O tempo no fim de semana: sol e calor, até quando?
O tempo tem estado calmo, de sol e calor, contrastando de forma evidente com os primeiros quinze dias deste inédito mês de junho, quer por motivos relacionados com a doença provocada pela covid-19 quer por razões, obviamente, meteorológicas. Manter-se-á assim? Até quando? Saiba mais aqui!
O tempo em Portugal tem estado mais soalheiro e estável nos últimos dias. O panorama meteorológico compôs-se para o verão que aí está, prestes a abrir as portas das temperaturas elevadas e do sol típico, com cheiro a mar e praia.
Não se esqueça no entanto, do mais importante: neste verão pandémico de 2020 há que ter cuidados com a pele, como sempre, devido aos raios Ultravioleta, por isso além de levar sempre consigo o protetor solar para o aplicar, leve também a máscara como forma de proteção do covid-19, por si e pelos outros.
Tempo quente e soalheiro, durará muito?
A estabilidade atmosférica na geografia continental lusa vai estender-se por alguns dias mais. Os centros barométricos vão sustentar o equilíbrio da situação sinótica por mais umas quantas jornadas, cheias de insolação (ou seja, várias horas de luz solar diária).
Apesar disso, o modelo ECMWF antecipa um cenário de alguma instabilidade meteorológica por volta dos dias 24 e 25 de junho. O solstício de verão está também aí à porta, tendo início astronómico amanhã às 22h44.
Já que se menciona o solstício, não olvide também que o ‘Yellow Day’, ou o Dia Mais Feliz Do Ano, é também amanhã. Vem aí as temperaturas elevadas, e por isso a sensação de calor será evidente e por todos os portugueses sentida. Uns mais, outros menos, conforme as regiões em que habitem.
Do interior Transmontano, e pelas terras altas do Norte e Centro, o termómetro vai atingir os 24 ºC no distrito da Guarda e os 31 ºC no distrito de Castelo Branco. Já no litoral Norte, o distrito do Porto vai alcançar ‘apenas’ os 22 ºC. De Coimbra para Sul, as temperaturas terão máxima de 26 ºC no distrito de Lisboa, 31 ºC no distrito de Portalegre e 32 ºC no distrito de Faro.
A anomalia térmica que foi principalmente negativa na primeira quinzena de junho, tendo estado tempo, essencialmente, fresco, húmido e tormentoso. Todavia, a meteorologia em Portugal sofreu nos últimos dias um volte-face radical e, por agora, impõe-se o sol e o calor em terras lusas pelo menos até ao próximo domingo, prevendo-se que pelos dias seguintes essa tendência de sol e poucas nuvens se mantenha.
E nas Ilhas, como vai estar o tempo?
Nos Açores e na Madeira o tempo adverso, variável, mas sobretudo instável já dá sinais de ter passado. Hoje restam alguns chuviscos por terras açorianas. E prevê-se vento moderado, por vezes, forte para amanhã.
O modelo Europeu aponta para uma situação em que ao longo do fim de semana, quer em terras insulares açorianas, quer em terras insulares madeirenses, o predomínio do estado do tempo seja quente, algo de húmido, relativamente estável, soalheiro, equilibrado e com poucas nuvens.
Apenas se espera, para amanhã, vento intenso durante o dia de sábado (20), oriundo do quadrante Norte, na ilha da Madeira, com rajada máxima até 50 km/h.