Tempo esta semana: começa estável, até à chegada de novo temporal
As previsões sugerem que na reta final desta semana vamos presenciar uma evidente mudança no estado do tempo, com mais frio e chuva a caminho de Portugal continental. Saiba aqui tudo o que poderá acontecer!
Após alguns dias de instabilidade atmosférica em território continental, apenas interrompida pela estabilidade e pelo tempo soalheiro do passado domingo, estamos à espera de outra mudança no estado do tempo que deverá ocorrer na reta final desta semana, que coincidirá justamente com os primeiros dias de outubro.
Setembro despede-se com tempo estável
Os últimos dias de setembro vão estar caracterizados pela estabilidade atmosférica devido à ascensão de uma crista anticiclónica sobre a Península Ibérica. Os valores diurnos alcançarão quase 30 ºC nalguns pontos do Alentejo, enquanto que na região norte vão ficar apenas acima dos 20 ºC. Pela noite, sim, será necessário recorrer ao casaco para nos abrigarmos já que em várias localidades do interior as temperaturas ficarão abaixo dos 10 ºC. Teremos um fluxo de Norte/Noroeste que soprará fraco, e o céu estará limpo ou pouco nublado em praticamente toda a geografia.
Assim, durante esta primeira metade da semana, os dias serão preenchidos por um ambiente estável e soalheiro, apesar de fresco. Teremos alguns períodos de céu nublado, sobretudo na quarta-feira e em especial no litoral da região Norte. Mas, de forma gradual, vai-se registar uma pequena descida das temperaturas máximas a cada dia, embora se registe subida das mínimas. Poderão surgir alguns chuviscos pontuais.
Temporal atlântico no início de outubro
A partir de quinta-feira, prevê-se que o tempo volte a alterar-se, confirmando-se a variabilidade meteorológica típica do outono. No arranque do mês de outubro, o frio vai-se fazer sentir de novo, acompanhado de vento de Noroeste/Oeste e muita chuva. De acordo com as previsões do nosso modelo de confiança, o modelo ECMWF, estima que entre quinta e sexta-feira possa ocorrer um processo bastante intenso de ciclogénese em redor da Bretanha.
Parece que as baixas pressões estão asseguradas na envolvência das Ilhas Britânicas, o que resultaria num cenário meteorológico instável em Portugal continental. Em várias localidades as rajadas de vento poderão superar os 70 km/h, para além dos grandes acumulados de precipitação num curto espaço de tempo.
Estas mudanças no estado do tempo vão ser notórias sobretudo nos territórios a norte do rio Tejo, nas regiões do Minho, Douro Litoral, Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Litoral e partes da Beira Interior, onde a chuva cairá com mais intensidade. O Alentejo terá céu nublado, acompanhado de precipitação fraca. O Algarve deverá escapar a toda desta instabilidade. Além disso, tudo indica que ocorra uma notória descida das temperaturas devido a uma entrada de ar polar marítimo, provocada pelo ‘jogo’ das baixas pressões e pelo anticiclone dos Açores.