Tempo para a última semana de agosto em Portugal: as temperaturas continuam inconstantes e a nebulosidade também

Como já foi dito nas nossas últimas previsões, as temperaturas poderão ser inconstantes na reta final do mês de agosto, que dita o fim do verão climatológico. Saiba mais aqui!

De ontem (sábado) para hoje (domingo), denotar-se-á um aumento generalizado das temperaturas, mesmo no noroeste do país, que tem registado temperaturas mais baixas e alguma instabilidade atmosférica. Desta forma, Viana do Castelo e Porto registarão máximas de 24ºC e 26ºC, respetivamente.

A maior parte dos distritos poderão registar temperaturas máximas acima dos 30ºC, com especial ênfase para os distritos do sul e interior das regiões Centro e Sul, que poderão registar entre 33ºC e 34ºC, podendo localmente os termómetros ultrapassarem esta marca.

Para além deste aumento agradável das temperaturas, especialmente a norte, também a instabilidade atmosférica será posta de lado, sendo esperado um dia soalheiro, com céu limpo.

Início da última semana de agosto e a última semana do verão climatológico

Entre domingo e segunda-feira espera-se um novo aumento das temperaturas, em praticamente todo o continente, à exceção de Viana do Castelo, que não deverá ultrapassar os 23ºC, e de Faro, cuja temperatura máxima deva diminuir cerca de 5ºC, podendo registar uma máxima de 28ºC.

Ainda assim, para além dos dois distritos supracitados, apenas o Porto e Guarda deverão manter-se abaixo dos 30ºC, sendo esperadas temperaturas máximas acima deste valor em todos os outros distritos. A máxima mais elevada esperada para o primeiro dia da semana é de 35ºC para Castelo Branco e Beja.

A semana inicia-se relativamente quente no Norte e mais quente no Centro e Sul do país. Apesar de alguma nebulosidade e de nova chegada de poeiras saarianas, a previsão indica uma semana seca.

Contudo, esta segunda-feira poderá contar com algumas nuvens, por todo o país e ainda com nova intrusão de poeiras provenientes do deserto do Saara, a partir do início da tarde, que irá afetar, principalmente o Algarve e o Baixo Alentejo, com tendência a alastrar-se para norte, até à região Centro (interior), à medida que os dias passam.

névoa seca; poeiras saarianas
Presença de poeiras do Saara na nossa geografia, às 16h de segunda-feira.

Terça-feira será marcada por uma acentuação da diferença de temperatura entre as faixas litoral e interior

Na terça sentiremos uma diminuição significativa das temperaturas no noroeste do país, e uma diminuição generalizada nos distritos da faixa litoral. Assim, Viana do Castelo registará uma máxima de apenas 20ºC e o Porto de 22ºC. A neblina também será um dos principais protagonistas do dia nesta região.

Já na faixa interior, alguns distritos sofrerão um aumento das temperaturas máximas, podendo os termómetros chegarem aos 36ºC em Ourique, no distrito de Beja. Aqui, o céu deverá estar totalmente limpo, ainda que os restantes distritos registem algumas nuvens, ainda que com boas abertas.

A partir de quarta o aumento das temperaturas será gradual, podendo aquecer de forma significativa até sexta-feira

A partir de quarta-feira, as temperaturas começam a subir, de forma generalizada, por todo o país, apesar de o céu continuar a contar com a presença de alguma nebulosidade, ainda que pouco significativa.

Espera-se uma reta final da semana com temperaturas bastante quentes por todo o país.

Ao que tudo indica, para já, é que sexta-feira podemos ter um dia extremamente quente, com distritos como Santarém, Évora, Beja e Castelo Branco a registar 37ºC! Aqui, a temperatura máxima mais baixa esperada é de 27ºC para Viana do Castelo, pelo que os restantes distritos registarão temperaturas acima dos 30ºC!

Há ainda, a possibilidade de chuva e trovoada na região de Trás-os-Montes, com mais incidência em Bragança e Vila Real, ainda que aqui, as máximas esperadas sejam de 34ºC e 35ºC, respetivamente.

Porém, tendo em conta os dias de diferença até à data, e a consequente margem de erro elevada, aconselhamos a que se mantenha atento às atualizações diárias que fazemos quanto à previsão do estado de tempo em Portugal.