Tempo este fim de semana em Portugal: saiba onde o ex-furacão Franklin vai provocar chuva e trovoada

Os remanescentes do ex-furacão Franklin vão aproximar-se de Portugal continental ao longo da reta final desta semana, esperando-se um agravamento da instabilidade meteorológica. Saiba em que regiões do país se prevê chuva ou aguaceiros, trovoada e granizo!

trovoada; previsão do tempo; portugal
Para os próximos dias prevê-se vários períodos de instabilidade meteorológica. Saiba quando e em que regiões de Portugal.

Na sexta-feira (8) espera-se a continuidade de céu muito nublado em Portugal continental, com aguaceiros fracos e intermitentes, mas por vezes localmente fortes e provavelmente acompanhados de trovoada e granizo nalgumas regiões, em particular no interior Norte (desde as montanhas do Alto Minho até ao Nordeste Transmontano) e no litoral Norte e Centro (desde Viana do Castelo até Setúbal).

No momento da escrita deste artigo, para sexta-feira 8 de setembro, o Aviso Amarelo por risco moderado de precipitação já tinha sido oficialmente ativado pelo IPMA para 11 distritos do Continente: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Santarém, sendo possível que este aviso meteorológico se alargue a mais zonas do país nos dias seguintes (ou modifique), dado que para sábado 9 de setembro, por exemplo, se prevê inclusive um agravamento da instabilidade meteorológica.

Relembramos, contudo, que este sistema de baixas pressões é bastante complexo de prever devido às suas características únicas, pelo que a previsão pode alterar-se significativamente, inclusive mesmo até pouco antes de entrar pela nossa geografia adentro.

Tal como referido anteriormente, para sábado (9), prevê-se um agravamento das condições meteorológicas na generalidade do território de Portugal. A depressão à superfície terá enfraquecido bastante, contudo, o seu núcleo de ar frio em altitude terá tendência a aproximar-se do nosso país, produzindo precipitação, por vezes convectiva, em várias regiões.

youtube video id=TOO5r5AJepw

Espera-se, portanto, aguaceiros por vezes fortes e localmente intensos, que podem ser acompanhados de trovoada e ocasionalmente de granizo. A totalidade das Regiões Norte e Centro, bem como o Alto Alentejo são as regiões onde se prevê mais instabilidade, que chegará mais intermitente, suave e dispersa a sul das áreas geográficas supracitadas.

Regra geral, espera-se que as temperaturas máximas baixem este fim de semana, sobretudo na vertente atlântica, mas também nas regiões do interior e nestas últimas, em particular no domingo (10). O vento soprará predominantemente de Sul ou Sudoeste, fluxo inevitavelmente conectado a condições meteorológicas instáveis e adversas, esperando-se que no domingo (10) passe a soprar tendencialmente do quadrante Oeste.

No domingo (10) a instabilidade poderá diminuir na generalidade da nossa geografia, exceto no interior Norte (Bragança) onde inclusive poderá acentuar. O tempo no nosso país continuará neste dia a ser influenciado pelos restos do ex-furacão Franklin, com persistência de aguaceiros, trovoadas e possível queda de granizo, ainda que com menor probabilidade, frequência e intensidade.

Em suma, pode-se dizer não irá chover com muita abundância e intensidade nestes próximos dias, mas tampouco a instabilidade se dissipará, pelo que Portugal estará a viver um estado do tempo variável e típico de inícios de outono.