Fim de semana de calor no continente e instabilidade na Madeira
Nos próximos dias o tempo vai manter-se em geral estável e com temperaturas agradáveis, à exceção da Madeira. Por lá, uma depressão fria isolada deixará chuva, possivelmente acompanhada de trovoada. Chegará ao continente posteriormente? Contamos-lhe mais aqui!

Hoje mantém-se o panorama anticiclónico, com predomínio do vento Norte em grande parte do continente e também nos Açores e na Madeira.
Amanhã, sexta-feira, a extremidade de uma frente pouco ativa roçará partes do interior do Minho, onde deixará precipitação de fraca intensidade. O resto do território continental registará mais um dia sob a égide das altas pressões, imperando as nortadas de fraca a moderada intensidade, com céu limpo ou pouco nublado.
️ Até domingo, o arquipélago da #Madeira vai estar sob a influência de um centro de baixas pressões, prevendo-se que registe um acumulado total de precipitação em torno dos 25 l/m2 .
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) March 25, 2021
Não se descarta a ocorrência de trovoada .
️ Mapas: https://t.co/cuQ8c64ssL pic.twitter.com/NqmKMsl7Dd
Mas o maior destaque do dia 26 vai para a tempestade fria isolada, tanto em superfície como em altitude, que surgirá nas proximidades da Região Autónoma da Madeira. Por lá, o vento Norte ganhará força, estando prevista muita nebulosidade e chuva fraca. Nas primeiras horas do fim de semana, já posicionada sobre a ilha, a tempestade adquirirá uma estrutura mais organizada e mais intensa, prevendo-se que deixe chuva ocasionalmente forte, possivelmente acompanhada de trovoada.
Em Portugal continental os termómetros vão disparar no fim de semana
Ao longo dos próximos dias, o tempo continuará estável e soalheiro, com a grande novidade meteorológica reservada para a subida a pique das temperaturas, especialmente das máximas. Apesar de se prever uma suave descida das temperaturas para amanhã (26), no sábado (27) os termómetros irão registar uma subida das temperaturas devido à imposição do vento de leste/sudeste.
No sábado vai estar céu limpo em grande parte da região Norte, sendo que no resto do país teremos nuvens altas que resultarão em céu pouco nublado a alternar com períodos de céu limpo.
A primeira metade da Semana Santa apresentará, em geral, mais abertas que nuvens ️ e temperaturas muito agradáveis ️, sobretudo nas horas centrais do dia.
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) March 25, 2021
Nos Açores, mais nublado, com chuva fraca a moderada ️.
️ Notícia: https://t.co/1evbbGbGbn
https://t.co/3eR5ice3Kt pic.twitter.com/UEPjki1iDC
O vento vai soprar com moderada a forte intensidade do quadrante Este, prevendo-se que no domingo (28), o céu limpo seja a tónica dominante. No domingo, dia mais quente do fim de semana e dia em que acertamos o relógio pelo horário de verão, as temperaturas vão sofrer um novo aumento. Prevê-se máxima de 21 ºC para o Porto, de 23 ºC para Lisboa, de 26 ºC em Coimbra, entre os 22 ºC e os 26 ºC no Alentejo e 21 ºC em Faro. Em Trás-os-Montes, os termómetros também vão atingir ou superar ligeiramente os 20 ºC.
Entretanto nos Açores, o fim de semana será relativamente estável, embora com a presença de fluxo de sudoeste ou de norte, variando conforme os Grupos. Os dias serão nublados, com presença de ar subtropical na atmosfera e alguma humidade. Eventualmente, poderão surgir chuviscos dispersos e irregulares pelo Grupo Oriental.
Instabilidade em meados da Semana Santa?
Segundo o ECMWF, e tendo em conta que ainda existe um elevado grau de incerteza, os mapas preveem que a mesma tempestade fria isolada que vai afetar a Madeira durante o fim de semana, seja absorvida por uma outra que atingirá o arquipélago dos Açores a partir da próxima segunda-feira, 29 de março. Esta situação poderia dar origem ao surgimento de instabilidade em Portugal continental, sobretudo na segunda metade da Semana Santa.
Devido a isto, o tempo revolto e instável sob a forma de aguaceiros, trovoada e granizo poderá aparecer, sobretudo no centro de Portugal continental. Não se descarta que a instabilidade se forme sobre outras áreas do país. Este cenário contaria também com a chegada de uma massa de ar subtropical, carregada de poeira africana em suspensão.