Tempo esta semana: nuvens, trovoada e muito calor!
Após um fim de semana quente e sem chuva, será que o tempo assim continua? As altas pressões vão continuar a exercer influência na atmosfera em Portugal, proporcionando tempo soalheiro e estável. Confira a previsão!
Após um fim-de-semana marcado pela estabilização do tempo, com a predominância das altas pressões (anticiclone) que influem num estado de tempo soalheiro e relativamente quente, onde os portugueses puderam ‘sentir’ a subida das temperaturas e a chuva já não fez parte do panorama meteorológico, o que se segue nesta primeira semana de maio?
O modelo europeu (ECMWF) aponta de momento para um cenário meteorológico caracterizado pela influência e continuidade do anticiclone, situado a Noroeste do Continente – corredor aberto para a passagem de tempo mais quente, enquanto que no Norte da Europa, nomeadamente nas Ilhas Britânicas as temperaturas estão a baixar radicalmente. Isto resulta em céu limpo, ainda que com possibilidade de alguns aguaceiros dispersos e até trovoada nos territórios fronteiriços (uma pequena depressão está a cruzar Espanha). Hoje as temperaturas serão amenas em todo o país, ainda que o tempo estival já se faça sentir nas regiões do Algarve e do Alentejo com temperaturas a superar largamente os 25 ºC – alguns lugares a atingir valores entre os 25 ºC e os 28 ºC.
A partir da análise das cartas sinóticas, a previsão traduz um cenário para os dias vindouros de alguma nebulosidade, primeiramente nas regiões Norte e Centro e depois espalhando-se também para Sul. Poderá chuviscar ligeiramente, embora seja um cenário razoavelmente remoto. Em termos gerais, a semana será caracterizada pela subida progressiva das temperaturas, com especial incidência na faixa litoral ocidental e em alguns territórios do interior. Pode até dar-se o caso de ocorrer trovoada seca.
Amanhã deverá chuviscar em Viseu e Castelo Branco, podendo mesmo trovejar. As temperaturas máximas registadas à escala do distrito serão de 22 ºC em Braga, de 18 ºC no Porto, de 21 ºC em Coimbra, de 20 ºC em Lisboa, de 21 ºC em Faro e de 26 ºC em Beja. No feriado 1 de maio, dia do Trabalhador, prevê-se um adensar progressivo da névoa ao longo das 24 horas. Poderão existir situações de precipitação, ainda que sempre associadas a trovoadas, destacando-se estas situações sobretudo nos territórios das regiões Norte e Centro. O vento soprará leve a moderado, do quadrante Norte e as temperaturas vão subir ligeiramente.
Quinta-feira: um dia de verão!
O dia será marcado pelo céu limpo em praticamente todo o país, embora com a presença de algumas nuvens na região do Alentejo (exceção feita ao litoral alentejano que terá céu limpo). Será sem dúvida o dia mais quente da semana em todo o território continental português, com o termómetro a atingir os 30 ºC em algumas cidades do Baixo Alentejo. Existe a possibilidade remota de desenvolvimento de aguaceiros, acompanhados de trovoada, no interior Centro e Sul neste dia.
Na jornada de sexta-feira, como ainda faltam alguns dias, a previsão até lá poderá sofrer alterações, mas em princípio, antecipando de forma rudimentar um prognóstico sobre o estado de tempo, a atmosfera estará estável, proporcionando de um modo geral, céu limpo, temperaturas máximas elevadas (entre os 19 ºC na Guarda e os 28 ºC em Santarém), com algum risco associado de desenvolvimento de trovoada. O vento soprará ligeiro a moderado, de Norte (no Centro e Sul) e de Nordeste na Região Norte, com rajadas máximas de 45 km/h.