Fim de semana traz descida das temperaturas e regresso da chuva
Para o primeiro fim de semana de julho estão previstas temperaturas mais frescas, abaixo dos 25 ºC numa boa parte do país, sendo que apenas em pontos da região Centro, Alentejo e Algarve fará mais calor. Além disso, prevê-se o regresso da chuva a território nacional. Confira a previsão!
A reta final do mês de junho caracterizou-se por temperaturas mais frescas que o normal, embora em alternância com dias mais quentes. O calor intenso surgiu pontualmente, e, parece que no curto prazo a tendência de temperaturas abaixo do habitual para um mês veranil como é julho vai manter-se. Aliás, para o próximo fim de semana prevê-se uma pequena descida das temperaturas máximas na generalidade da geografia lusa.
Vem aí descida das temperaturas
Hoje dominou o céu limpo ou pouco nublado na maioria das regiões do país. A nebulosidade matinal foi mais acentuada no Norte e no Litoral Centro, com tendência para o surgimento de abertas. Entretanto, as temperaturas diurnas subiram ligeiramente em todo o país nesta quinta-feira, primeiro dia de julho. O vento de Norte/Noroeste continua a soprar dominante em todo o país, mas a redução da sua intensidade permitiu que se note um pouco mais o calor.
Ao final da manhã desta sexta-feira (2), surgirá a primeira incursão de precipitação no nosso território. A chuva surgirá fraca na região do Minho, e ao longo do dia, estender-se-á para outras regiões, caindo ocasionalmente no Douro Litoral, Trás-os-Montes, parte da Beira Interior e Beira Litoral. De Coimbra e Castelo Branco para sul, o cenário será completamente diferente, esperando-se céu maioritariamente soalheiro, sendo que as nuvens só surgirão mais perto de Leiria.
As temperaturas registarão um novo aumento, ainda que bastante suave, dando ênfase ao ditado ‘sol de pouca dura’, uma vez que sábado voltarão a descer. Seguimos para julho, assim, neste registo muito variável do ponto de vista meteorológico e sobretudo térmico. A razão poderá prender-se com a circulação dos ventos marítimos de Oeste, que após atravessarem o oceano, chegam à costa portuguesa muito mais frios provocando a diminuição percetível das temperaturas.
Menos de 25 ºC no Norte e aguaceiros durante o fim de semana
Para sábado prevê-se a inevitável entrada de uma frente atlântica pouco ativa que dará origem a precipitação fraca, por vezes moderada, na região do Minho, nos territórios transmontanos e durienses, no Douro e na Beira Litoral, arrastando-se inclusive até pontos dos distritos de Leiria e Lisboa, embora de forma mais dispersa e intermitente. Ainda assim, o panorama mais provável na metade mais oriental do país, especialmente de Castelo Branco até à região do Algarve, será composto por períodos de céu nublado e boas abertas, ou até mesmo céu limpo.
Esperamos uma descida das temperaturas praticamente no país inteiro, com máximas inferiores aos 25 ºC em toda a região Norte. Contudo, existirá um cenário de contraste térmico evidente em Portugal continental.
Em capitais de distrito como Viana do Castelo, Porto e Aveiro os termómetros não passarão dos 21 ºC, ao passo que, no extremo oposto, nas cidades de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Ourique as temperaturas vão assinalar entre 28 ºC a 31 ºC de máxima. Nas restantes regiões os termómetros rondarão os 25 ºC. O vento Oeste passará a imperar na generalidade do território, mais moderado e forte do Cabo Raso para sul, embora soprando por vezes de Noroeste noutros pontos do país.
No domingo, a nebulosidade será tão abundante como no dia anterior na região Norte. Os aguaceiros vão continuar, mas em muito menor quantidade e confinados geograficamente à faixa do litoral Norte, ainda que seja possível a sua ocorrência no interior Norte e na região de Coimbra. O resto do país registará céu nublado ou pouco nublado, com algumas abertas. No Algarve estará novamente céu limpo.
Se nas temperaturas máximas se espera uma diferença evidente, apenas 19 ºC em Viana do Castelo face aos 30 ºC de Beja e Faro, o que dizer das mínimas? Na Guarda baixarão até a uns impressionantes 11 ºC, e pelo contrário, em Lisboa o termómetro à noite não baixará dos 18 ºC.