Tempo esta semana: o retorno da chuva!

Na última semana de fevereiro, o que esperar do tempo? Depois de um fim de semana verdadeiramente estival, prevê-se o regresso da chuva a território continental a meio da semana. Espreite a previsão!

Ainda que sob a forma de chuva miudinha, a precipitação voltará finalmente a Portugal a meio da semana, no dia 27.

Depois de vários dias consecutivos em que as temperaturas subiram para valores anormais nesta estação no ano, convidando os Portugueses a ir à praia no fim de semana que passou, que tempo fará na última semana de fevereiro?

Para amanhã (26) prevê-se céu em geral pouco nublado, sendo que em parte do dia estará temporariamente muito nublado composto pela presença de nuvens altas, exceto no nordeste transmontano e na Beira Alta (Bragança, Vila Real e Guarda). Espera-se vento leste, a soprar numa intensidade fraca a moderada (cerca de 30 km/h), podendo aumentar de intensidade ao longo do dia atingindo os 50 km/h. Nas terras altas e no Algarve poderá ter rajadas de 70 km/h. Destaque-se também, que devido a uma marcada amplitude térmica, vai-se registar um acentuado arrefecimento noturno.

No dia de quarta-feira, o panorama meteorológico aponta para um céu pouco nublado, com tendência ao espessamento da nebulosidade caminhando do litoral oeste em direção ao interior. A chuva finalmente regressará a território continental depois de vários dias de interregno, pautando-se pela queda de precipitação de forma suave e fraca, nas áreas de linha de costa a norte do Cabo Espichel logo na jornada matinal.

Posteriormente, o ritmo de precipitação abrandará, embora sob a forma de aguaceiros pouco frequentes. O vento sul continuará predominante, de forma moderada, sendo que nas terras altas soprará forte (50 km/h), girando progressivamente para noroeste. Novamente, a temperatura à noite descerá acentuadamente. Estas condições serão propícias não só à formação de geada, no período da madrugada e da manhã, em territórios do interior Norte e Centro, como também à descida da temperatura máxima e mínima em praticamente todo o país, exceto no Algarve.


Na quinta-feira, último dia do mês de fevereiro, as condições meteorológicas previstas não serão favoráveis à ocorrência de precipitação, embora a concentração de nuvens altas produza um céu bastante nublado. Vento mudará para nortadas, soprando até 30 km/h, com registo de nevoeiro matinal em vales de grandes rios. A temperatura, máxima e mínima, registará ligeira descida outra vez, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

O tempo nos Arquipélagos

Nos Açores, nomeadamente em Ponta Delgada, São Miguel, o tempo continuará a fustigar os seus habitantes de forma constante, refletindo-se em aguaceiros e chuva em regime moderado praticamente toda a semana, com exceção do dia de amanhã (pouco choverá). Vento soprará moderado a forte, entre 30 e 60 km/h, predominantemente de sudoeste. A temperatura máxima registará ligeira subida ao longo da semana, passando de 15 ºC a 17 ºC.

Já no Funchal, capital madeirense, prevêem-se temperaturas na ordem dos 19 ºC a 20 ºC, precipitação será em pouca quantidade, esperando-se chuva fraca durante o dia de amanhã ao final da tarde, e com vento a soprar de nordeste, girando nos dias seguintes para sudoeste, até 30 km/h.