Tempo para os próximos dias em Portugal: chuva no Noroeste e temperaturas a disparar para os 40 ºC, saiba onde

A primeira metade da semana registou tempo maioritariamente soalheiro, nortada e temperaturas normais para agosto. Mas, em breve, chegam mudanças. Quais serão as condições meteorológicas dos próximos dias em Portugal? Consulte a previsão!

previsão do tempo; fim de semana; agosto; Portugal; calor
O tempo vai voltar a aquecer em Portugal continental nos próximos dias. Hidrate-se, coloque protetor solar, evite as horas de maior radiação solar e procure locais frescos e à sombra.

Esta quarta-feira (16) foi de céu parcialmente nublado em parte do Norte e do Centro de Portugal continental, especialmente no período matinal. O céu apresentou-se limpo no resto do país. O vento foi soprando fraco a moderado, por vezes forte, tendencialmente de Noroeste. A temperatura máxima mais elevada foi de 34 ºC em Castelo Branco e a mínima baixou aos 14 ºC no Porto e em algumas outras capitais de distrito.

Os Açores registaram nuvens e boas abertas, com aumento de nebulosidade e alguns chuviscos no G. Central. A Madeira testemunhou um tempo maioritariamente soalheiro, por vezes interrompido por alguma nebulosidade.

Quinta com tempo estável e maioritariamente soalheiro, mas muitas nuvens no Litoral Norte e Centro

Para quinta (17) prevê-se um estado do tempo estável, caracterizado por um céu, em geral, pouco nublado, podendo ser limpo numa grande parte do Algarve.

No entanto, espera-se nebulosidade abundante no Litoral Norte e Centro até meio da manhã - grosso modo, desde o distrito de Viana do Castelo até ao de Lisboa - que poderá persistir nalguns locais a norte do Cabo da Roca.

O vento soprará fraco a moderado, tendencialmente de Noroeste, podendo intensificar durante a tarde. Na costa meridional do Algarve soprará de Sudoeste.

Sexta com possibilidade dos primeiros pingos de chuva no Minho a partir do final da manhã

Tal como tínhamos avançado há alguns dias na previsão semanal, existia a possibilidade de ocorrência de precipitação na reta final desta terceira semana de agosto nalgumas regiões de Portugal. Entretanto, os modelos meteorológicos atualizaram e “cortaram” substancialmente a quantidade prevista de chuva no nosso país. Contudo, tudo indica que a chuva estará mesmo de regresso à nossa geografia continental por causa da passagem vertiginosa de uma frente atlântica de fraca atividade associada a uma depressão que se situará a oes-noroeste da Irlanda e do Reino Unido.

As linhas de instabilidade não serão particularmente robustas, pelo que a chuva (ou chuviscos) será, em geral, fraca, intermitente e dispersa. Concentrar-se-á, em grande parte, em terras minhotas (distritos de Viana do Castelo e Braga) onde a sua frequência e intensidade será gradualmente maior. Nas áreas mais montanhosas do Minho, pelo menos 18 mm deverão acumular-se nas primeiras 24 horas (sexta, dia 18), esperando-se que durante o dia de sábado (19) se acumule ainda mais precipitação nesta região.

O vento soprará fraco nas primeiras horas da madrugada, passando a exibir uma intensidade moderada a partir da manhã. Poderá surgir pontualmente forte nas áreas montanhosas do Norte e do Centro, zonas onde estão previstas rajadas até 50 km/h. Ainda para o dia de sexta (18), prevê-se uma ligeira subida da temperatura mínima no Litoral Norte e Centro (desde o distrito de Viana do Castelo até ao de Setúbal). Também se prevê uma subida das temperaturas máximas a norte do Tejo. O Porto atingiria 25 ºC, Lisboa 26 ºC e Faro 28 ºC.

calor intenso; previsão do tempo; portugal; fim de semana
Em Portugal, no fim de semana de 19 e 20 de agosto, as temperaturas máximas oscilarão entre os 36 ºC e os 40 ºC nas regiões onde se prevê mais calor. Também há previsão de noites tropicais em várias localidades.

Fim de semana com possibilidade de chuva, subida notória das temperaturas e noites tropicais

Para sábado (19) e domingo (20), o modelo ECMWF - o nosso modelo de referência - continua a insistir numa subida gradual e bastante notória das temperaturas, parecendo cada vez mais provável a intensificação do calor em Portugal continental. Apesar do domínio notório das altas pressões, a chuva voltará a cair no Minho e Douro Litoral, podendo inclusive alastrar-se a outras zonas geograficamente próximas.

As máximas poderão atingir, ou até mesmo superar o patamar dos 38/40 ºC em localidades da Beira Baixa e também do rio Tejo para sul, até ao Algarve. Em vários locais as mínimas irão atingir ou superar os 20 ºC, sobretudo no domingo (20).

Em geral, Portugal continental estará este fim de semana perante um panorama meteorológico composto por céu nublado ou muito nublado, precipitação, muito calor - típico do verão, apesar das anomalias térmicas positivas-, vento de Oeste ou Sudoeste no sábado nas áreas onde se prevê chuva, e de Noroeste nas restantes.