Fim de semana soalheiro e ameno, até à chegada de ar polar!
Nos próximos dias o tempo vai continuar ameno e soalheiro. No entanto, a estabilidade meteorológica será interrompida por alguns aguaceiros, e as noites e madrugadas farão lembrar o inverno, remetendo para um ambiente favorável ao coronavírus. Confira a previsão!
Os primeiros dias da primavera têm feito jus à estação do ano: muito variáveis, ou chove ou está sol, num constante ‘sobe e desce’ das temperatura. Primeiro vieram as chuvadas abundantes, depois a descida acentuada das temperaturas e, por fim, a trovoada e o granizo que resultaram em estragos severos na agricultura.
Mas ao longo desta semana reinou o ambiente suave, estável e com poucas nuvens. Tem estado sol, as temperaturas diurnas estão dentro do habitual, apesar de as noites serem muito frias. Hoje é protagonista do tempo o vento de leste que vai soprando fraco, por vezes moderado.
Para o fim de semana não se antecipam grandes mudanças. O ECMWF, nosso modelo de confiança, prevê um estado do tempo de oscilações térmicas pouco significativas. Teremos dias amenos e noites muito frias, realçando-se a elevada amplitude térmica diária, e o acentuado arrefecimento noturno. Pelas manhãs surge o nevoeiro ou as neblinas, e de madrugada poderá formar-se geada em algumas localidades do interior norte e centro.
A chuva regressa, mas será pouco expressiva
Avizinham-se dias de céu pouco nublado, com o sol a dar um ar da sua graça por longos períodos de tempo. Para este fim de semana, estão previstos aguaceiros fracos e de pouca duração, muito dispersos pela nossa geografia, e algo isolados. A precipitação será assim, bastante escassa, tendo pouco significado em termos pluviométricos. Inicialmente vai cair de forma dispersa, ao longo da metade oriental do Alentejo e do Algarve, alastrando-se posteriormente para a outra metade destas regiões.
Já ao final de domingo, dia 29, prevê-se alguma chuva para o Nordeste transmontano. Nessa tarde também a nebulosidade deverá acentuar-se em todos os territórios a sul do distrito de Coimbra.
Os termómetros vão registar pouca oscilação térmica. Amanhã teremos mínima de 1 ºC nos distritos de Bragança e da Guarda. No dia seguinte, as temperaturas máximas sobem ligeiramente prevendo-se 18 ºC nos distritos do Porto e de Lisboa, 17 ºC no de Faro e 20 ºC nos de Coimbra e Leiria.
Chuva e muito frio a partir de segunda-feira
Há alguns dias atrás os mapas do Europeu estimavam um cenário meteorológico completamente invernal. Insistiam em acumulados significativos de chuva e de neve em Portugal continental, para além de um colossal arrefecimento do tempo a partir da próxima segunda-feira, dia 30.
No entanto, a mais recente atualização retirou na sua totalidade os acumulados de neve e a chuva que cair, será muito escassa. Apesar disso, vai ganhando consistência a intrusão de uma massa de ar polar e seco, que trará muito frio ao nosso país, especialmente para os territórios do interior. As mínimas poderão roçar os -6 ºC no distrito da Guarda em plena primavera!
Para os dias 30 e 31, os mapas auguram claramente outra situação: vai chover nas regiões da Estremadura e Ribatejo, do Alentejo e do Algarve. Em tempos de pandemia esta água é uma boa notícia para os solos agrícolas destas regiões, que verão atenuada a seca meteorológica que aqui persiste há vários meses.