Tempo esta semana: temperaturas descem acentuadamente

Sem grandes alterações no atmosfera, que novidades no tempo esta semana em Portugal? Entre uma diminuição acentuada das temperaturas, não deixe de espreitar as previsões!

A geada predominará nos campos nas primeiras horas da manhã, especialmente no interior.

Para amanhã, terça-feira prevê-se mais um dia bastante frio, com as temperaturas mínimas a situarem-se abaixo de 0ºC, principalmente em vales e planícies. Ao longo da tarde, o sol vai gerar calor e as temperaturas vão disparar, aumentando para valores entre os 15 ºC e os 19 ºC, em especial nos locais mais resguardados e com vertente soalheira. A persistência de nevoeiro em vales da bacia do Douro, bem como a queda de gelo e sincelo está prevista para estes locais.

A temperatura do ar vai continuar a demonstrar valores negativos o que poderá interferir significativamente no setor agrícola. O céu estará pouco nublado ou limpo, resultado da presença do anticiclone que providencia a ausência de nebulosidade por já há algum tempo em termos cronológicos. O vento soprará fraco a moderado, do quadrante leste em termos gerais sendo que, temporariamente, poderá tornar-se nortada, no litoral Oeste. Nas terras altas, o vento poderá atingir por vezes rajadas de 40 a 50 km/h. Nas áreas montanhosas do Norte e Centro, o vento será mais frio, gélido e soprará de forma intensa.

Para quarta-feira, não estão previstas grandes alterações no panorama meteorológico. Aliás, o céu permanecerá em todo o país pouco nublado ou limpo, com vento a dominar do quadrante leste, por vezes virando a norte no litoral oeste e soprando com maior intensidade nas terras altas das regiões Norte e Centro. A presença de geada em áreas do interior português é praticamente um dado adquirido dadas as temperaturas que se fazem sentir, bem como a formação de nevoeiro matinal em vales e terras baixas. Destaque-se ainda o acentuado arrefecimento noturno que se reflete numa enorme amplitude térmica diária, notando-se isto particularmente quando deixa de existir a luz solar. As temperaturas baixam drasticamente.

Na quinta-feira, o estado de tempo manter-se-á praticamente igual. Céu pouco nublado a limpo na generalidade do território português, com vento fraco a moderado ainda de quadrante leste. Geada e nevoeiro aparecerão respetivamente em territórios do interior e nas margens de grandes vales e terras baixas. O arrefecimento noturno drástico será bastante notório.

Para o dia de sexta-feira, não há grandes novidades na atmosfera em Portugal Continental, exceto que se espera uma nova descida nas temperaturas, quer das máximas quer das mínimas, em média de 2 ºC. No Porto, prevê-se 10 ºC de máxima e 3 ºC de mínima, em Lisboa 11 ºC de máxima e 4 ºC de mínima e em Faro 13 ºC de máxima e 5 ºC de mínima. No Algarve o céu estará ligeiramente nublado contrariando todo o resto do continente.

Tempo durante a semana na Ilhas

Basicamente em Ponta Delgada, além do dia de hoje, vai chover com grande intensidade sob a forma de aguaceiros na quinta-feira (atingindo os 36 mm diários), enquanto nos restantes dias estará céu nublado. O vento predominará de sudeste ao longo da semana, soprando a cerca de 30-40 km/h em média.

No Funchal, vento de nordeste soprará de forma ligeira durante toda a semana, o céu estará quase sempre nublado, sendo que a precipitação só virá no dia de sexta-feira sob a forma de chuviscos fracos. No entanto, devido à humidade, em ambos os arquipélagos as temperaturas estarão com 18 ºC de máxima.