Tempo esta semana: estável, ventoso e com descida das temperaturas

Parece que esta semana vamos continuar com tempo estável e soalheiro. Apesar disso, prevê-se descida das temperaturas e predomínio do vento Norte. No fim de semana a chuva poderá regressar. Confira a previsão para os próximos dias!

mulher; dia ventoso; frio
Conforme a semana for decorrendo, os dias vão ficar mais frescos e ventosos.

Após um fim de semana marcado pelo tempo estável e soalheiro, apesar de já se ter notado uma descida das temperaturas, o que nos reserva a atmosfera para esta semana? Para já, não se perspetiva qualquer cenário de precipitação, ainda que o fim de semana possa trazer surpresas.

Jato polar ondulado e vento norte

Com base nas previsões do nosso modelo de confiança, o do ECMWF, durante a primeira metade da semana, o jato polar vai produzir ondulações (cristas e cavados) com uma certa proeminência. Os mapas intuem que durante alguns dias se deverá impôr uma circulação em ómega, que resultará na ascensão da crista anticiclónica até às proximidades da Islândia e da Escandinávia, estando rodeada de áreas de instabilidade e ar frio.

Nestes primeiros dias, um dos temporais vai deslocar-se pela Europa, bem longe de Portugal continental, pelo que não se prevê instabilidade a evidenciar-se no nosso território. A influência do anticiclone dos Açores, posicionado a oeste do nosso país, tampouco permite o desenvolvimento e aproximação de centros de baixa pressão que tragam chuva e instabilidade à nossa latitude. É por isso que vamos continuar a ser ‘bombardeados’ durante praticamente toda a semana, por massas de ar secas e estáveis que prolongarão a estabilidade e o céu limpo ou pouco nublado na generalidade do país.

Hoje e amanhã (13) ainda seremos brindados com sol e calor, bem como pela presença de valores de temperatura acima da média para este período. No entanto, à medida que os dias forem passando, o fluxo do vento norte e a oscilação do jato polar vão progredindo para as nossas latitudes, estimando-se que a partir de quarta-feira, as temperaturas desçam e registem anomalia térmica negativa. Isto significa que o ar polar se evidenciará, trazendo dias e noites que vão tornar-se gradualmente mais frias e secas. Por exemplo, na quinta-feira já se antecipa temperatura máxima de 15 ºC no distrito de Bragança, de 17 ºC no do Porto, de 20 ºC no de Lisboa e de 22 ºC no de Faro.

As noites cada vez serão mais frescas, com muitos locais a registarem valores abaixo dos 10 ºC, resultando numa amplitude térmica diária evidente e num acentuado arrefecimento noturno. Também se antecipa um cenário meteorológico em que o vento Norte será protagonista, esperando-se que sopre com bastante intensidade em todo o país, à exceção do Algarve.


Possibilidade de chuva no próximo fim de semana

Não se prevê o desenvolvimento significativo de queda de precipitação entre hoje e sexta-feira. Ainda que persista alguma incerteza nos modelos de previsão, parece existir um consenso nas cartas sinópticas de que no próximo fim de semana (17 e 18) a chuva e a instabilidade regressam a território nacional.

As baixas pressões atlânticas provenientes da Gronelândia e Terranova vão conseguir perfurar a circulação em ómega, dando origem a períodos de céu muito nublado e chuva suave nas regiões Norte, Centro e partes da região Sul. Só deverão escapar o Baixo Alentejo e o Algarve.