Tempo esta semana: depois da chuva, o que vem aí?
A chuva e a nebulosidade continuam nos primeiros dias desta semana. Depois de uma segunda-feira algo ‘cinzenta’, hoje o dia está húmido e a até já choveu. O que vai acontecer nos próximos dias? Saiba mais aqui, connosco!

A chuva e a nebulosidade continuam nos primeiros dias desta semana. Depois de uma segunda-feira algo ‘cinzenta’ e húmida, o dia de terça-feira arrancou húmido, chuvoso e a ameaçar a variabilidade de estados do tempo em apenas 24 horas. O que poderá acontecer nos próximos dias?
A chuva deverá alongar-se por todo o território continental luso, mais intensa no Norte, e Centro litoral, mais suave nas áreas do interior continental. Exceto talvez, na região do Algarve, onde somente nuvens persistirão, sempre com os raios de sol, bem presentes.
️ O #tempo em #Portugal augura-se instável e chuvoso por mais uns dias...
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) June 16, 2020
O sol e o calor estão de regresso?
Espreite neste mapa os acumulados de precipitação, por regiões, no continente, e nas Ilhas
️ Mapas: https://t.co/3eR5ice3Kt pic.twitter.com/iOJGonUTio
Quanto ao vento, soprará moderado, às vezes somente de brisa, e por vezes forte até final desta semana, insistindo desde os quadrantes Norte e Oeste. A rajada máxima de vento variará entre hoje e amanhã, entre 50 a 70 km/h nas terras altas do interior, e entre 30 a 40 km/h em algumas partes do litoral.
Em termos pluviométricos, o 'pior' já parece ter passado em #Portugal continental ️
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) June 16, 2020
No entanto, o #vento vai continuar a soprar com intensidade na geografia lusa, quer no continente quer na parte insular! Até quando?
A nossa secção de modelos: https://t.co/YgFQCwYoPu pic.twitter.com/6jkBPQJ0cs
A pouco e pouco, os centros de pressões atmosféricas, vão-se equilibrando nesta roda viva e dinâmica da atmosfera que paira sobre a geografia do nosso país, e o tempo soalheiro e estável, parece estar a ‘querer impôr-se’ de novo.
Quando voltam, sol e calor?
Para já, o modelo ECMWF, aponta para um cenário de maior estabilidade do estado do tempo em Portugal continental, com temperaturas muito abaixo do normal para um junho.
️ As #Temperaturas em #Portugal, de facto, não estão as habituais para um mês de junho
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) June 16, 2020
O que se passa?
Observe este mapa com atenção e note, as anomalias térmicas
️ Notícias: https://t.co/1t6jAr9ZNu pic.twitter.com/poyy3MxG9t
No entanto, o panorama meteorológico começa a ficar mais composto, soalheiro e estável, a partir desta quinta-feira, 18 de junho, esperando-se que esta previsão se mantenha para o dia seguinte, 19 de junho, próxima sexta-feira.
O tempo, de facto, está mais fresco, e muitos portugueses, fartos da pandemia e ansiosos pelo verão, esperam pelo retorno do Astro-Rei e do calor.
O tempo nos Açores e na Madeira
Tanto um arquipélago, como o outro, terão uma semana ‘difícil’ em termos meteorológicos. Os insulares, especialmente os madeirenses, terão de lidar com tempo de chuva, trovoada, vento de Nor-Nordeste fraco a moderado, por vezes forte, esperando-se que, desta quarta-feira, 17 de junho, o dia mais complicado atmosfericamente falando, para o dia 18 seja o período mais instável.
Já nos Açores, o tempo de chuva, a nebulosidade, com algo de variável, bastante cinzento e muito instável vai persistir no tempo cronológico, e por isso, também nos boletins meteorológicos à escala local. Em três dias as Ilhas dos Açores vão acumular uns incríveis 55 mm de precipitação!
Já sabe, acompanhe-nos sempre, aqui, para as previsões do tempo em Portugal continental, regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e também na Meteorologia para o resto do Mundo.