Tempo para amanhã em Portugal: mais frio graças ao ar polar e com chuva

A previsão meteorológica para quarta-feira, 12 de abril, em Portugal continental indica que uma frente fria deixará chuva nalgumas regiões. O ar polar provocará uma descida notória da temperatura. Consulte a previsão ao detalhe!

previsão do tempo; tempo para amanhã; meteorologia; portugal
A chuva regressará esta quarta-feira, 12 de abril, a algumas regiões de Portugal. E que mais se prevê em relação ao estado do tempo?

Esta terça-feira (11) amanheceu nublada em grande parte de Portugal continental. Houve chuviscos no litoral Norte no período da madrugada/manhã e no interior e no Sul registou-se céu limpo.

O céu abriu ligeiramente à tarde, mas as nuvens continuaram a persistir em boa parte do nosso país. Entretanto, nas últimas horas da tarde e ao início da noite desta terça (11) os primeiros sinais do tempo instável começarão a manifestar-se.

Tempo na quarta, dia 12: ar polar, vento de Noroeste, mais frio e regresso da chuva a Portugal

O vento de Noroeste começará a soprar de maneira mais regular e com intensidade moderada a forte, provocando não só uma descida da temperatura pois a este fluxo estará associada a chegada de uma massa de ar polar, como também o céu ficará mais nublado. Sentir-se-á, portanto, no país inteiro, um arrefecimento generalizado, sobretudo nas regiões mais setentrionais do país (grosso modo Norte e Centro – a norte do rio Tejo).

Espera-se assim, que a temperatura máxima, em grande parte das capitais distritais de Portugal continental, se registe inferior a 20 ºC, com este limite a ser ultrapassado apenas no Alentejo e Algarve. No Porto espera-se máxima de apenas 15 ºC, em Lisboa 20 ºC e Faro 23 ºC.

Quanto às mínimas, espera-se que fiquem abaixo de 10 ºC em grande parte das capitais de distrito, sendo inclusive inferiores a 5 ºC em Bragança, Guarda e Vila Real, pelo que, além de uma descida térmica diurna, também ocorrerá um acentuado arrefecimento noturno.

Por último, entre as últimas horas de terça-feira (11) e durante grande parte do dia de quarta (12) – sobretudo entre a meia-noite e o meio-dia do dia 12 - prevê-se chuva fraca, a cair num regime contínuo, mas que ficará espacialmente distribuída, e retida, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Para sul deste acidente geográfico a precipitação será muito escassa ou residual, esperando-se um panorama de céu, em geral nublado, ou até mesmo muito nublado.

A frente fria que irá descarregar chuva na quarta-feira (12) em cerca de metade de Portugal continental estará associada a uma depressão centrada sobre as Ilhas Britânicas.

Grande parte da acumulação pluviométrica (8 a 17 mm) prevê-se para os distritos de Viana do Castelo e Braga (Minho), Porto (Douro Litoral) e algumas porções dos distritos de Aveiro, Vila Real e Viseu. Nos restantes território regados pela água da chuva, a quantidade será consideravelmente menor e a precipitação chegará de forma muito mais irregular, intermitente e dispersa.

Antevisão para quinta-feira (13): ainda mais fresca ou fria e chuviscos no Litoral Norte

Na quinta-feira (13) espera-se que uma nova frente, menos organizada e muito mais desagregada, ainda associada a mencionada depressão centrada sobre as Ilhas Britânicas, possa produzir aguaceiros muito fracos e dispersos no litoral Norte (sobretudo nos distritos minhotos, quiçá a chegar a alguns pontos do do Porto). No resto de Portugal continental espera-se o domínio de céu nublado ou pouco nublado e nalgumas regiões, em certos momentos, limpo. O vento continuará a soprar moderado a forte de Noroeste.

Esta quinta-feira será (13) bem fria ou bastante fresca nalgumas regiões: prevê-se descida acentuada da temperatura mínima nalguns pontos do interior Norte e Centro. Em cidades como Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda, o termómetro registará valores entre 3 ºC e -1 ºC. Em Braga espera-se 4 ºC, no Porto 7 ºC, em Lisboa 11 ºC e em Faro somente 9 ºC. Recomenda-se casacos ou reforço dos agasalhos pela madrugada/manhã e noite!

Por último saliente-se que em pontos do Douro e da Beira Alta (esta última sobretudo em torno da Serra da Estrela) há risco de formação de geadas matinais (e tardias) em áreas de montanha. Há pontos de elevada altitude no país que poderão ficar abaixo de 0 ºC, podendo o termómetro baixar até aos -3 ºC.