Tempo este fim de semana: após a tempestade Nuria, chuva e vento vão continuar a afetar estas regiões de Portugal

Vamos voltar a ter um fim de semana marcado pela chuva, uma instabilidade, mais típica de inverno, mas que em abril ainda é bastante comum. Saiba como preparar o seu fim de semana com a ajuda da nossa previsão.

A última semana ficou marcada, no início, por alguma estabilidade ao nível meteorológico, com temperaturas bastante agradáveis para a altura do ano, situação que se prolongava desde o fim de semana. Contudo, a partir de terça-feira, dia 1 de abril, que a estabilidade deu lugar a alguma instabilidade. A chuva chegou na quarta-feira, com alguma intensidade, tendo sido acompanhada por uma descida da temperatura.

O dia 5 ainda vai ser marcado pela instabilidade meteorológica associada à passagem da depressão Nuria.

Para hoje e para os próximos dias, é esperada mais chuva, vento e temperaturas mais baixas, devido à influência da depressão Nuria. Este sistema de baixas pressões (nomeado pela Agência Estatal de Meteorologia Espanhola – AEMET) encontra-se a Oeste da Península Ibérica e vai afetar o estado do tempo, pelo menos até sábado, dia 5 de abril.

Rajadas de Vento.
No final do dia de sexta-feira, dia 4, o vento soprará forte de Sul, com rajadas que podem superar os 60 km/h.

Para o final do dia de hoje está prevista uma intensificação do vento, que soprará de Sul, e para amanhã esperam-se aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, acompanhados de trovoada, e que poderão ser de neve nos pontos mais altos do Maciço Central. Um prelúdio do que será o fim de semana…

Os efeitos da passagem de Nuria ainda se farão sentir no sábado

O dia 5 ainda vai ser marcada pela instabilidade meteorológica associada à passagem da depressão Nuria. Estão previstos aguaceiros em todo o território continental, alternados com períodos de abertas, principalmente durante a tarde. O vento também será moderado a forte, principalmente no período da manhã. As temperaturas mínimas vão variar entre os 5 ºC (Guarda) e os 13 ºC (Lisboa), uma ligeira descida em relação ao dia anterior. Já as máximas poderão oscilar entre os 12 ºC (Guarda) e os 20 ºC (Coimbra).

Para os arquipélagos também é esperado um sábado de aguaceiros em todas as geografias. Nos Açores os aguaceiros serão acompanhados de boas abertas, com temperaturas mínimas abaixo do que é comum nesta altura do ano: poderão variar entre os 8 ºC (Madalena do Pico) e os 10 ºC (Ponta Delgada). Já as máximas rondarão os 14 ºC/15 ºC em todas as ilhas.

Rajadas de Vento nos Açores
O vento também soprará forte do quadrante Oeste, com especial incidência nos grupos Central e Ocidental. As rajadas podem chegar perto dos 100 km/h nas ilhas das Flores e do Corvo.

Na Madeira, também são esperados aguaceiros alternados com períodos de boas abertas. A previsão aponta para temperaturas mínimas a variar entre os 13 ºC (Calheta) e os 17 ºC (Vila Baleira). As máximas poderão oscilar entre os 17 ºC (Calheta) e os 19 ºC (Funchal).

Domingo com menos chuva, mas mais frio

Para domingo, dia 6 de abril, a previsão aponta para mais estabilidade do estado do tempo. Na Madeira, a previsão aponta para alguma nebulosidade, mas com menos chuva. São esperados aguaceiros, maioritariamente fracos, na vertente Sul da ilha homónima. Na vertente Norte e na ilha de Porto Santo, a nebulosidade surgirá alternada com períodos de boas abertas. As temperaturas mínimas vão descer ligeiramente, se comparadas com as que se registaram no dia anterior. Já as máximas poderão registar uma ligeira subida.

Precipitação acumulada
Para o fim de semana, espera-se uma acumulação de precipitação que superará os 50 mm em grande parte do território nacional e que terá maior expressão nas regiões litorais de Portugal continental.

Nos Açores, contudo, o domingo também será de precipitação em forma de aguaceiros, alternados com períodos de céu menos nublado. As temperaturas mínimas, segundo a previsão, vão subir (poderão oscilar entre os 12 ºC de Angra do Heroísmo e os 13 ºC de Ponta Delgada), sendo que o mesmo se vai verificar com as temperaturas máximas (poderão oscilar entre os 16 ºC de Santa Cruz das Flores e os 17 ºC da Ribeira Grande).

Para o território continental, o dia de domingo (6), ficará marcado por alguma precipitação, em forma de aguaceiros, mas também pela descida das temperaturas, em especial das mínimas no interior Norte e Centro. Estas poderão variar entre os 4 ºC de Bragança e Guarda e os 14 ºC de Lisboa. As máximas deverão manter o padrão – uma ligeira descida no interior e valores muito idênticos no litoral. A nossa previsão aponta para uma oscilação entre os 11 ºC (Guarda) e os 19 ºC (Faro).

Ainda no domingo, espera-se que o vento também sopre moderado a forte do quadrante Sul. Segundo a nossa previsão, este fim de semana poderá marcar a transição para uma segunda semana de abril mais estável e com temperaturas mais primaveris.