Tempo no Carnaval: quando e em que regiões do nosso país poderá chover?
O anticiclone irá deslocar-se para norte, favorecendo o isolamento de uma depressão a oeste, e a sul, de Portugal continental. O tempo fresco e seco deste início de semana dará lugar a um panorama meteorológico mais ameno e com alguma precipitação, em pleno Carnaval. Consulte a previsão!
Ao longo dos últimos dias, o anticiclone e o seu posicionamento relativamente próximo em relação a Portugal continental condicionaram o panorama meteorológico na nossa geografia, deixando temperaturas frescas, mas sem valores fora do normal para esta estação do ano. A geada apareceu nalguns locais do interior, e o fluxo de Leste, ao soprar com intensidade moderada a forte, agravou a sensação térmica de frio, sobretudo à noite.
Por outro lado, a nebulosidade escassa proporcionou a subida da temperatura máxima. Além disso, devido ao vento de Sudeste, as poeiras do Saara regressaram em força a algumas regiões de Portugal, e à Madeira.
Depressão isolada em altitude produzirá instabilidade, onde será mais provável?
Dentro de poucas horas deverão ocorrer novas mudanças no estado do tempo, bem percetíveis nalgumas regiões do país: uma depressão surgirá isolada em altitude ao final desta terça-feira após desprender-se de um cavado com ar polar, situando-se a oeste/sudoeste de Portugal. O que vem a caminho?
As altas pressões continuarão a exercer muita influência no nosso país, mas mesmo assim não impedirão que entre o final de hoje (14) e a primeira metade de quarta-feira (15) se produza chuva, ou aguaceiros, nalgumas regiões do Continente e em toda a Ilha da Madeira. Alguns deles poderão ser localmente fortes e potencialmente acompanhados de trovoada. A precipitação deverá ocorrer nos distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém, Beja, Évora e Faro.
A Área Metropolitana de Lisboa, o Barlavento Algarvio e a Costa Norte da Madeira são as áreas que maior acumulação pluviométrica deverão registar, de acordo com o nosso modelo de referência (ECMWF).
Esta pequena depressão continuará isolada da circulação principal, e no final desta semana, depois de circular entre a Madeira e as Canárias (arquipélagos da Macaronésia onde produzirá mais instabilidade sob a forma de aguaceiros, havendo risco de trovoada) voltará para norte em direção a Portugal, circulando a sul do Algarve, entre o Cabo de São Vicente, Golfo de Cádiz, Marrocos e Estreito de Gibraltar. Entre quarta (15) à tarde e sexta (17) o tempo voltará a estabilizar, com poucos períodos nublados, mas com incremento das poeiras saarianas em suspensão.
Além disso, a temperatura – especialmente a máxima - registará nova subida a partir de sexta (17), apenas potencialmente interrompida no sábado devido à possível instabilidade causada pelo regresso para norte, em direção a Portugal, da depressão isolada em altitude, como tão bem se pode observar no tweet abaixo. Os valores térmicos estarão acima do normal da média climatológica para fevereiro, sendo quase primaveris. Na Madeira continuarão a ocorrer aguaceiros.
Algumas festas de Carnaval poderão ficar expostas à chuva
Durante o fim de semana do Carnaval, a baixa isolada a sul de Portugal poderá aproximar-se cada vez mais da nossa geografia continental, favorecendo o aparecimento de nuvens a média e alta altitude que se espalharão por grande parte do território (sobretudo Regiões Centro e Sul). É possível que, no sábado dia 18, ocorra alguma precipitação fraca e dispersa, mais provável a sul da Serra da Estrela.
A metade austral do país estaria assim exposta ao fluxo de Este, ao incremento de poeiras saarianas e à possibilidade de chuva ou aguaceiros de lama. Isto claro, para além do efeito indireto produzido pela depressão isolada: o “empurrar” de massas de ar mais temperadas que estimularão a já mencionada subida da temperatura. No domingo a instabilidade deverá residual ou nula.
Mas mesmo assim, a incerteza ainda é considerável em relação à previsão da movimentação e respetivas consequências da depressão que se situará a sul de Portugal entre sábado e domingo. Um dos cenários aposta na sua travessia em direção ao sul da Península, pelo que não serão de descartar aguaceiros em nenhum ponto do território nos primeiros dias da próxima semana, onde se incluem os restantes três dias das Festas do Carnaval 2023.
De qualquer das formas, isto já será na próxima semana e está sujeito a um cenário de elevada incerteza. Por isso, de momento, a previsão para os dias de Carnaval será focada em regiões:
Carnaval no Algarve
Após o episódio entre hoje e quarta (15), a depressão isolada em altitude poderá regressar ao distrito de Faro no sábado (18) de Carnaval depois de uma “estadia” pela Madeira e Canárias. Deixará chuva ou aguaceiros em toda a região do Algarve, sobretudo no Barlavento, sendo mais frágil e ocasional no resto deste território. Até quarta-feira (22) poderá ocorrer mais instabilidade, com o vento de Leste por vezes forte e alguma poeira em suspensão.
Carnaval no Alentejo
A temperatura máxima superará facilmente os 20 ºC em várias localidades alentejanas nos próximos dias, apesar de um forte contraste noturno com mínimas em geral em torno dos 7 ºC/8 ºC. As festas de Carnaval não estarão em risco, apesar da nebulosidade variável e de alguns aguaceiros e chuviscos ocasionais, mais prováveis no sábado (18) e na segunda (20).
Carnaval no Minho e no Grande Porto
As regiões do Minho e do Grande Porto não deverão ter motivos de preocupação durante grande parte das festividades carnavalescas. Sábado (18), domingo (19) e segunda (20) serão dias de tempo estável, com céu limpo ou pouco nublado (quiçá algo esbranquiçado devido à presença de poeiras do Saara). O predomínio de vento de Leste ou de Norte impedirá a instabilidade. Contudo, na terça-feira de Carnaval (21) e na quarta (22) existe a possibilidade de aguaceiros e chuva fraca em pontos destas áreas geográficas (mais provável no interior das mesmas).
Carnaval em Trás os Montes e Alto Douro
Céu pouco nublado, por vezes muito nublado em todo o período das festividades do Carnaval. Não se prevê chuva e a temperatura diurna registará valores dentro do normal para a época do ano. Ainda assim, a possibilidade de aguaceiros em qualquer ponto do território continental a partir de terça (21) confere muita incerteza à previsão.
Carnaval na Beira Litoral, Grande Lisboa e Ribatejo
Aguaceiros dispersos e irregulares no sábado (18). Períodos nublados e soalheiros entre domingo (19) e segunda-feira (20). Possibilidade de mais aguaceiros entre terça (21) e quarta-feira (22).
Carnaval na Madeira
A depressão está neste momento a causar instabilidade sob a forma de aguaceiros e vento forte, prevendo-se também agitação marítima nas próximas horas. A partir de sábado (18) a instabilidade diminuirá consideravelmente porque a depressão poderá deslocar-se em direção à Península Ibérica. O vento passará a soprar maioritariamente do quadrante Norte e com fraca intensidade.
Apesar disso, estão previstos aguaceiros fracos e dispersos em todos os pontos da Ilha durante todo o período relativo às festas de Carnaval, de sábado 18 a quarta 22. Haverá poeiras saarianas em suspensão no fim de semana do Carnaval 2023.