Tempo no fim de semana: muito fresco e com chuva em Portugal, Açores em Aviso Amarelo por precipitação forte e trovoada

A chuva regressa em breve a Portugal continental. Existe possibilidade de chuva fraca nesta sexta, 21, bem como de trovoada nalgumas regiões. Açores continuarão em Aviso Amarelo por chuva e trovoada indiretamente causadas pela tempestade tropical Don. Consulte a previsão!

previsão do tempo; meteorologia; verão; chuva; trovoada; Portugal
Possibilidade de chuva fraca e trovoada nalgumas regiões de Portugal esta sexta. Açores continuará até sexta em aviso amarelo. E depois, o que virá?

Esta quinta-feira (20) foi marcada por nevoeiro matinal em boa parte do Norte e Centro de Portugal continental, com a nebulosidade a persistir nalguns locais até final da manhã. Entretanto, pela tarde, o céu abriu ficando limpo em grande parte da nossa geografia. Hoje, 20 de julho, foi mais um dia do verão 2023 marcado por uma nortada intensa, que vai contribuindo decisivamente para a amenização do calor tipicamente estival - sobretudo na faixa costeira ocidental.

A sensação térmica de frescura, acentuada pela nortada junta-se assim a outros elementos climáticos, tais como massas de ar mais fresco ou frio procedentes de latitudes setentrionais, que contribuem para o tempo fresco em plena canícula (o período estatisticamente mais quente e seco do ano: 15 de julho - 15 de agosto) no nosso país. Isto aliado ao facto de o anticiclone dos Açores estar mais fraco e a oeste do que o normal. A temperatura máxima hoje atingiu 32 ºC em Faro, mas a mínima não foi além dos 13 ºC na Guarda.

Os Açores iniciaram hoje o período sob Aviso Amarelo para chuva, por vezes forte, potencialmente acompanhada de trovoada, estando esta instabilidade meteorológica indiretamente associada à tempestade tropical Don. Já a Madeira registou períodos nublados e algumas abertas.

Sexta: pequena frente atlântica trará chuva a algumas regiões de Portugal

Amanhã - sexta-feira, 21 de julho - espera-se que o estado do tempo em Portugal continental seja condicionado pela passagem de uma pequena frente atlântica de fraca atividade. O céu prevê-se geralmente pouco nublado, mas a apresentar períodos com mais nuvens nas Regiões do Norte e Centro e até ao meio da manhã, no litoral oeste da Região Sul.

Ainda durante a manhã espera-se queda de chuva fraca ou chuviscos no litoral Norte e Centro (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa) e aguaceiros fracos durante a tarde no interior da Região Norte, sobretudo em regiões montanhosas e potencialmente acompanhados de trovoada (distritos de Vila Real e Bragança). O vento soprará fraco a moderado, pontualmente forte e maioritariamente de Noroeste, alcançando rajadas até 60 km/h na costa a sul do Cabo Espichel e nas terras altas, em particular durante a tarde.

Tal como já foi acima mencionado, os próximos dias - sobretudo sexta-feira 21 - serão marcados pela frescura atlântica em pleno verão e pela nortada. As temperaturas estarão bem abaixo da média climatológica de referência, esperando-se por isso uma anomalia térmica negativa de norte a sul de Portugal. A temperatura máxima, esta sexta, registará uma suave descida nas regiões do interior e também no Sotavento Algarvio. Não se prevê oscilações térmicas de relevo no resto do país amanhã (21).

Sábado e domingo: sobe e desce da temperatura, estabilização do estado do tempo no Continente e nos Açores

Até ao meio-dia de sexta-feira, 21 de julho, o Aviso Amarelo para precipitação, por vezes forte, e potencialmente acompanhada de trovoada será mantido pelo IPMA no Grupo Ocidental e no Grupo Central dos Açores. Entretanto, no sábado (22) e no domingo (23) o prevê-se que o tempo estabilize consideravelmente, apesar da permanência de alguns chuviscos ou chuva fraca e nuvens na generalidade das ilhas açorianas, mas sem a necessidade de aviso meteorológico.

O vento fraco do quadrante Sul passará a soprar do quadrante norte, na generalidade do Arquipélago, no domingo (23), podendo passar a soprar antes disso desde esse quadrante nalgumas ilhas. A temperatura máxima em Ponta Delgada oscilará entre 23 ºC e 24 ºC e a mínima entre 19 ºC e 21 ºC.

Sábado (22) e domingo (23) no Continente serão dias termicamente contrastantes. No geral, no sábado ocorrerá uma subida da temperatura máxima. Já no domingo, uma boa parte de Portugal irá registar uma ligeira descida da temperatura máxima, quer no Norte, quer no Centro. Mas, pelo contrário, prevê-se que a Região Sul registe uma pequena subida de temperatura.

Assim, entre sábado (22) e e domingo (23) as máximas vão oscilar entre 22 ºC e 26 ºC no Porto, 26 ºC e 27 ºC em Lisboa, 26 ºC e 31 ºC em Coimbra, 26 ºC e 29 ºC em Braga, entre 33 ºC e 35 ºC em Castelo Branco, 27 ºC e 30 ºC em Faro e 32 ºC e 33 ºC em Évora.

O vento continuará a soprar tendencialmente moderado a forte de Noroeste, sobretudo durante a tarde na faixa costeira ocidental, em particular a sul do Cabo da Roca, no Barlavento Algarvio e nas terras altas. Estão previstas rajadas máximas de 65 km/h. Durante o próximo fim de semana tampouco se prevê precipitação, esperando-se assim céu pouco nublado ou limpo, mas com nebulosidade matinal a persistir até meio da manhã no litoral Norte e Centro.