Fim de semana atípico: chuva e descida térmica em boa parte do país
A partir de sexta-feira, a chegada de uma massa de ar frio do Atlântico trará mudanças ao estado do tempo em Portugal. Vem aí chuva e descida significativa das temperaturas. Onde assumirá maior expressão esta situação meteorológica? Confira a previsão!
Os últimos dias têm evidenciado um forte contraste térmico entre o litoral, muito mais fresco e nublado, sobretudo a norte do Cabo Raso, e o interior, caracterizado pelo calor intenso. Esta quinta-feira, embora amena em termos de temperatura naquilo que são os valores habituais para a época do ano, ainda exibe aviso amarelo por causa do calor para o distrito de Bragança, onde se registarão máximas de até 33 ºC.
Nuvens, chuva e descida significativa das temperaturas nos próximos dias
O nevoeiro persistente tem sido a norma no litoral, impedindo a ascensão das temperaturas. Isto para além das habituais nortadas. Mesmo assim, a proximidade ao mar regula termicamente as temperaturas, fazendo com que dias e noites sejam relativamente amenas. No interior subsiste, para já, o tempo estável, soalheiro e relativamente quente. No entanto, o tempo está prestes a mudar, mesmo às portas do fim de semana.
De acordo com o nosso modelo de referência (ECMWF), a chegada iminente de uma massa de ar frio vinda do Atlântico contribuirá para uma mudança no estado do tempo em Portugal continental. No interior do país, o panorama de céu limpo, calor e estabilidade dará lugar progressivamente a céu pouco nublado e a uma diminuição acentuada das temperaturas, fruto da incursão do ar fresco. Além disso, não se descarta que pontualmente possa cair algum chuvisco no interior Norte.
No entanto, nesta sexta-feira (23), será nas regiões mais próximas ao mar que a precipitação de carácter débil será mais provável, sobretudo no Minho e Douro Litoral, não se descartando que se alargue para leste, em direção ao interior transmontano – distrito de Vila Real. Apesar do ar mais frio, a nebulosidade poderá aliviar um pouco a sua presença, traduzindo-se numa suave subida das temperaturas nas regiões do litoral. Pelo contrário, no interior, a presença do ar fresco resultará numa diminuição acentuada das máximas (entre 8 ºC a 10 ºC de um dia para o outro).
Fim de semana repartido por oscilação térmica, vento e chuva
Para sábado esperamos uma situação meteorológica relativamente distinta. A primeira linha de pluviosidade já se terá dissipado, exceto quiçá no Alto Minho (Viana do Castelo), onde ainda cairão alguns chuviscos. Por outro lado, o jogo de altas e baixas pressões continuará em duelo, com o anticiclone a levar a melhor. Isto evidenciar-se-á pelo aumento da força do vento Norte (Noroeste), muito típico da faixa costeira no verão português que se estenderá também às restantes regiões do país – embora com menos intensidade.
Prevê-se, em geral, uma pequena subida das temperaturas máximas e uma ligeira descida das temperaturas mínimas. Destaque-se as máximas de 22 ºC no Porto, 26 ºC em Lisboa, 27 ºC em Coimbra e 33 ºC em Faro.
No domingo, uma reativação da mesma frente dos dias anteriores deixará uma nova vaga de precipitação fraca. Desta vez, abarcará mais territórios do país, mas como a sua distribuição será mais dispersa e irregular, a quantidade de chuva em cada região será consideravelmente menor em relação a sexta-feira.
Além disso, as temperaturas vão manter-se muito semelhantes, exceto numa ou noutra região do interior onde baixarão ligeiramente. No Porto prevê-se novamente máxima de 22 ºC, em Braga e Vila Real 24 ºC. No Centro do país, Lisboa manterá os 26 ºC, Santarém e Portalegre ficarão pelos 27 ºC e Castelo Branco registará nesse dia uma das temperaturas máximas mais elevadas do país, a par de Faro (29 ºC). O sol e o calor, marcarão presença, de novo, de forma mais assídua no Alentejo e no Algarve.
E nos Arquipélagos?
Para a Região Autónoma da Madeira, esperamos tempo estável e céu limpo, com as nortadas a soprarem com moderada a forte intensidade em grande parte da ilha, sobretudo na sexta-feira e no sábado. No domingo, o Funchal vai registar máxima de 26 ºC. Já nos Açores, estima-se um panorama de períodos nublados ou céu muito nublado, com alguns chuviscos mais prováveis e frequentes nos Grupos Central e Oriental. O vento Norte soprará fraco ao longo dos próximos dias, marcando presença em todas as ilhas. Em Ponta Delgada prevê-se máxima de 24 ºC para sábado e domingo.