Tempo para os próximos dias: nortada, pequena subida da temperatura e trovoadas à espreita?

Esta terça iniciou com aviso amarelo para tempo quente apenas na região do Algarve. Para os próximos dias, além da nortada, há risco de trovoadas. Em que regiões de Portugal serão mais prováveis? Consulte a previsão!

previsão do tempo; próximos dias; portugal; meteorologia
Próximos dias com calor normal de verão, nortada e possibilidade de aguaceiros e trovoada nalgumas regiões de Portugal. Em quais?

Esta terça-feira (4) apresentou céu pouco nublado nas regiões do litoral e limpo nas regiões do interior de Portugal continental. O dia amanheceu com nevoeiro nalguns locais do Norte e Centro do país. Além disto, os termómetros registaram uma pequena descida, à exceção da parte leste do distrito de Faro (Sotavento Algarvio) onde a temperatura máxima ascendeu.

Também é esta região, a mais meridional da nossa geografia continental, a única que, quer esta terça (4), quer amanhã - quarta-feira 5 de julho (até às 21:00) - estará sob aviso amarelo por tempo quente, isto é, onde haverá um risco moderado de temperatura máxima extrema. O vento, à semelhança dos últimos dias, voltou hoje a soprar do quadrante Norte com uma intensidade moderada, pontualmente forte, sobretudo durante a tarde e em particular na faixa costeira a sul do Cabo da Roca e nas terras altas.

Quarta: nuvens matinais e possibilidade de aguaceiros

Para quarta-feira (5) prevê-se a continuidade do tempo estável, predominantemente soalheiro, ainda que com nuances destacáveis nalgumas regiões de Portugal. Espera-se nebulosidade matinal no Norte e Centro do país, desde as terras altas do Minho (Viana do Castelo e Braga) e de Trás-os-Montes (Vila Real e Bragança) até ao Alentejo Central (Évora), abarcando quer o litoral, quer o interior. De tarde o céu deverá abrir. A sul de Évora, prevê-se, em geral, céu limpo.

O dia de quarta (5) deverá, além disto, ser caracterizado por uma pequena subida da temperatura, sobretudo da máxima, em quase todo o território do Continente, exceto na região do Algarve onde poderá descer ligeiramente. Prevê-se temperatura máxima inferior a 25 ºC no Litoral Norte e Centro (Porto, Aveiro, etc), entre 26 ºC e 30 ºC na generalidade das áreas geográficas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela bem como nas cidades de Lisboa e Setúbal e entre 30 ºC e 34 ºC em Santarém, no Alentejo e em Faro.

Por último, na quarta (5), poderá formar-se nevoeiro na parte da manhã nalguns locais do Norte e Centro de Portugal, mais provável junto ao litoral destas regiões. O vento manter-se-á moderado do quadrante Norte, soprando por vezes forte no litoral a sul do Cabo da Roca e nas terras altas e em especial durante a tarde.

Refira-se ainda que, com a última atualização do nosso modelo de maior confiança (ECMWF), a previsão de aguaceiros e trovoada que se antecipava para o interior Norte e Centro de Portugal (em particular na Beira Baixa) para quarta-feira 5 de julho alterou-se, mas a possibilidade de aguaceiros convectivos e atividade elétrica mantém-se para quinta-feira (6)!

Já se sabe o quão difícil e complexa é a previsão de precipitação de carácter convectivo, sobretudo em verões como o que estamos a viver, em que a dinâmica atmosférica está algo mais dinâmica e variável do que o normal.

Possibilidade de aguaceiros e trovoadas na quinta: o que sugerem os mapas?

Na quinta (6) prevê-se céu pouco nublado ou limpo em grande parte da geografia de Portugal. Contudo, devido a uma baixa pressão situada verticalmente sobre o centro da Península Ibérica, prevê-se a possível queda de aguaceiros dispersos, acompanhados de trovoada no interior Norte, Centro e Alto Alentejo a partir do final da manhã e durante uma boa parte da tarde. Não se descarta a ocorrência de granizo.

Neste momento, os mapas meteorológicos antecipam atividade elétrica e convectiva em pontos dos distritos de Portalegre, Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda, não sendo de excluir a possibilidade de que surjam pontualmente noutros pontos do país, sobretudo no Norte e Centro.