Tempo no fim de semana: soalheiro, ameno mas também com nevoeiro
O fim de semana será caracterizado pela persistência do anticiclone. As altas pressões resultarão em dias estáveis, soalheiros, embora se antecipem algumas mudanças. O que vai acontecer? Contamos-lhe tudo aqui!
De acordo com o nosso modelo numérico de previsão de maior confiança, o do ECMWF, tudo indica que o anticiclone dos Açores irá continuar a exercer forte influência no que toca ao estado do tempo em Portugal continental durante o próximo fim de semana. Isto significa que aliado à estabilidade meteorológica derivada das altas pressões, teremos dias preponderantemente soalheiros.
O tempo vai permanecer estável, contudo assistiremos à formação e persistência de neblinas e nevoeiros nos vales e nos territórios do interior. Já as terras do litoral continuarão a registar dias bastante soalheiros. Durante o dia o ambiente será agradável, mas as noites serão cada vez mais frias e secas.
Para já reina o anticiclone, e depois?
Quando já só faltam 12 dias para a chegada do inverno climatológico, o calor pouco habitual para a época do ano em que estamos manter-se-á este fim de semana, ainda que com algumas ligeiras mudanças. Por exemplo, será registada uma descida das temperaturas mínimas em vários pontos do país, sobretudo na região Norte. O anticiclone dos Açores persistirá mais alguns dias, impedindo o desenvolvimento e formação de sistemas frontais na nossa latitude. Dessa forma, mantém-se a situação de estabilidade e dias soalheiros, embora com algum nevoeiro.
Para sábado dia 21, prevê-se um panorama de céu limpo ou pouco nublado. Deverão formar-se neblinas e nevoeiros matinais em alguns vales das regiões do interior, mais prováveis em Trás-os-Montes onde poderão persistir em grande parte do dia. As temperaturas serão baixas de madrugada e amenas durante o dia.
As mínimas variarão entre os 3 ºC no distrito da Guarda e os 14 ºC no de Faro, ao passo que as máximas oscilarão entre os 13 ºC no distrito da Guarda e os 20 ºC nos distritos de Coimbra e Beja. Seremos brindados pela presença de uma fraca brisa que soprará do quadrante leste e sudeste em geral.
Para domingo prevê-se uma situação meteorológica muito semelhante, esperando-se uma jornada de céu limpo ou pouco nublado, com possibilidade de algumas neblinas matinais. As temperaturas não deverão registar oscilação muito significativa. Por sua vez, o vento manterá a tendência do dia anterior, soprando em geral fraco do quadrante Leste.
Mudanças a partir da próxima semana
Tal como já antecipávamos na previsão para a segunda metade do mês de novembro, o cenário meteorológico que aponta para alterações no estado do tempo a partir da próxima semana, por volta do dia 24 ou 25, afigura-se a pouco e pouco como cada vez mais provável. Estima-se que regressem as condições invernais, com provável ocorrência de chuva fraca e persistente numa larga porção do território continental, para além de uma significativa descida das temperaturas.