Tempo esta semana: quem ‘manda’ é o anticiclone!

A primeira semana da primavera arranca com o domínio das altas pressões, que resultarão no predomínio do tempo soalheiro e ameno. Por agora, não há sinal de chuva no curto prazo em Portugal continental. E nas Regiões Autónomas? Confira a previsão!

sol; anticiclone; primavera; flores
Na primeira semana da primavera, espera-se a continuidade do tempo soalheiro e ameno, embora com uma certa variabilidade térmica e um ou outro dia mais nublado.

A primavera astronómica teve início no passado sábado 20 de março, num fim de semana soalheiro, marcado pela estabilidade atmosférica e com a presença de temperaturas diurnas agradáveis, apesar do acentuado arrefecimento noturno e das mínimas negativas registadas em terras transmontanas e beirãs.

A presença forte do anticiclone a oeste de Portugal continental resulta no tempo estável, soalheiro e ameno que temos registado, numa tendência que deverá manter-se a curto prazo. Hoje teremos um dia de céu geralmente limpo de norte a sul da geografia continental, com vento fraco do quadrante Norte e Leste.

Para terça-feira (23), o cenário será muito semelhante, com alguma nebulosidade matinal presente na região Centro. O vento rodará de leste para oeste, ganhando alguma intensidade e soprando fraco, por vezes moderado. Antecipa-se também uma pequena subida da temperatura mínima e uma vez mais, o acentuado arrefecimento noturno estará em evidência. Apesar de não estarem previstas grandes mudanças atmosféricas ao longo desta semana, para quarta-feira (24) preveem-se algumas alterações no panorama meteorológico.

Na quarta-feira a nebulosidade acentua-se e as temperaturas baixam ligeiramente

Para o próximo dia 24, o centro de altas pressões continuará em evidência providenciando céu geralmente limpo, estando a estabilidade atmosférica em evidência. O vento voltará a rodar para o quadrante Norte, soprando fraco, por vezes moderado com rajadas até 30 km/h. No entanto, estão previstas algumas exceções, antecipando-se alguns períodos de céu muito nublado, em particular no litoral Norte e Centro. Por lá, em distritos como Braga, Porto, Coimbra e Leiria, entre outros, a manhã e o início da tarde serão caracterizadas pela presença de neblinas e nevoeiro, bem como de nuvens.

Além da nebulosidade, estima-se uma descida da temperatura máxima em grande parte do país, esperando-se um arrefecimento generalizado do tempo. A amplitude térmica diária destacar-se-á, ou seja, dias amenos e soalheiros em contraste com noites muito frias.

Para quinta-feira (25) prevê-se uma amplitude térmica ainda maior, devido à subida da temperatura máxima e descida da temperatura mínima. O vento Norte ganhará mais intensidade, especialmente na faixa costeira e os períodos de céu pouco nublado alargar-se-ão a todo o país, sobretudo durante a manhã. Na sexta-feira os termómetros registarão nova descida nos valores de temperatura.

À entrada para o último fim de semana do mês de março, prevê-se temperatura máxima de 17 ºC no Porto e em Bragança, 12 ºC na Guarda, 19 ºC em Castelo Branco, 18 ºC em Lisboa e valores acima dos 20 ºC em várias cidades do Alentejo e do Algarve, como Ourique, Alcoutim e Silves. Durante o fim de semana, este panorama de céu limpo ou pouco nublado deverá manter-se em Portugal continental, esperando-se subida significativa da temperatura máxima.

Açores e Madeira terão um panorama distinto

Para a primeira semana da primavera nas Regiões Autónomas antecipa-se um cenário meteorológico diferente comparativamente ao continente. Hoje e amanhã, o arquipélago dos Açores registará céu nublado e períodos de chuva fraca, acompanhado de vento Norte moderado, por vezes forte, com rajadas superiores a 60 km/h. Entretanto, a partir de quarta-feira, o tempo registará uma melhoria gradual até ao final da semana, embora com a nebulosidade sempre presente, em maior ou menor quantidade.

Na sexta-feira a Madeira estará sob influência de vento Norte com rajadas até 75 km/h e chuva fraca, com possibilidade de trovoada.

Já no arquipélago da Madeira, o vento de Nordeste será dominante soprando moderado, por vezes forte. O tempo será de céu nublado, com chuviscos para terça e quarta-feira. Na quinta-feira prevê-se alívio nas condições atmosféricas, mas a fase mais instável da semana está reservada para a próxima sexta-feira devido ao vento Norte que produzirá rajadas até 75 km/h e à chuva fraca, possivelmente acompanhada de trovoada. Para sábado prevê-se mais chuva fraca. No domingo estima-se que as condições meteorológicas estabilizem, com o regresso do sol e períodos pouco nublados, embora com nortadas de moderada a forte intensidade.