Tempo para o fim de semana em Portugal: extraordinário episódio de calor será vivido nalgumas regiões, saiba quais
As temperaturas vão continuar a “trepar” em Portugal continental, deixando valores muito invulgares para estas datas. Não se exclui a possibilidade de serem batidos recordes no próximo domingo devido ao calor intenso. Eis a previsão.
Este fim de semana o estado do tempo - que coincidirá com a mudança de setembro para outubro - será marcado pela estabilidade, algo que caracterizou toda a semana, mas também pelas temperaturas que, além da previsível subida gradual nestes próximos 3 a 4 dias, poderão bater recordes nalguns locais de Portugal continental, sobretudo nas Regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve onde os 35 ºC deverão ser ultrapassados, em particular no domingo, 1 de outubro.
É de salientar, contudo, que isto não é inédito para um mês de outubro, mas, desde já, pode-se considerar que é uma situação extremamente rara, e nalguns casos, excecional. A título de exemplo, em 2017, houve localidades portuguesas nas quais a temperatura escalou até a uns impressionantes 38 ºC em pleno outubro!
Para este fim de semana, a previsão térmica para alguns locais do país é muito parecida, pelo que a possibilidade do recorde ser batido não deve ser excluída, em particular nos distritos de Santarém, Setúbal, Évora e Beja.
Hoje e sexta-feira as temperaturas continuarão a subir
O tempo em Portugal continental esta quinta-feira (28) continuará estável, com o céu a apresentar-se limpo ou pouco nublado. Houve nevoeiro matinal nalguns locais do Litoral Norte e Centro e o vento em geral vai soprando fraco do quadrante Norte. As temperaturas máximas escalaram aos 32 ºC em Beja e a mínima não passará dos 11 ºC em Castelo Branco.
Já o Arquipélago dos Açores está exposto a uma situação meteorológica instável, caracterizada por chuva, por vezes moderada ou forte, com ventos intensos de Sul/Sudoeste e risco de trovoadas convectivas. Quanto à Madeira, à semelhança da unidade territorial do Continente, registará céu pouco nublado ou limpo e tempo seco.
Para sexta-feira, 29 de setembro, avizinha-se uma subida significativa das temperaturas máximas na geografia de Portugal continental, esperando-se tempo maioritariamente soalheiro (céu limpo), à exceção de alguns locais do Litoral Norte e Centro (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra) e em pontos montanhosos do interior Centro (Guarda) onde se prevê alguma nebulosidade, mas sem chuva.
Os 36/37 ºC que serão atingidos nalgumas das localidades pertencentes aos distritos de Santarém, Setúbal, Évora e Beja rondarão os registos de temperaturas mais elevadas jamais registadas num fim de setembro. Recorde-se que em 2018, mesmo no início de setembro, a Lousã registava quase 42 ºC! O vento soprará tendencialmente fraco de Norte, podendo pontualmente soprar de Leste nalguns pontos do interior do país.
Um fim de semana de calor intenso e digno de verão para o arranque de outubro
Para sábado (30) - último dia de setembro -, prevê-se nevoeiro matinal nalguns locais do Litoral Norte e Centro. Espera-se céu geralmente limpo no território do Continente, exceto no Litoral Norte e em pontos do Alentejo Central, Baixo Alentejo e Algarve.
A temperatura máxima mais elevada das capitais distritais de Portugal continental deverá ser registada, nesse dia, em Beja (35 ºC). O vento rodará de direção passando a soprar geralmente fraco do quadrante Leste, destacando-se o Algarve onde poderão ser registadas intensidades moderadas a fortes, em particular nas serras algarvias (rajadas de até 60 km/h).
No próximo domingo o mês de outubro terá início com a estabilidade que tem vindo a caracterizar o estado do tempo recentemente. Prevê-se a possibilidade de formação de neblina matinal nalguns locais do litoral a norte de Peniche. No resto do país dominará o céu limpo, exceto em pontos da Região Norte onde haverá algumas nuvens.
As temperaturas manter-se-ão elevadas na generalidade do território de Portugal continental, sendo que nalgumas regiões as temperaturas poderão alcançar valores de máxima ainda mais altos do que nos dias anteriores, com a possibilidade de serem batidos recordes. Para localidades como Alcácer do Sal e Grândola (distrito de Setúbal), Coruche (distrito de Santarém) ou Landeira e Mora (distrito de Évora), prevê-se temperatura máxima de 38 ºC.
Em quase todas as capitais de distrito os 30 ºC serão ultrapassados, nalguns casos largamente, exceto em Viana do Castelo, Porto e Aveiro onde estarão ligeiramente inferiores a este patamar. O vento continuará a soprar do quadrante Leste, podendo ocasionalmente mudar para outras direções. No Algarve, o vento voltará a soprar com intensidade moderada a forte (até 50 km/h), em particular nas serras algarvias, onde estão previstas rajadas de até 60 km/h.