Tempo esta semana: sol, aguaceiros intermitentes e risco de trovoada

Março arrancou com chuva dispersa e um ligeiramente mais fresco. Entretanto, o sol marcará presença durante a semana, mas os aguaceiros, a trovoada e até as poeiras em suspensão estarão à espreita. Onde serão mais prováveis? Saiba mais aqui!

nuvens de trovoada
É provável que surja precipitação dispersa e intermitente, acompanhada de trovoada nalgumas regiões do país esta semana.

Março arrancou com alguns aguaceiros e céu nublado, especialmente no litoral Norte e Centro. Nas restantes regiões do país, períodos de céu nublado alternam com algumas abertas. De acordo com o nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, para terça-feira prevê-se uma estabilização do tempo em grande parte do país. No entanto, estima-se alguma precipitação fraca e dispersa, acompanhada de nebulosidade na região Norte. Para as restantes regiões, prevêem-se períodos de sol, com algumas nuvens e ameno.

Para quarta-feira (3) estima-se subida da temperatura, com os termómetros a atingirem 18 ºC em Braga, 17 ºC no Porto, 19 ºC em Aveiro, 21 ºC em Leiria, 19 ºC em Lisboa, 19 ºC em Évora e 18 ºC em Faro. Alguns aguaceiros deverão surgir pelo interior do país, distribuídos pela Beira Interior entre Viseu e Trás-os-Montes, contudo, tanto o sol, alternando com períodos de céu nublado marcarão indiscutivelmente uma presença mais ampla no panorama meteorológico.

A partir de quinta-feira (4), a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, prevê-se um agravamento do estado do tempo. Enquanto que na região Norte e na generalidade da região Centro, o tempo oscilará entre sol e a presença das nuvens a média e alta altitude, com possíveis chuviscos e algumas neblinas matinais, a metade austral do país registará uma mudança, mais notória no Baixo Alentejo e no Algarve.

Nesta semana, prevê-se a ocorrência de aguaceiros, possivelmente acompanhados de trovoada, mais prováveis no Centro e Sul do país devido a pequenas depressões em altitude.

Para quinta e sexta-feira (5), nas regiões Centro e Sul, será provável a ocorrência de aguaceiros, possivelmente acompanhados de trovoada devido à influência de pequenas depressões isoladas em altitude que se soltam do jato polar. Além disso, o fluxo de leste ou sudeste, presente em todo o país nesses dias, mas mais vigoroso no Centro e Sul do país, estimulará o desenvolvimento deste cenário meteorológico.

Atenção às poeiras africanas e possível chuva de lama

As poeiras vindas dos desertos africanos vão voltar a ‘atacar’ a Península Ibérica, e em Portugal continental, serão especialmente notórias na Área Metropolitana de Lisboa, na do Porto e também no interior Centro e Sul do país uma vez que vão entrar pelo leste do país, alargando-se progressivamente às restantes regiões.

Tratando-se de um fenómeno natural que consiste, essencialmente, no transporte de partículas naturais com origem em regiões áridas, quando atingem concentrações muito elevadas, degradam a qualidade do ar ambiente e podem representar um sério risco para a saúde humana.

Devido a isto, podem surgir problemas respiratórios em pessoas com asma e inclusive em pessoas normais. Grandes quantidades de poeira podem causar dificuldade para respirar, tosse, mal-estar e dor de garganta, cansaço, etc. A má qualidade do ar deve-se sobretudo ao material particulado de pequenas dimensões, PM10 e PM2,5.

Com os aguaceiros previstos para os próximos dias, é possível que forme o fenómeno de “chuva de lama” provocado pelo junção da queda de partículas com a precipitação.

E nos Arquipélagos?

No Arquipélago da Madeira o tempo estável e em geral soalheiro e ameno, persistirá até quinta-feira. A partir de sexta-feira, o vento girará para o quadrante Norte, soprando mais forte e gerando condições de instabilidade. A chuva cairá com alguma frequência nesta Região Autónoma, onde ao longo da semana a temperatura máxima oscilará entre os 17 ºC e os 20 ºC.

Já para o Arquipélago dos Açores, dominará um panorama instável, húmido e nublado, com o fluxo de oeste a soprar com muita intensidade especialmente amanhã (2). A chuva cairá com abundância, sobretudo no Grupo Ocidental. Na quarta-feira, ainda permanecerão alguns vestígios desta instabilidade, esperando-se uma melhoria gradual do estado do tempo nos dias seguintes.