Tempo para os próximos dias: IPMA avisa para chuva forte e trovoada nos Açores, em Portugal haverá subida da temperatura
Açores sob aviso laranja e amarelo por agravamento do estado do tempo. Prevê-se chuva forte e trovoada. Em Portugal continental a estabilidade mantém-se, com nortada e provável subida das temperaturas. Onde estará mais calor? Eis a previsão!
Para hoje - terça-feira 11 de julho - e amanhã, quarta-feira 12, prevê-se um agravamento substancial do estado do tempo na Região Autónoma dos Açores. As condições meteorológicas adversas serão geradas pela passagem de um sistema frontal associado a uma depressão que está a circular a oeste do Arquipélago, numa trajetória Sudoeste-Nordeste.
A previsão de chuva forte, potencialmente acompanhada de trovoada, forçou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a ativar Aviso Laranja para o Grupo Ocidental dos Açores (ilhas do Corvo e das Flores).
A fase mais crítica deste episódio meteorológico caracterizado por precipitação intensa nas ilhas mais ocidentais da Europa (Corvo e Flores) prevê-se entre as 18:00 desta terça, 11 de julho e a meia-noite de quarta, dia 12. O estado do tempo nos restantes Grupos, Central e Oriental, também estará significativamente condicionado pela passagem deste sistema frontal, prevendo-se, de igual modo, chuva e possibilidade de atividade elétrica nestes territórios insulares, sobretudo nas ilhas do Grupo Central.
Pelo meio-dia de quarta-feira, 12 de julho o Aviso Amarelo para as ilhas açorianas já terá cessado. A partir desse momento do dia de amanhã, a instabilidade meteorológica diminuirá consideravelmente, esperando-se períodos de chuva fraca, nuvens e/ou abertas para quinta (13) na generalidade do Arquipélago dos Açores.
Em Portugal Continental: subida gradual das temperaturas e forte nortada à tarde
A manhã desta terça-feira (11) registou nebulosidade, em particular no litoral Norte, Centro e Oeste. Entretanto o céu abriu e agora mostra-se pouco nublado ou limpo na generalidade da nossa geografia continental. Ocorreu uma pequena subida da temperatura mínima e uma descida da temperatura máxima, exceto na parte mais oriental da região do Algarve (Sotavento) - que registou uma subida.
Recorde-se que o distrito de Faro está em Aviso Amarelo por tempo quente devido ao risco moderado de persistência de valores elevados da temperatura máxima até às 21:00 de quinta-feira (13). Contudo, o resto de Portugal estará relativamente “livre” do calor intenso. Mesmo assim, prevê-se uma subida gradual das temperaturas para os próximos dias, sendo que o dia de quinta-feira (13) irá sobressair-se em relação aos restantes no que ao calor diz respeito.
Quarta-feira (12) avizinha-se sem grandes alterações térmicas em relação a hoje - terça-feira 11 - exceto nas regiões do interior onde espera uma suave descida da temperatura máxima. O céu prevê-se muito nublado na Região Norte, esperando-se céu pouco nublado ou limpo no resto do país.
Assim, para quinta, 13 de julho, prevê-se temperatura máxima entre 22 ºC (Viana do Castelo) e 30 ºC (Bragança e Vila Real) na Região Norte. O Porto ficará pelos 25 ºC. Quanto à Região Centro, prevê-se temperatura máxima entre 24 ºC (Aveiro) e 35 ºC (Castelo Branco). No que toca à capital de Portugal - Lisboa - espera-se uma máxima de 29 ºC, bem como na cidade de Setúbal.
Por último, para as Regiões do Alentejo e do Algarve, prevê-se uma temperatura máxima a variar entre 34 ºC (Portalegre e Faro) e 36 ºC (Beja). Em sentido inverso, estima-se que a temperatura mínima registe uma pequena descida, em particular no litoral Norte e Centro.
Nortada, por vezes intensa
Quanto ao vento, espera-se que sopre fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte (predominantemente de Noroeste) - a já conhecida nortada -, podendo soprar pontualmente forte durante as tardes dos próximos dias. Surgirá com mais frequência e intensidade no litoral oeste a sul do Cabo da Roca e nas terras altas (até 40 km/h). Desse lado, não nos deixe de acompanhar quanto à previsão do tempo para os próximos dias em Portugal, Açores e Madeira.