente invernal. Além da acumulação de neve em vários pontos do interior Norte e Centro, a injeção de uma massa de ar frio polar poderia baixar as temperaturas, trazendo ambiente gélido, com os termómetros em vários locais a registarem mínimas abaixo dos 0 ºC.