Tempo esta semana: depois da chuva, o que vem aí?
A chuva e a nebulosidade continuam nos primeiros dias desta semana. Depois de uma segunda-feira algo ‘cinzenta’, hoje o dia está húmido e a até já choveu. O que vai acontecer nos próximos dias? Saiba mais aqui, connosco!
A chuva e a nebulosidade continuam nos primeiros dias desta semana. Depois de uma segunda-feira algo ‘cinzenta’ e húmida, o dia de terça-feira arrancou húmido, chuvoso e a ameaçar a variabilidade de estados do tempo em apenas 24 horas. O que poderá acontecer nos próximos dias?
A chuva deverá alongar-se por todo o território continental luso, mais intensa no Norte, e Centro litoral, mais suave nas áreas do interior continental. Exceto talvez, na região do Algarve, onde somente nuvens persistirão, sempre com os raios de sol, bem presentes.
Quanto ao vento, soprará moderado, às vezes somente de brisa, e por vezes forte até final desta semana, insistindo desde os quadrantes Norte e Oeste. A rajada máxima de vento variará entre hoje e amanhã, entre 50 a 70 km/h nas terras altas do interior, e entre 30 a 40 km/h em algumas partes do litoral.
A pouco e pouco, os centros de pressões atmosféricas, vão-se equilibrando nesta roda viva e dinâmica da atmosfera que paira sobre a geografia do nosso país, e o tempo soalheiro e estável, parece estar a ‘querer impôr-se’ de novo.
Quando voltam, sol e calor?
Para já, o modelo ECMWF, aponta para um cenário de maior estabilidade do estado do tempo em Portugal continental, com temperaturas muito abaixo do normal para um junho.
No entanto, o panorama meteorológico começa a ficar mais composto, soalheiro e estável, a partir desta quinta-feira, 18 de junho, esperando-se que esta previsão se mantenha para o dia seguinte, 19 de junho, próxima sexta-feira.
O tempo, de facto, está mais fresco, e muitos portugueses, fartos da pandemia e ansiosos pelo verão, esperam pelo retorno do Astro-Rei e do calor.
O tempo nos Açores e na Madeira
Tanto um arquipélago, como o outro, terão uma semana ‘difícil’ em termos meteorológicos. Os insulares, especialmente os madeirenses, terão de lidar com tempo de chuva, trovoada, vento de Nor-Nordeste fraco a moderado, por vezes forte, esperando-se que, desta quarta-feira, 17 de junho, o dia mais complicado atmosfericamente falando, para o dia 18 seja o período mais instável.
Já nos Açores, o tempo de chuva, a nebulosidade, com algo de variável, bastante cinzento e muito instável vai persistir no tempo cronológico, e por isso, também nos boletins meteorológicos à escala local. Em três dias as Ilhas dos Açores vão acumular uns incríveis 55 mm de precipitação!
Já sabe, acompanhe-nos sempre, aqui, para as previsões do tempo em Portugal continental, regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e também na Meteorologia para o resto do Mundo.