Tempo esta semana: sol e calor até quando?

Depois de um arranque do mês com temperaturas próximas a 25 ºC em algumas áreas do país, o tempo arrefecerá ligeiramente a meio da semana. E a chuva, quando regressa? Contamos-lhe aqui na previsão do tempo!


Faro Algarve
Fevereiro arrancou com temperaturas altas para a época. Até quando teremos sol e calor em todo o país?

Depois de um arranque ‘quente’ do mês de fevereiro, é seguro afirmar que o tempo seco e ameno, de céu pouco nublado ou limpo em Portugal continental vai persistir mais uns dias. Apesar de se esperar uma ligeira descida das temperaturas ao longo dos próximos dias, a anomalia térmica vai persistir, já que iremos experienciar valores de temperatura próximos ou acima dos 20 ºC numa boa parte do nosso país.

Tendo em conta que ainda estamos no inverno meteorológico, e que os meses de fevereiro costumam ser frios, este ‘calor’ primaveril não é normal. Segundo os mapas do nosso modelo de referência, o ECMWF, o anticiclone continuará a exercer uma poderosa influência sobre Portugal continental, pelo menos durante quase toda a semana. A chuva não cairá sobre solo português nos próximos dias, o que significa que pelo menos até dia 6, teremos a companhia das altas pressões.

O posicionamento deste centro anticiclónico impede que se crie um corredor de depressões nas latitudes correspondentes à nossa geografia, daí que nos próximos dias veremos sol a brilhar e um céu quase sempre azul, com pouca nebulosidade a compôr o quadro meteorológico.

As estimativas dos modelos sugerem que a partir da próxima sexta-feira, aí sim, poderão gerar-se condições de instabilidade atmosférica que façam regressar chuva fraca ou chuviscos débeis, em especial sobre o Norte e parte do Centro português.

Tempo arrefece na quarta-feira

Apesar deste ‘calor precoce’, percecionado com mais intensidade nestes primeiros dias de fevereiro, o tempo vai arrefecer a partir de quarta-feira, dia 5. Mesmo que sintamos essa descida, os termómetros continuarão a fazer denotar valores acima da média para a época do ano em que estamos.

Neste dia a nebulosidade vai acentuar-se nas regiões Norte e Centro, mas nada de extraordinário. Poderemos vir a observar a persistência de nevoeiro, especialmente de manhã em várias localidades portuguesas.

Outro fator térmico de destaque será o acentuado arrefecimento noturno. Teremos dias amenos, mas noites mais frias do que aquelas que estamos a ter por agora. Quinta-feira teremos um dia, meteorologicamente falando, muito semelhante ao anterior. As máximas serão de 16 ºC no distrito do Porto, 17 ºC no de Lisboa, 18 ºC no de Faro. O vento no continente soprará fraco a moderado de Norte ou Nordeste ao longo da semana, virando para Sul por vezes.

Nas ilhas açorianas deverá chover na quarta e na sexta-feira, com máxima de 17 ºC em Ponta Delgada. Na Madeira o tempo continuará estável e soalheiro, com máxima de 20 ºC no Funchal.

Sexta-feira a chuva regressa

Neste dia teremos céu parcialmente nublado com longos períodos de sol durante o dia. No entanto, prevê-se que a nebulosidade se intensifique à medida que a tarde for decorrendo. Por volta das 21 horas de sexta-feira prevê-se que os primeiros pingos de chuva comecem a cair no Minho e no Douro Litoral. Será precipitação fraca e em pouca quantidade, mas esta situação deverá prolongar-se pelas horas seguintes.

A situação de chuva no próximo sábado não está 100 % confirmada mas é mais provável que chova do que o contrário. Será sobretudo concentrada nas terras do litoral Norte e Centro. Mais tarde iremos providenciar atualizações. Até lá aproveite para passear ao ar livre com este sol de inverno que já vai lançando ares da sua graça primaveril!