Tempo esta semana: o regresso da chuva!
Esta semana teremos o regresso da precipitação no Norte e Centro a meio da semana, mas na região Sul pouco ou nada choverá. No que toca às temperaturas, prevê-se uma ligeira descida. Espreite a previsão!
Na Região Sul a anomalia será negativa ou seja choverá menos que o normal para a época. Na região minhota e áreas de alta montanha de Trás-os-Montes incidirá uma anomalia positiva.
Para o dia de hoje prevê-se céu pouco nublado, temporariamente nublado por nuvens altas. O vento soprará fraco a moderado, do quadrante leste, soprando com maior intensidade nas terras altas, com possibilidade de formação de geada no nordeste transmontano nos períodos matinais que se seguem durante a semana. As temperaturas devem continuar mais ou menos estáveis, acima do normal para a época, embora se registe uma pequena descida da temperatura máxima em alguns locais do interior da região Norte.
Para amanhã, está prevista a chegada de nebulosidade espessa, dando lugar a períodos de céu muito nublado.Podem ocorrer chuviscos no Baixo Alentejo e Algarve e ao longo do dia estender-se para Norte, nas áreas do litoral. O vento soprará fraco até 20 km/h do quadrante sul, soprando por vezes moderado até 35 km/h nas terras altas, rodando para noroeste a partir do final da tarde. As temperaturas vão descer ligeiramente.
Para o dia de quarta-feira, prevê-se que o céu vai estar muito nublado. Está prevista a chegada de um sistema frontal ao final do dia que se estenderá a praticamente todo o território continental, chovendo com grande particularidade no litoral Norte, especialmente na faixa entre Viana do Castelo e Aveiro.
Nas horas posteriores, já na madrugada de quinta-feira, o sistema frontal estender-se-á às regiões Centro e Sul, embora com menor quantidade de precipitação. O vento em geral fraco girará para sudoeste, soprando moderado a forte – até 40 km/h no litoral oeste e terras altas. Deverá ocorrer uma descida da temperatura máxima.
E nas Regiões Autónomas?
Nos Açores prevê-se ventanias fortes pelo menos até quarta-feira, a soprar predominantemente de sudoeste, rodando às vezes para o quadrante Norte. O ritmo de precipitação diminui entre hoje e amanhã mas volta a aumentar na quarta-feira. A temperatura máxima rondará os 19 ºC.
Na Madeira, o vento estará em geral fraco, alternando ao longo da semana entre o quadrante norte e sul e sem qualquer indício de precipitação. O céu estará limpo por vezes com alguns períodos de nebulosidade.