Tempo para os próximos dias em Portugal: chuva no Noroeste e temperaturas a disparar para os 40 ºC, saiba onde
A primeira metade da semana registou tempo maioritariamente soalheiro, nortada e temperaturas normais para agosto. Mas, em breve, chegam mudanças. Quais serão as condições meteorológicas dos próximos dias em Portugal? Consulte a previsão!
Esta quarta-feira (16) foi de céu parcialmente nublado em parte do Norte e do Centro de Portugal continental, especialmente no período matinal. O céu apresentou-se limpo no resto do país. O vento foi soprando fraco a moderado, por vezes forte, tendencialmente de Noroeste. A temperatura máxima mais elevada foi de 34 ºC em Castelo Branco e a mínima baixou aos 14 ºC no Porto e em algumas outras capitais de distrito.
Os Açores registaram nuvens e boas abertas, com aumento de nebulosidade e alguns chuviscos no G. Central. A Madeira testemunhou um tempo maioritariamente soalheiro, por vezes interrompido por alguma nebulosidade.
Quinta com tempo estável e maioritariamente soalheiro, mas muitas nuvens no Litoral Norte e Centro
Para quinta (17) prevê-se um estado do tempo estável, caracterizado por um céu, em geral, pouco nublado, podendo ser limpo numa grande parte do Algarve.
O vento soprará fraco a moderado, tendencialmente de Noroeste, podendo intensificar durante a tarde. Na costa meridional do Algarve soprará de Sudoeste.
Sexta com possibilidade dos primeiros pingos de chuva no Minho a partir do final da manhã
Tal como tínhamos avançado há alguns dias na previsão semanal, existia a possibilidade de ocorrência de precipitação na reta final desta terceira semana de agosto nalgumas regiões de Portugal. Entretanto, os modelos meteorológicos atualizaram e “cortaram” substancialmente a quantidade prevista de chuva no nosso país. Contudo, tudo indica que a chuva estará mesmo de regresso à nossa geografia continental por causa da passagem vertiginosa de uma frente atlântica de fraca atividade associada a uma depressão que se situará a oes-noroeste da Irlanda e do Reino Unido.
As linhas de instabilidade não serão particularmente robustas, pelo que a chuva (ou chuviscos) será, em geral, fraca, intermitente e dispersa. Concentrar-se-á, em grande parte, em terras minhotas (distritos de Viana do Castelo e Braga) onde a sua frequência e intensidade será gradualmente maior. Nas áreas mais montanhosas do Minho, pelo menos 18 mm deverão acumular-se nas primeiras 24 horas (sexta, dia 18), esperando-se que durante o dia de sábado (19) se acumule ainda mais precipitação nesta região.
O vento soprará fraco nas primeiras horas da madrugada, passando a exibir uma intensidade moderada a partir da manhã. Poderá surgir pontualmente forte nas áreas montanhosas do Norte e do Centro, zonas onde estão previstas rajadas até 50 km/h. Ainda para o dia de sexta (18), prevê-se uma ligeira subida da temperatura mínima no Litoral Norte e Centro (desde o distrito de Viana do Castelo até ao de Setúbal). Também se prevê uma subida das temperaturas máximas a norte do Tejo. O Porto atingiria 25 ºC, Lisboa 26 ºC e Faro 28 ºC.
Fim de semana com possibilidade de chuva, subida notória das temperaturas e noites tropicais
Para sábado (19) e domingo (20), o modelo ECMWF - o nosso modelo de referência - continua a insistir numa subida gradual e bastante notória das temperaturas, parecendo cada vez mais provável a intensificação do calor em Portugal continental. Apesar do domínio notório das altas pressões, a chuva voltará a cair no Minho e Douro Litoral, podendo inclusive alastrar-se a outras zonas geograficamente próximas.
Em geral, Portugal continental estará este fim de semana perante um panorama meteorológico composto por céu nublado ou muito nublado, precipitação, muito calor - típico do verão, apesar das anomalias térmicas positivas-, vento de Oeste ou Sudoeste no sábado nas áreas onde se prevê chuva, e de Noroeste nas restantes.