Tempo de frio e chuva nos últimos dias de fevereiro
A semana arrancou com sol e temperaturas altas e a estabilidade atmosférica parece não ter fim, mas será assim nos próximos dias? É uma questão de tempo até que a chuva, o vento e o frio regressem a Portugal. Saiba tudo aqui!

A semana arranca com tempo soalheiro, ameno e seco, dando continuidade à estabilidade atmosférica que imperou na última semana. Céu limpo ou pouco nublado, muitas horas de sol e, parece que se instalou definitivamente em Portugal o ambiente primaveril, típico da estação do ano que nos trâmites da Climatologia tem início a 1 de março.
Poucos dias restam até que cheguemos a essa data, mas, apesar da aparente calma anticiclónica que até ao momento não dá sinais de quebra, já é uma certeza que a chuva e o frio vão regressar a tempo de ‘cumprir calendário’ nos últimos dias de um inverno que ficará para a história. Tudo porque, climatologicamente falando, fevereiro de 2020 foi anómalo.
Arrefecimento do tempo e chuva intermitente
A última semana de fevereiro começou com sol e céu limpo ou pouco nublado, temperaturas amenas, flores a despontar, ausência total de chuva e ambiente convidativo para passeios ao ar livre, seja pelas praias, pelas montanhas ou simplesmente pelas cidades. Este cenário meteorológico é perfeito para o encerramento das festividades do Carnaval 2020 pelo país fora. Sem chuva e frio, nada faz interromper as atividades carnavalescas.
#Chuva regressa a #Portugal em breve. A frente atlântica virá pelo Norte através do #Minho ️
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) February 24, 2020
O #ECMWF projeta chuva em quase todo o país nos próximos dias, com acumulados entre 1 a 5 mm #Açores e #Madeira escapam, para já...
️ Secção de modelos: https://t.co/YgFQCwYoPu pic.twitter.com/FMvKYiiUSy
Todavia, é uma questão de horas até que volte a chover. O anticiclone vai finalmente enfraquecer, permitindo que circulem frentes atlânticas pelo nosso país. A precipitação dos próximos dias será escassa, geograficamente confinada ao litoral Norte e Centro, ainda que com chuviscos nalgumas cidades do interior. A frente atlântica chega já amanhã, nas primeiras horas do dia 25 através da região do Minho. Para já, os Arquipélagos dos Açores e da Madeira terão um panorama meteorológico ameno, de céu pouco nublado e sem chuva.
A descida acentuadas das temperaturas terá lugar em todo o país, especialmente no interior Norte e Centro, com as mínimas a aproximarem-se dos 0 ºC em algumas cidades portuguesas. Terça e quarta-feira serão dias marcados pelo arrefecimento do tempo, pela chuva suave e pelo nebulosidade acentuada. Nestes dias vamos reparar noutro elemento climatológico: o vento Norte. Soprará fraco a moderado, com rajadas até 50 km/h na região Norte, em distritos como o do Porto e o de Aveiro. Já a sul, no distrito de Lisboa e no de Faro, o vento não vai ultrapassar os 40 km/h.
#Tempo em #Portugal vai arrefecer
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) February 24, 2020
1️ Mínimas: 1 ºC na #Guarda, 2 ºC em #CasteloBranco, 3 ºC em #VilaReal, #Viseu, #Bragança e #Portalegre ️
2️ Dia 26 será o mais frio: máxima de 13 ºC no #Porto, 16 ºC em #Lisboa e 20 ºC em #Faro ️
️ Mais mapas: https://t.co/YgFQCwYoPu pic.twitter.com/JxU54HcKIl
48 horas tranquilas, até que chega o dia 29
Quinta e sexta-feira serão dias mais amenos e tranquilos meteorologicamente, apesar da chuva fraca que cairá no Norte do país. As temperaturas voltam a subir no dia 27, o vento abranda a intensidade e teremos céu limpo ou pouco nublado em dois terços do país.
No entanto, não se deixe enganar pela atmosfera: para dia 29 o modelo Europeu projeta condições meteorológicas adversas, com acumulados de precipitação significativos e vento Sul em território nacional. Está na hora de resgatar o casaco imperméavel e o guarda-chuva!