Tempo no Halloween: como será?

A passagem de duas frentes atlânticas nas próximas 72 horas provocará tempo instável. Além da nebulosidade e do frio, a chuva será presença assídua. Quando e em que cidades choverá mais no dia de Halloween e no feriado de Todos os Santos? Contamos-lhe tudo aqui!


Prevê-se uma noite de Halloween húmida, com a presença de chuva fraca, por vezes moderada. Não se esqueça do guarda-chuva.

Para além de estarmos na reta final do mês de outubro, completam-se, um pouco por todo o país, os preparativos finais para a celebração da noite de Halloween e do disfrutar do Dia de Todos os Santos (1 de novembro). Como é habitual, o tempo costuma ser determinante na hora de escolher os locais onde queremos ter lazer.

Pode-se afirmar que a última semana de outubro trouxe uma padrão atmosférico de características marcadamente outonais. O frio e as chuvas persistentes, especialmente na região Norte e em grande parte da região Centro tomaram conta do panorama do estado do tempo. Prevê-se que o cenário chuvoso intensifique e continue a vigorar de forma sólida nos próximos dias. Espera-se por isso, que o dia de Halloween (31) e o feriado de Todos os Santos não constituam uma exceção à regra.

O modelo ECMWF antecipa precipitação fraca a moderada, a cair persistentemente em especial a partir do final da tarde de quinta-feira, numa tendência que já virá de quarta-feira (30). A passagem de duas frentes frias atlânticas nas próximas 48 horas, primeiro pelo Norte do país e depois a rumar a sul em direção à região Centro, descarregará precipitação em quantidades bem razoáveis. A região Sul também será regada pelas frentes atlânticas.

Além da nebulosidade baixa que imperará em grande parte de Portugal continental ao longo do dia, que raras vezes abrirá alas a abertas, pelo menos as temperaturas amenas serão uma realidade, com máximas de 19 ºC no distrito do Porto, 17 ºC no da Guarda, 22 ºC no de Lisboa, 20 ºC no de Castelo Branco, 21 ºC no de Setúbal e 24 ºC no de Faro. A chuva será bem visível pelo que a rua não será uma boa opção para passar a noite de Halloween. Pelo menos, o guarda-chuva estará de serviço nessa noite, não o esqueça!

No último dia de outubro a chuva cairá de norte a sul de Portugal, deixando possivelmente o distrito de Faro fora da equação. Ressalve-se que há sempre uma reduzida probabilidade de contração de precipitação, apesar das indicações dos modelos numéricos de previsão. Vento soprará fraco do quadrante Oeste, por vezes de Sudoeste.

E no dia de Todos os Santos?

Apesar do previsível abrandamento da queda de precipitação na quinta-feira, os mapas do tempo continuam a projetar chuva abundante no feriado de Todos os Santos. Ontem os mapas antecipavam o desenrolar de trovoada somente nos distritos da faixa litoral entre Viana do Castelo e Aveiro, mas as mais recentes atualizações abrangem outros distritos da região Norte e também da região Centro, como Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém numa lógica de orientação Noroeste-Sudeste.

Estima-se que uma nova frente atlântica descarregue chuva moderada e persistente em todo o território continental, havendo risco de cheias repentinas ou inundações, aliado ao vento moderado a forte do quadrante Sul. Neste Halloween de 2019, agasalhe-se bem!