Tempo esta semana: chuva, vento e risco de trovoadas
Após alguns dias de tréguas no tempo adverso, avizinha-se uma sequência de jornadas meteorologicamente instáveis no país, sobretudo a partir de quarta-feira. O que vai acontecer? Confira aqui a previsão!
Após um fim de semana marcado pela estabilidade atmosférica, com tempo em geral soalheiro e ameno, que veio interromper a sequência de dias chuvosos que se registaram nas regiões Centro e Sul, nesta semana avizinha-se o inevitável regresso da chuva, possivelmente acompanhada de trovoadas em certas ocasiões.
Hoje ainda teremos céu pouco nublado, com vento oeste fraco, por vezes moderado durante a tarde nas regiões Centro e Sul. Já na terça-feira, o céu estará ligeiramente mais nublado, alternando com algumas abertas, dando mostras da típica variabilidade do mês de abril e os primeiros sinais da instabilidade que está por chegar. Com as altas pressões estacionadas nas redondezas das ilhas Britânicas, abrem-se as portas para a circulação da instabilidade mais a sul, com a chegada de depressões e bolsas de ar frio em altitude que trazem tempo adverso.
A pouco e pouco, vindo de oeste, um pequeno sistema de baixas pressões começará a afetar o país, deixando alguns aguaceiros no litoral Norte e Centro, onde serão mais prováveis durante a manhã. Pela tarde alargar-se-ão de forma irregular e dispersa para o interior. O vento continuará a soprar predominantemente de Norte ou noroeste, prevendo-se que os termómetros registem nova descida dos valores térmicos.
Na quarta-feira a instabilidade chegará a todo o país
Será durante a jornada de quarta-feira (21) que o sistema de baixas pressões, já mais definido e organizado abrangerá quase todo o país, em especial durante a tarde. O Algarve será a região menos afetada, com os aguaceiros a surgirem mais ao final da tarde e de forma muito irregular. Pelo contrário, no litoral das regiões Norte e Centro, são esperados períodos de chuva mais contínua, que se irão propagando à medida que se dirijam para sul e para leste, abarcando as restantes regiões.
O céu apresentará períodos de muita nebulosidade, humidade e instabilidade, num dia em que o ditado “abril águas mil” fará homenagem à sua existência, dando o mote para um resto de semana que será percorrida por chuva em praticamente todo o país. Até quinta-feira, os distritos que vão acumular mais precipitação são Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre e Évora.
O vento soprará fraco a moderado de sudoeste, soprando forte, até 45 km/h nas terras altas do Centro e Sul a partir da tarde. Os nevoeiros matinais farão parte do menú meteorológico, especialmente nos vales de montanhas. Também é esperada uma suave descida da temperatura máxima. Na quinta e na sexta-feira, os períodos de chuva serão mais intermitentes, surgindo sob a forma de aguaceiros, no entanto abarcarão todo o país e poderão surgir acompanhados por trovoadas.
Além disso, de acordo com o nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, uma nova depressão, ganhará terreno nas águas Atlânticas às portas do fim de semana, gerando uma quantidade ainda maior de precipitação e de risco de trovoadas durante sábado e domingo. Ainda assim, convém realçar que ainda existe um razoável grau de incerteza quanto a isto, pelo que há que ir acompanhando a situação através dos nossos modelos, mapas e satélites.
Açores e Madeira, com contrastes atmosféricos muito evidentes
Nos Açores a semana arrancará com bastante nebulosidade, em alternância com algumas abertas. Soprará o vento Sul ao longo de toda a semana, moderado a forte em todos os Grupos insulares, com temperaturas muito amenas e agradáveis. A chuva ganhará terreno conforme a semana for passando, esperando-se que os dias mais críticos sejam entre quinta e sexta-feira, resultado da passagem de uma depressão, a mesma que invadirá o continente durante o fim de semana.
Na Madeira a semana decorrerá de forma tranquila, com tempo ameno e em geral soalheiro, com poucos períodos de céu nublado. Algum aguaceiro poderá surgir entre o fim da manhã e o início da tarde de terça-feira, mas em geral a estabilidade atmosférica imperará nesta Região Autónoma. Na quinta e na sexta-feira, eventuais chuviscos podem surgir na metade ocidental da Ilha, em especial pela Ribeira Brava, Calheta e Porto Moniz.