Tempo de frio, chuva e neve, até quando vai durar?
Março despede-se com descida acentuada das temperaturas, chuva e queda de neve. Até quando vai perdurar este tempo gélido e adverso? Confira aqui a previsão!
Tal como previsto, o tempo acabou por arrefecer drasticamente devido ao ar polar oriundo da Europa Central. Já se sente bem o frio na nossa pele, que se perpetua ainda mais por causa do ambiente gélido gerado pela intensificação do vento de leste. A descida acentuada das temperaturas trouxe temporariamente dias de inverno na transição de março para abril.
O frio, aliado ao centro depressionário a sudoeste de Portugal continental, vai provocar ao longo dos próximos dias, um inevitável cenário de instabilidade meteorológica adversa que, segundo o modelo ECMWF, deverá durar até, pelo menos, quarta-feira 1 de abril.
A sensação térmica de frio acentua-se devido ao vento que já hoje vai soprando com alguma intensidade. O poderoso 'cocktail' meteorológico gerado pela conjugação da depressão que está a passar ao largo dos Açores – húmida e instável- com a massa de ar polar e seca da Europa Central vai, inevitavelmente gerar riscos para o território.
Frio, chuva e neve não dão tréguas
Este cenário meteorológico não é, de todo, o mais desejado nesta altura do ano. Como já estamos na primavera, muitas árvores de fruto e flores desabrocharam após várias semanas consecutivas de um calor anómalo e precoce.
Possíveis danos na agricultura, derivados da formação de geadas e da queda de neve que já está a cair em vários pontos do interior Norte e Centro, como podemos observar no mapa abaixo.A cotas relativamente baixas e outras mais elevadas, algumas localidades da Beira Interior, de Trás-os-Montes e da sítios de Peneda-Gerês poderão vir a registar queda de neve.
Até dia 2, todo o território português, continental e insular, será afetado pelo frio e pela chuva. Amanha será o dia mais frio da semana: máxima de 5 ºC no distrito da Guarda, de 8 ºC no de Viseu, de 12 ºC no do Porto, de 14 ºC no de Lisboa, de 11 ºC no de Portalegre e de 17 ºC no de Faro. O interior Norte e Centro serão as áreas mais atingidas pelo frio, num momento em que é preciso ter cuidados extra com possíveis constipações devido à pandemia derivada do COVID-19.
A precipitação será abundante e geograficamente bem distribuída. Numa fase inicial cairá com mais intensidade na região Sul, evoluindo posteriormente para a região Centro, somando mais de 30 mm em todas as regiões, 40 mm na região Centro e mais de 50 mm no arquipélago dos Açores. As Ilhas terão tempo meteorologicamente adverso esta semana, com a chuva e o vento a assumir o protagonismo.
A partir de quinta-feira o tempo aquece
A partir de quarta-feira a chuva alastra-se para Norte com mais intensidade, deixando aguaceiros bem concentrados ao longo da semana em toda a nossa geografia. Raramente teremos períodos de sol esta semana. A instabilidade típica da primavera continua a bailar na atmosfera, trazendo distintos estados do tempo num curto espaço cronológico.
No entanto, o dia 2 de abril traz novidades. As temperaturas voltarão a subir, e o tempo invernal afastar-se-á. Apesar disso, teremos de manter os guarda-chuvas en garde porque a chuva não vai dar tréguas!