Tempo nos Açores e na Madeira: além da neve, uma nova depressão poderá provocar inundações. Saiba quando e onde
À semelhança do Continente, o estado do tempo nos Açores e na Madeira também poderá registar algumas novidades. Da possibilidade de queda de neve ao potencial para ocorrência de inundações, saiba todos os detalhes meteorológicos dos próximos dias na nossa previsão!
O estado do tempo nas duas unidades territoriais insulares portuguesas - Açores e Madeira - experimentará algumas variações significativas ao longo dos próximos dias. Nesta segunda semana de dezembro as baixas pressões produzirão precipitação sob a forma de chuva, maioritariamente em regime de aguaceiros.
Porém, as regiões montanhosas da Madeira - com destaque para o Pico Ruivo e Pico do Areeiro - poderão registar precipitação sob a forma de neve. Saiba todos os detalhes do tempo para os próximos dias nestas regiões autónomas, entre os quais o potencial para a queda de neve na Madeira e a possível ocorrência de inundações associada à chegada de uma nova depressão.
Madeira com aguaceiros de chuva… e talvez de neve dentro das próximas 48 horas. Saiba onde e quão prováveis serão
Esta quarta-feira (11) a probabilidade de ocorrência de aguaceiros fracos na vertente norte e terras altas da Ilha da Madeira será maior no período entre o meio-dia e as 20:00. Ainda quanto às regiões montanhosas, não se exclui a possibilidade de queda de aguaceiros de neve nos pontos mais elevados das regiões montanhosas, com destaque para o Pico Ruivo e Pico do Arieiro.
O vento soprará fraco a moderado de Nor-Noroeste, por vezes forte nas regiões montanhosas até meio da manhã. Adicionalmente, é esperada uma pequena descida da temperatura mínima, especialmente nas zonas de montanha.
Para quinta-feira - 12 de dezembro - prevê-se céu geralmente muito nublado e possível ocorrência de aguaceiros na vertente norte, regiões montanhosas da Ilha da Madeira e região do Funchal.
Nos pontos de maior altitude (p. ex: Pico Ruivo e Pico do Areeiro - altitude máxima 1800-1900 metros) poderá precipitar neve, mas, tal como demonstram os mapas de referência da Meteored, a probabilidade será muito reduzida (inferior a 30%). O vento soprará fraco a moderado de Nor-Noroeste, perdendo intensidade de forma gradual a partir do meio da manhã. Nalguns locais da ilha poderá ocorrer uma pequena descida da temperatura, tanto das máximas, como das mínimas.
Na sexta-feira (13) espera-se céu pouco nublado de manhã, a probabilidade de ocorrência de precipitação será menor, mas, a partir da tarde, preveem-se aguaceiros pontuais na vertente norte. Adicionalmente, o tempo aquecerá ligeiramente na Madeira devido à mudança de regime de vento (passará a soprar de Sueste). Isto traduzir-se-á numa subida generalizada das mínimas, sendo que nalguns locais as temperaturas máximas também registarão uma pequena subida.
E nos Açores, que tempo se prevê?
Para o arquipélago dos Açores, a toada meteorológica inerente a esta região insular atlântica preservará as suas condições características nos próximos dias: tempo muito húmido e muito variável, com grande alternância de períodos de chuva ou aguaceiros com outros de nebulosidade e boas abertas.
Nas últimas horas desta terça-feira (10) e em grande parte da jornada de quarta-feira (11), um vale depressionário com uma frente associada deixará chuva, mais provável e frequente nos Grupos Central (de madrugada) e Oriental (de tarde). No Grupo Ocidental são esperados aguaceiros de tarde. O vento soprará geralmente do quadrante Norte, com intensidade moderada a forte no Grupo Ocidental, geralmente moderada no Grupo Central e fraca no Grupo Oriental.
Para quinta-feira (12) espera-se céu muito nublado nas 9 ilhas açorianas. No Grupo Ocidental os períodos de chuva ou aguaceiros serão mais prováveis e frequentes no período da tarde, mas poderão ocorrer em qualquer momento do dia. No Grupo Central são esperados aguaceiros fracos e dispersos, podendo ocorrer em qualquer altura do dia. No Grupo Oriental haverá nebulosidade e algumas abertas, sendo possível a ocorrência de precipitação nas últimas horas da jornada. O vento continuará a soprar maioritariamente de Nor-Nordeste no arquipélago.
Para sexta-feira (13) o registo meteorológico não deverá alterar-se muito, com céu muito nublado, abertas e alguma precipitação. Em todas as ilhas estão previstos aguaceiros, embora a sua probabilidade de ocorrência seja maior e mais frequente nos Grupos Central e Oriental devido a um fluxo de humidade associado à depressão que estará situada a oes-sudoeste de Portugal continental nesse dia. O vento continuará a soprar predominantemente de Nordeste, alcançando rajadas até 70 km/h nos Grupos Central e Oriental e até 80 km/h no Grupo Ocidental.
Uma nova depressão poderá produzir inundações repentinas na Madeira entre domingo e segunda
Apesar da elevada incerteza na previsão, o modelo de confiança da Meteored tem insistido nas últimas saídas na possível formação de uma depressão - resultante da aglutinação de duas baixas secundárias - a sul dos arquipélagos dos Açores e Madeira e a sudoeste das Canárias este sábado, 14 de dezembro.
Os mapas de referência da Meteored revelam que, com a possível movimentação da depressão para norte - rumo aos arquipélagos portugueses - e o cavamento do centro de baixas pressões, o raio de influência da depressão será maior, assim como a atividade instável a ela associada (frentes).
Ademais, é possível observar, entre as 18:00 de domingo (15) e as primeiras horas da madrugada de segunda-feira, 16 de dezembro, o aparecimento de um rio atmosférico, carregado de humidade e com grande potencial de água precipitável - que reforçaria a chuva das frentes associadas à depressão.
Tendo em conta a possível trajetória da depressão, os Açores assistiriam a uma precipitação mais persistente, mas mais fraca e contínua, enquanto a Madeira poderia mesmo registar uma grande taxa de precipitação que poderia resultar em inundações repentinas, deslizamentos de terra ou derrocadas nas zonas historicamente vulneráveis.