Semana de tempo estável: entre o calor e a nebulosidade
O panorama meteorológico deverá estabilizar em grande parte do país, ainda que com algumas exceções. Apesar das chuvas e da nebulosidade previstas, esta semana reserva temperaturas de 30 ºC em algumas localidades portuguesas. Onde? Confira aqui a previsão para os próximos dias!

Nos últimos dias a depressão Alex foi a protagonista do panorama meteorológico numa larga porção do sudoeste do continente europeu. À sua passagem deixou impressionantes acumulados de precipitação, nevões, ventos com força de furacão e temporais marítimos em Espanha, França e Itália. A situação foi catastrófica em algumas áreas destes países, com chuva que superou 400 l/m2 em 24 horas, provocando várias vítimas mortais e uns quantos desaparecidos.
Temperaturas regressam aos 30 ºC no Sul
De acordo com o nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, ao longo das próximas horas, as baixas pressões começarão a perder força e o anticiclone dos Açores aproximar-se-á da Península Ibérica, que estará sob o seu raio de ação. Além disso, o ar polar marítimo permitirá a passagem do ar tropical marítimo, o que resultará num aumento das temperaturas.
O ar polar marítimo vai abrir caminho para o ar tropical marítimo trazendo subida das #temperaturas ️
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) October 5, 2020
Veja onde teremos valores de temperatura superiores ao habitual para esta altura do ano (áreas manchadas a vermelho)
️ Modelos: https://t.co/YgFQCwYoPu pic.twitter.com/XCfquTK2Cv
Durante segunda e terça-feira, a nebulosidade terá contudo presença constante, sobretudo na região Norte e no Centro, onde se distribuirá com maior abundância. Provavelmente choverá de forma suave, sob a forma de chuviscos em termos gerais, ainda que no Minho os registos possam evidenciar-se. No resto do país, teremos alguns bancos de névoa no interior Centro e Sul, com direito a alguns períodos de sol, não se prevendo precipitação.
Entre quarta (7) e sexta-feira (9), no Douro Litoral, no Minho, em partes de Trás-os-Montes e na Beira Interior, os dias serão mais frios e cinzentos, mas sem precipitação. Nas restantes regiões do país, devido ao reforço das altas pressões, as temperaturas tenderão a subir, com a subida dos valores das máximas dia após dia. Entre quarta e sexta-feira, algumas localidades dos distritos de Évora, Beja e Faro, vão registar máximas iguais ou superiores a 30 ºC, sendo que a maioria do território continental português, de Coimbra para sul, até ao Algarve, registará valores superiores a 25 ºC nestes dias. Isto resultará num ambiente mais seco e abafado.
️ Apesar da nebulosidade abundante prevista para esta semana em #Portugal, teremos precipitação sob a forma de chuviscos somente nalgumas localidades do país.
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) October 5, 2020
️ Mapas meteorológicos: https://t.co/3eR5ice3Kt pic.twitter.com/l1P36zfeyS
Nos Açores a situação estará relativamente estável hoje e amanhã, apesar da abundante nebulosidade. A partir de quarta-feira volta a chover com alguma regularidade. Na Madeira teremos chuva fraca nalguns dias desta semana, acompanhada do vento Norte que soprará moderado, por vezes forte.
No fim de semana o tempo volta a arrefecer
O dia de sábado ainda manterá a tendência para um tempo influenciado pelo ar tropical marítimo, apesar das chuvas e da nebulosidade. No entanto, a partir de domingo, perspetiva-se céu limpo e tempo estável e soalheiro, embora se preveja uma notável descida das temperaturas, sobretudo das mínimas, e especialmente no interior norte e centro do país, traduzindo-se num dia consideravelmente mais frio. Também no Alentejo e no Algarve será visível a diferença em relação aos dias anteriores.