Tempo esta semana será de chuva abundante, nevoeiro e trovoada
A semana arranca com muito nevoeiro e chuva suave no litoral Norte e Centro. Os próximos dias serão frios, chuvosos e com 'direito' a trovoada. Onde e quando choverá mais? Confira a previsão!
A semana arranca com frio generalizado e chuva fraca de norte a sul de Portugal continental. A semana será marcada pela densa nebulosidade e pelo aumento gradual da quantidade de chuva, em especial a partir de quarta-feira (30) e com impacto mais definido nas geografias do Norte e Centro do país. O modelo ECMWF projeta acumulados de precipitação bem ‘generosos’ na reta final de outubro e um início de novembro marcado pelas chuvas abundantes e ocorrência de trovoada no litoral Norte já no próximo dia 1 (feriado de Todos os Santos).
O modelo Europeu de previsão traduz um ‘comboio’ de depressões a circular a noroeste de Portugal continental, que gerará sistemas de perturbações frontais que darão origem às chuvadas que iremos observar ao longo da semana.
Semana inicia com nevoeiro e chuva fraca
Segunda-feira arrancou com céu muito nublado e chuva suave no litoral Norte e Centro. Ao início da noite começam a cair pingos de chuva em várias localidades do interior Norte e Centro. O frio é notório, sendo que a temperatura máxima oscilará entre 15 ºC no distrito da Guarda e 23 ºC no de Beja. O vento soprará moderado a forte do quadrante Sul.
Amanhã teremos nebulosidade matinal que deverá prolongar-se durante o dia, sobretudo em localidades do Norte e do Centro. A probabilidade de precipitação será menor, e ocorrendo, será suave. O tempo aquecerá ligeiramente, com os termómetros a registarem máxima de 16 ºC no distrito da Guarda e de 25 ºC no distrito de Beja. O vento soprará fraco de Sul.
Quarta-feira, o dia mais chuvoso da semana
O dia 30 arrancará com muitas nuvens, revelando céu muito nublado no Norte e Centro e parcialmente nublado no Sul. Prevêem-se abertas nas localidades do interior, mas não sem aguaceiros fracos. A chuva cairá persistente e moderadamente na região Norte e no litoral Centro. De Évora para sul, assistiremos a chuviscos e/ou céu densamente nublado. Vento soprará moderado, por vezes forte, de Sul na metade setentrional do país. Na metade austral soprará fraco de oeste.
Para quinta-feira prevê-se chuva fraca de norte a sul do país, incluindo, felizmente, as regiões do Alentejo e do Algarve. Contudo, a geografia composta pelos distritos de Coimbra, Leiria e Castelo Branco terá mesmo períodos de chuva moderada. O céu continuará densamente nublado. As temperaturas neste dia voltam a subir. As máximas serão de 20 ºC no distrito do Porto, 22 ºC no de Lisboa e 24 ºC no de Faro. Vento soprará de oeste, fraco no litoral Oeste e moderado, por vezes forte nas terras altas.
Até quinta-feira, os mapas do tempo prevêem acumulados de precipitação de 53 l/m2 distribuídos pelas regiões do Minho e Trás-os-Montes, 31 l/m2 no Douro Litoral, 28 l/m2 na Beira Litoral, entre 23 e 25 l/m2 nas regiões da Beira Alta e Beira Baixa, 24 l/m2 no Ribatejo e de Lisboa para Sul não registará mais do que 13 l/m2. Sexta-feira trará trovoada de Viana do Castelo a Aveiro, acompanhada de chuva abundante. Estima-se que este sistema frontal se desloque para sul, abarcando algumas cidades do Alto Alentejo.