Tempo no fim de semana arrefece e traz chuva a algumas regiões
Apesar de estarmos no verão, parece que a segunda quinzena de agosto arranca com descida das temperaturas, para além da nebulosidade e precipitação que chegará a vários pontos do país. Confira a previsão do tempo para o fim de semana!
A semana teve padrões climáticos muito distintos de norte a sul da nossa geografia continental. O calor proliferou em geral por todo o interior Centro e Sul, com dias de céu limpo e alguns períodos pouco nublados. No entanto, choveu em algumas cidades do litoral Centro, e em grande parte da região Norte, destacando-se as terras do Alto Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, que registaram fortes inundações devido à grande quantidade de precipitação ocorrida num curto espaço de tempo.
Portugal foi alvo, embora a uma escala e dimensão locais muito menores, dos vestígios de uma gota fria que atingiu o país vizinho em cheio. Além disto, os dias tem sido em geral ventosos, com a predominância de Nortadas em praticamente todo o país. Espanha sofreu meteorologicamente ao longo dos últimos dias, com abundantes quedas de granizo severas, inundações urbanas repentinas em ruas que mais faziam lembrar rios e ventos fortes. Apesar disso, o tempo por terras de nossos irmãos continuou a registar temperaturas, em geral, mais elevadas do que as nossas.
Mudança de padrão à vista?
Para este fim de semana avizinha-se um estado do tempo influenciado pelas baixas pressões, que resultará em nebulosidade e precipitação, mas não para todo o continente luso. Os mapas revelam a chegada de uma frente atlântica que penetrará Portugal continental a partir do Noroeste Minhoto e Douro Litoral.
Segundo o nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, esta frente será alimentada ao longo dos próximos dias por um cavado que se desenrolará em território nacional, descarregando chuva fraca, por vezes moderada, estendendo-se posteriormente para sul, e para este rumo ao interior, afetando pela totalidade os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, e parcialmente os distritos de Vila Real, Viseu, Aveiro, Coimbra e Leiria.
No entanto, as cartas sinóticas intuem um cenário meteorológico distinto para as restantes áreas do país. Este panorama de chuva e céu nublado não vai atingir todo o país, confinando-se somente ao litoral Norte e Centro, onde as nuvens e o ambiente semi-húmido percorrerão um trajeto desde Caminha até alguns pontos dispersos pelo distrito de Leiria.
Sol e calor persistem no resto do país
Já para as regiões de Trás-os-Montes, Beira, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo, Penísula de Setúbal e Algarve, o tempo previsto fornecerá pistas bem fortes de que estamos no verão, embora mais ameno que o habitual.
Apesar de se prever um fim de semana mais fresco em todo o país, pois em pleno mês de agosto, a temperatura máxima prevista situa-se abaixo dos 30 ºC para todo o país, ainda assim sentiremos calor e seremos brindados por ‘banhos’ de sol, bem como por céu limpo em doses diárias bem generosas nestas regiões.
Os ventos de oeste ou noroeste continuarão dominantes em quase todo o continente luso, soprando fraco a moderado tanto no litoral como no interior. No domingo antecipa-se ligeira mudança no norte, passando o vento a soprar de este ou sudeste em alguns pontos.
E nas Regiões Autónomas?
Os Açores vão registar temperatura máxima de 25 ºC, assim como a Madeira, ilha onde predominarão as nortadas. Nestes arquipélagos os dias serão preenchidos por períodos de céu nublado, por vezes com o sol à espreita. Todavia, prevê-se precipitação fraca a moderada no Grupo Central e Oriental do Arquipélago dos Açores, acompanhado de vento oeste.