Tempo no fim de semana: continua seco e o frio começa a ganhar terreno
A semana tem sido seca e quente, apesar da frente que ontem deixou uma quantidade significativa de chuva numa boa parte do país. E no fim de semana, como estará o tempo? Continuará igual ou vai mudar? Confira a previsão!
Até agora, esta semana pouco destoou em relação às anteriores, com exceção da precipitação que caiu ontem no Minho e Douro Litoral e, de forma esporádica, noutras regiões do país. No resto do país, o panorama geral é de céu limpo ou pouco nublado, com algumas neblinas matinais que se foram dissipando, especialmente no interior.
Sem sombra de dúvida, o mais significativo da semana foram os valores de temperatura, especialmente os diurnos, em que foram atingidas máximas iguais ou superiores aos 30 ºC nas regiões do Ribatejo, Alentejo, Sotavento Algarvio e alguns pontos do Nordeste Transmontano. Tendo em conta os dias que já lá vão deste mês de outubro, o tempo que se registou já poderá ser suficiente para ser classificado oficialmente de quente. Logo veremos o que acontece nos dias que faltam para o término do mês. E este fim de semana, como será?
Nova descida das temperaturas esta quinta-feira: estará o frio a ganhar terreno?
A jornada de hoje arrancou com nuvens médias e altas, prevendo-se que a nebulosidade vá gradualmente dissipando, dando lugar a mais abertas. É este o panorama que estará praticamente generalizado a todo o país. Houve também aguaceiros no Litoral Norte e também noutros pontos a sul do Douro na primeira metade do dia. No Algarve impera o céu limpo ou pouco nublado.
Destaque-se também a descida acentuada das temperaturas em todo o país, especialmente das máximas, bem como uma intensificação do vento Norte que se fará sentir moderado a forte, com rajadas máximas de até 40 km/h numa grande parte da faixa costeira ocidental e nas terras da Beira Baixa.
Amanhã as altas pressões exercerão um domínio absoluto, com céu limpo praticamente de norte a sul de Portugal continental, o que resultará numa ligeira ascensão das temperaturas máximas em todo o país. A exceção será na capital distrital de Faro, que poderá baixar 1 ºC de um dia para o outro.
Por outro lado, as mínimas vão baixar ainda mais, o que se refletirá numa marcada amplitude térmica. Com temperaturas entre os 4 ºC e os 5 ºC, algumas localidades dos distritos de Bragança e da Guarda terão alguma probabilidade de receber as primeiras geadas outonais com maior expressão, algo que se repetiria também no sábado. Poderá surgir alguma réstea de nebulosidade a alta altitude no Nordeste Transmontano. O vento Norte manterá a mesma intensidade de hoje.
Fim de semana fresco e com precipitação fraca
Para sábado prevê-se que as nuvens voltem a ganhar terreno no nosso país, adquirindo maior expressão no Alto Minho e em Trás-os-Montes. Nas restantes regiões do Continente predominará o céu pouco nublado, apesar de algumas névoas e neblinas matinais nas áreas do interior.
Além disso, estima-se nova oscilação térmica. Em geral, as temperaturas máximas vão baixar. As mínimas vão subir nalgumas regiões, tais como o Algarve e boa parte do litoral ocidental, baixando ligeiramente no interior. O vento mudará de regime, girando para Leste e passando a soprar de forma menos intensa, sobretudo a norte do Alto Alentejo. A sul desta região, o vento predominará fraco a moderado de Norte.
Para domingo existe a possibilidade de chuva fraca e dispersa no Minho, Douro Litoral e parte da região transmontana (Vila Real), mas apenas a partir do final da tarde/início da noite. Alguns períodos nublados em parte da região Norte, sendo que para o resto de Portugal continental estará céu limpo ou pouco nublado. Os termómetros vão voltar a registar alterações.
Prevê-se uma subida ligeira das máximas no interior do país e, pelo contrário, uma descida das mesmas no litoral. Espera-se máxima de 18 ºC na capital distrital do Porto, de 22 ºC em Coimbra e Portalegre, 23 ºC em Lisboa e Faro e 19 ºC em Bragança. O vento voltará a rodar para o quadrante Oeste, soprando predominantemente de Noroeste.