Tempo esta semana: chuva e frio regressam a Portugal
Depois de um fim de semana razoavelmente quente, sem chuva e com sol em abundância, que tempo nos reserva a atmosfera esta semana? Antecipa-se a chegada de perturbações atlânticas e chuva. Confira a previsão!
Após um fim de semana marcado pelo calor, pelas temperaturas altas, registando valores acima da média nesta altura do ano, pelo sol e pela ausência de precipitação e nebulosidade (com exceção da segunda metade do dia de domingo, pautado pela presença de nuvens), os portugueses vão poder observar e sentir mudanças no panorama meteorológico, especialmente aqueles que habitam na Região Norte e na Região Centro.
A deslocação de perturbações atlânticas em direção ao nosso território, empurradas por um fluxo proveniente de Noroeste, provocarão mudanças significativas no estado de tempo em Portugal continental nos próximos dias. Ao longo desta semana, as massas de ar ocêanico que vão penetrar o território terão influência significativa nos território de linha de costa (litoral Norte e Centro), sobretudo nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra. Mais para sul (Évora, Beja e Algarve), pouca ou nenhuma precipitação será registada o que contribuirá para o agudizar da situação de seca, em grande parte da metade austral do território nacional.
As perturbações frontais de índole atlântica caracterizam-se como sistemas de baixa pressão que se deslocam a latitudes baixas tendo em conta o momento do ano.Trazem massas de ar tropical húmidas e frescas no seu núcleo e vão provocar situações de chuva em regime moderado, que poderá ser localmente mais intensa em alguns lugares do Norte e Centro. As temperaturas vão baixar e a nebulosidade irá imperar.
Analisando ao detalhe a carta sinótica, hoje o dia será nublado em praticamente todo o país, com o sol a espreitar timidamente por entre as nuvens e já se vai notando a descida gradual das temperaturas. Alguns chuviscos farão sentir-se de forma fraca, mas apenas no Norte. Para amanhã, a chuva regressará de forma fraca e às vezes moderada ao Norte e ao Centro do país. Prevê-se que vá aumentando de intensidade ao longo do dia, sobretudo no Norte. No Algarve, o céu estará apenas nublado.
Quarta-feira: o dia mais frio e chuvoso da semana
Neste dia está previsto céu muito nublado na metade setentrional do país, acompanhado de aguaceiros fracos a moderados ao longo do dia, com territórios a registarem quantidades de precipitação entre os 10 e os 30 mm em 24 horas, sendo disso exemplos os distritos de Viana do Castelo, Braga, Viseu, Porto, Leiria, entre outros. As temperaturas máximas registadas neste dia serão as mais baixas da semana em grande parte do território destacando-se: 12 ºC na Guarda, 14 ºC em Bragança, 19 ºC em Lisboa, 20 ºC em Santarém, 18 ºC em Portalegre, 24 ºC em Beja e 21 ºC no Algarve.
Na quinta-feira continuará a chover, embora a precipitação diminua consideravelmente de intensidade, fazendo-se notar de forma mais marcante no Minho e Douro Litoral. Nos restantes territórios, o tempo vai primar por chuviscos pouco significativos, pela nebilina moderadamente intensa, e um sol tímido que vai novamente espreitar por entre as nuvens. Neste dia as temperaturas vão registar um aumento razoável. Os valores nos termómetros subirão entre 2 ºC a 4 ºC em quase todo o território.
Aliás, no dia seguinte, sexta-feira (10), o modelo Europeu ECMWF antecipa a chegada de uma massa de ar estável que poderá abrir caminho para o posicionamento de um potente anticiclone. Nesse sentido, espera-se que nesse dia se registe um aumento de temperatura e o tempo estabilize.